Questões de Ciência da Computação

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Na Gestão de Projetos de TI, pode-se estruturar um projeto nas seguintes fases: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Na primeira fase do ciclo de vida de um projeto, muitas vezes chamada de Iniciação, deve-se:

  • A. definir a estrutura analítica do projeto.
  • B. definir um escopo preliminar do projeto.
  • C. coletar informações de desempenho do projeto.
  • D. coletar recursos necessários.
  • E. definir o cronograma do projeto.

No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsequentes. No processo de gerenciamento de incidente, a central de serviços deverá informar ao usuário, mediante requisição, os solucionadores finais do incidente para que eles repassem informações de cunho técnico ao usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsequentes. Um dos principais objetivos do gerenciamento de problemas é minimizar os efeitos adversos nos negócios.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsequentes. A finalidade da filtragem do evento, no processo de gerenciamento de evento, é decidir se o evento será comunicado ou somente registrado em um arquivo de log.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsequentes. O gerenciamento de serviços de TI tem o objetivo de alocar adequadamente os recursos disponíveis, gerenciando-os de forma integrada. Com isso, evita-se a ocorrência de problemas na entrega e na operação dos serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

A governança de TI é um componente ou um subconjunto da governança corporativa. O sistema estabelecido pela governança de TI direciona e controla o uso corrente e futuro da TI na organização. Nessa perspectiva, constitui um princípio de governança de TI:

  • A. indivíduos e grupos dentro da organização compreendem e aceitam suas responsabilidades a respeito do fornecimento de TI. A autoridade, para que os fornecedores de TI realizem suas ações, é obtida junto aos indivíduos e grupos que demandam serviços de TI na organização.
  • B. a estratégia de negócio da organização é definida com base nas necessidades e expectativas da própria organização e, por isso, não leva em consideração as capacidades atuais e futuras da TI na organização. Cabe à governança de TI adquirir as capacidades necessárias para atender o negócio.
  • C. as aquisições de TI são feitas com base em análise contínua e adequada, com tomada de decisão clara e transparente. Deve haver um equilíbrio apropriado entre benefícios, oportunidades, custos e riscos, tanto em curto quanto em longo prazo.
  • D. a TI deve estar apta a prover os serviços, os níveis de serviço e a qualidade de serviços necessários para atender os requisitos atuais do negócio da organização. Requisitos futuros também podem ser contemplados pela TI, se houver políticas organizacionais claramente definidas nesse sentido.

Um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma corporação ou organização empresarial em um único sistema capaz de facilitar o gerenciamento de seus negócios é denominado

  • A. Information System Management (ISM).
  • B. Enterprise Resource Planning (ERP).
  • C. Enterprise Service Management (ESM).
  • D. Enterprise Service Bus (ESB).
  • E. Business Integrated Model (BIM).

Sobre a gerência de mudança considere as assertivas a seguir:

I. Consiste de um grupo de colaboradores que apoiará gerente de mudanças em suas análises e tomadas de decisão. Este comitê é formado por membros de diversas áreas, entre elas: todas as áreas de TI, alguns da área de negócios e, se necessário, terceiros e fornecedores.

II. É o analista que terá a tarefa de documentar, planejar, implementar e tesar a mudança.

III. Controla o ciclo de vida de todas as alterações. Sua função principal é levar a criação de mudanças positivas com um mínimo de interrupção dos serviços de TI.

A associação correta entre o papel e a sua função na gerência de mudança é

  • A. I – Comitê Consultivo de Mudança Emergencial (CCME), II – Change Builder, III – Gerente de Mudança.
  • B. I – Comitê Consultivo de Mudança (CCM), II – Change Builder, III – Gerente de Mudança.
  • C. I – Comitê Consultivo de Mudança Emergencial (CCME), II – Gerente de Mudança, III – Change Builder.
  • D. I – Comitê Consultivo de Mudança (CCM), II – Gerente de Mudança, III – Change Builder.

Seja o seguinte texto sobre um projeto de TI:

“A equipe de desenvolvimento de software da Companhia de Saneamento de um estado da federação decidiu realizar a implantação de um processo de trabalho que permita o desenvolvimento de suas aplicações de forma organizada e estruturada, com as atividades e resultados definidos. Desta forma, foi formada uma equipe que teve como objetivo realizar a modelagem e a definição dos processos internos necessários para o desenvolvimento de seus softwares”

São atividades imprescindíveis neste processo interno

  • A. Especificação, Projeto e Testes, Validação de Software e evolução.
  • B. Especificação, Projeto e Implementação, Homologação e evolução.
  • C. Especificação, Projeto e Implementação e evolução.
  • D. Especificação, Projeto e Implementação, Validação de Software e evolução.

A respeito de padrões de projeto, existem os padrões que descrevem maneiras comuns de organizar classes e objetos em um sistema e há aqueles que fornecem estratégias testadas para modelar a maneira como os objetos colaboram entre si em um sistema. Está-se falando, respectivamente, dos padrões de projeto

  • A. criacionais e arquitetônicos.
  • B. estruturais e de concorrência.
  • C. estruturais e de concorrência.
  • D. criacionais e organizacionais.
  • E. estruturais e comportamentais.
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