Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2020

Lista completa de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Lactato desidrogenase - LDH é uma enzima encontrada no citoplasma da maioria das células, responsável em catalisar a conversão de lactato a piruvato. As suas 5 isoenzimas separadas por eletroforese são assim distribuídas nos tecidos:

    A) LDH1 (pulmão), LDH2 (músculo esquelético e fígado), LDH3 (pulmão e músculo esquelético), LDH4 e LDH5 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

    B) LDH2 (pulmão), LDH4 (músculo esquelético e fígado), LDH3 (pulmão e músculo esquelético), LDH1 e LDH5 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

    C) LDH3 (pulmão), LDH5 (músculo esquelético e fígado), LDH4 (pulmão e músculo esquelético), LDH1 e LDH2 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

    D) LDH4 (pulmão), LDH1 (músculo esquelético e fígado), LDH5 (pulmão e músculo esquelético), LDH2 e LDH3 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

    E) LDH5 (pulmão), LDH1 (músculo esquelético e fígado), LDH2 (pulmão e músculo esquelético), LDH3 e LDH4 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

A CK atípica ou macro CK tipo 1 é um complexo de CK-BB ligada à _________ e a macro CK tipo 2 é um complexo polimérico de CK __________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto:

    A) IgA / Lisossomal.

    B) IgA / Mitocondrial.

    C) IgG / Lisossomal.

    D) IgG / Mitocondrial.

    E) IgM / Lisossomal.

A dosagem da isoenzima creatinoquinase MB é um marcador sensível e específico, das lesões das células do tecido muscular:

    A) Hepático.

    B) Cardíaco.

    C) Esquelético.

    D) Pulmonar.

    E) Geniturinário.

Os níveis baixos de triglicerídeos podem estar associados às seguintes condições:

    A) Desnutrição, hipertireoidismo.

    B) Cardiopatias, hipotireoidismo.

    C) Síndrome nefrótica, diabetes mellitus.

    D) Hepatopatia, Hemodiálise.

    E) Síndrome da má absorção, pancreatite aguda.

Em julho de 2009, foi proposta a utilização de hemoglobina glicada (HbA1c) como critério de diagnóstico para o DM. A alegação é que a medida da HbA1c avalia o grau de exposição à glicemia, durante o tempo, e os valores mantêm-se estáveis após a coleta. Em janeiro de 2010, a Associação Americana de Diabetes - ADA modificou o critério inicial. O valor de 6,5% foi escolhido com base no ponto de inflexão para a prevalência de:

    A) retinopatia.

    B) neuropatia periférica.

    C) disfunção sexual.

    D) isquemia cardíaca.

    E) doença renal.

Dos tipos específicos de diabetes mellitus (DM), são tipos associados a defeitos genéticos na função das células beta, exceto:

    A) MODY 1 (defeitos no gene HNF4A).

    B) Diabetes neonatal transitório.

    C) Leprechaunismo.

    D) MODY 6 (defeitos no gene NEUROD1).

    E) DM mitocondrial.

Analise as alternativas, abaixo, com relação ao diabetes mellitus e assinale a alternativa que traz informações incorretas:

    A) A incidência do diabetes tipo 1 está aumentando, particularmente, na população infantil com menos de 5 anos de idade.

    B) As doenças cardiovasculares e cerebrovasculares são as principais causas de óbito de portadores de diabetes.

    C) Na atualidade, a prevenção primária do diabetes tipo 2 não tem uma base racional que se possa aplicar à população geral.

    D) Na maioria dos países em desenvolvimento, o aumento da incidência do diabetes mellitus ocorre com maior intensidade nos grupos etários mais jovens.

    E) Intervenções no controle da obesidade, hipertensão arterial, dislipidemia e sedentarismo, além de prevenir o surgimento do diabetes, também evitam doenças cardiovasculares.

Dímero D é um produto da degradação da fibrina pela plasmina.sua detreminação é útil no diagnóstico da trombose venosa profunda (TVP) e do tromboembolismo pulmonar (TEP). Os métodos, comumente, empregados no laboratório clínico para dosagem de Dímero D são: I – ELFA. II - Imunocromatografia quantitativa. III – Aglutinação do látex. Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

São exemplos de ácidos graxos saturados, exceto:

    A) Araquídico.

    B) Plamitoleico.

    C) Esteárico.

    D) Mirístico.

    E) Láurico.

No fim de 2019, o Novo Coronavírus foi nomeado como SARS-CoV-2. Este Novo Coronavírus produz a doença classificada como COVID-19, sendo agente causador de uma série de casos de pneumonia na cidade de Wuhan (China). Sobre a COVID-19 e seu agente etiológico, considere a alternativa incorreta:

    A) A infecção humana provocada pelo SARS-CoV-2 é uma zoonose.

    B) O vírus é classificado como um beta Coronavírus do mesmo subgênero da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), porém de outro subtipo.

    C) O diagnóstico laboratorial para identificação do vírus SARS-CoV-2 é realizado por meio das técnicas de RTPCR em tempo real ou teste rápido sorológico validado pelas instituições de referência.

    D) Em áreas onde a COVID-19 está, amplamente disseminada, um ou mais resultados negativos de um mesmo caso suspeito descarta a possibilidade de infecção pelo vírus SARS-CoV-2.

    E) Casos leves devem ser manejados com medidas não-farmacológicas como repouso, hidratação, alimentação adequada, além de analgésicos e antitérmicos e isolamento domiciliar por 14 dias a contar da data de início dos sintomas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...