Questões de Ciência da Computação

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No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsequentes. Para a biblioteca ITIL v3, serviço é um conjunto de recursos, especificamente de TI, mantidos por um provedor de TI que vise atender as necessidades dos clientes de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O volume de estratégia de serviço (service strategy) da ITIL V3 define o conceito de Portfólio de Serviços, que representa a habilidade e prontidão de um provedor de serviços para atender clientes e espaços de mercado. ITIL divide o Portfólio de Serviços em três fases: Catálogo de Serviços, Pipeline de Serviços e Serviços Aposentados (Retired Services). No Portfólio de Serviços, os serviços

  • A. aposentados ficam disponíveis para novos clientes, mas com garantias limitadas.
  • B. em desenvolvimento são registrados no Catálogo de Serviços.
  • C. disponibilizados para uso são os que constam no Pipeline de Serviços.
  • D. constantes no Catálogo de Serviços permitem recuperar custos ou gerar lucros para a TI.

Conforme o ITIL, para determinado elemento do ciclo de vida de serviços há um processo que estabelece o vínculo entre a área de tecnologia da informação (TI) e os clientes, com o objetivo de garantir que os serviços de TI tenham qualidade e o seu custo seja aceitável para o negócio. Assinale a opção correspondente a esse binômio elemento do ciclo de vida / processo.

  • A. transição de serviço / gerenciamento de ativos de serviço e configuração de serviço
  • B. estratégia de serviço / gerenciamento financeiro
  • C. estratégia de serviço / gerenciamento do portfólio
  • D. projeto de serviço / gerenciamento de nível de serviço
  • E. vprojeto de serviço / gerenciamento da continuidade dos serviços de TI

De acordo com a abordagem do ITIL, o elemento do ciclo de vida de serviço que prevê e conceitua um conjunto de serviços direcionados ao alcance dos objetivos dos negócios de uma organização denomina-se

  • A. transição de serviço.
  • B. estratégia de serviço.
  • C. melhoria contínua de serviço.
  • D. projeto de serviço.
  • E. operação de serviço.

O processo ITIL v.3 que visa a prevenção da ocorrência de incidentes é:

  • A. Service-desk.
  • B. Gestão de incidentes.
  • C. Gestão de problemas.
  • D. Gestão das operações de TI.
  • E. Prevenção e melhoria continuada.

Segundo o ITIL(V3), na concepção de Modelos de Serviço, entende- se que a organização pode não ter todas as habilidades necessárias, podendo adotar a decisão estratégica por terceirizar os serviços.

A sequência correta dessa associação é

  • A. 1, 2, 3, 5, 4.
  • B. 2, 4, 5, 3, 1.
  • C. 3, 5, 1, 4, 2.
  • D. 4, 3, 2, 1, 5.
  • E. 5, 1, 4, 2, 3.

Assinale a alternativa correta para o conceito de sistemas operacionais.

  • A. Trata-se de um conjunto de programas que tem como funções básicas administrar processos e pessoas que estejam operando o computador, a memória principal, armazenamento secundária bem como o sistema de entrada e de saída E/S. Seus componentes básicos são administração de arquivos, sistemas de proteção, comunicação e interpretador de comandos do sistema.
  • B. Trata-se de um conjunto de programas que tem como funções básicas administrar processos, a memória principal, armazenamento secundária bem como o sistema de entrada e de saída E/S. Seus componentes básicos são administração de arquivos, sistemas de proteção, comunicação e interpretador de comandos do sistema.
  • C. Trata-se de um conjunto de programas que tem como funções básicas administrar processos, a memória principal, armazenamento secundária bem como o sistema de entrada e de saída E/S. Seus componentes básicos são administração de arquivos, sistemas de proteção, comunicação e interpretador de comandos do sistema. É também responsável pela criptografia das informações para garantir a segurança digital.
  • D. Trata-se de um conjunto de programas que tem como funções básicas gerenciamento de banco de dados, administrar processos, a memória principal, armazenamento secundária bem como o sistema de entrada e de saída E/S. Seus componentes básicos são administração de arquivos, sistemas de proteção, comunicação e interpretador de comandos do sistema.

O gerenciamento de riscos é umas das atribuições do gerente de projetos de desenvolvimento de software. Entre as atividades relacionadas a riscos, estão as de identificar riscos, analisar riscos, planejar riscos e monitorar riscos. Assinale a alternativa que indica corretamente o que significa analisar riscos.

  • A. Avaliar regularmente os riscos identificados.
  • B. Identificar a probabilidade de o risco ocorrer e seu efeito, caso ocorra.
  • C. Desenvolver uma estratégia para lidar com riscos priorizados.
  • D. Utilizar discussões e experiências para vislumbrar os riscos de um projeto.
  • E. Motivar as pessoas a lidarem com os riscos do projeto.

Como é denominado o processo de avaliação de riscos de proteção que deve continuar durante toda a vida do sistema, a fim de identificar riscos emergentes e alterações que possam ser necessárias para lidar com esses riscos?

  • A. Avaliação de riscos gerenciais
  • B. Avaliação de riscos gerais
  • C. Avaliação de riscos operacionais
  • D. Avaliação de riscos de projeto

A forma de gerenciar o risco, incluindo políticas, procedimentos e práticas organizacionais que podem ser de natureza administrativa, técnica ou de gestão legal, é conhecida como:

  • A. ativo.
  • B. diretriz.
  • C. controle.
  • D. recurso.
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