Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Após observar a Figura 7 e ler o texto introdutório dessa questão, pode-se afirmar que as áreas-chave do COBIT 5, apontadas pelas setas nº 1 e 2, são chamadas, respectivamente, de:

  • A. (1) Gestão e (2) Administração.
  • B. (1) Governança e (2) Gestão.
  • C. (1) Alinhamento estratégico e (2) Governança.
  • D. (1) Governança e (2) Execução estratégica.
  • E. (1) Gerenciamento estratégico e (2) Administração.

O COBIT 5 tem cinco princípios básicos, sendo que um deles trata a organização como um todo, incluindo seus componentes e suas interrelações. Essa abordagem é concretizada com a criação de um conjunto de viabilizadores, como, por exemplo, "Processos", "Estruturas organizacionais", "Informação", dentre outros, que apoiam as áreas da Figura 7, apontadas pelas setas nº 1 e nº 2. Nesse caso, assinale, dentre as alternativas a seguir, o nome do princípio básico do COBIT 5 que trata a organização como um todo nas condições descritas nesse enunciado.

  • A. Atender as necessidades das partes interessadas.
  • B. Cobrir a organização de ponta a ponta.
  • C. Possibilitar uma abordagem holística.
  • D. Aplicar uma estrutura única e integrada.
  • E. Separar planejamento de implementação.

Considere as seguintes assertivas sobre o COBIT, versão 5 (COBIT 5):

I. O Control Objectives for Information and related Technology (COBIT), versão 5, publicado e mantido pelo Project Management Institute (PMI), é uma metodologia para implantação de controles de Tecnologia da Informação (TI) nas organizações.

II. O COBIT 5 se alinha a alguns padrões de mercado, como, por exemplo, a Information Technology Infrastructure Library (ITIL) e ao Body Project Management of Knowledge (PMBOK).

III. Um dos benefícios do COBIT 5 é que ele ajuda as organizações a manterem os riscos relacionados à Tecnologia da Informação em um nível aceitável.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas III.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Há uma tecnologia que é empregada sobre grandes volumes de dados para descobrir novas informações em função de regras e padrões existentes nesses dados. Normalmente, tais informações não são obtidas simplesmente consultando os dados armazenados em bancos de dados. Por exemplo: uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos descobriu, em seu enorme banco de dados, por meio do uso dessa tecnologia, que o aumento das vendas de fraldas descartáveis, nas sextas-feiras, estava relacionada às vendas de cerveja, sendo que, geralmente, os compradores eram homens. Como oportunidade de negócio, a rede varejista colocou os produtos lado a lado, resultando em um aumento expressivo nas vendas de ambos os produtos. Para obter tais descobertas, essa tecnologia usa diversas técnicas, tais como associação, classificação e predição, dentre outras. Nesse caso, essa tecnologia é chamada de:

  • A. Data Mart.
  • B. Data mining.
  • C. Data Warehouse
  • D. Business intelligence.
  • E. OLAP.

A respeito do tipo de modelagem multidimensional, apresentado na Figura 6, pode-se afirmar que:

I. É utilizado em projetos de Data Warehouse.

II. Facilita o uso e torna mais intuitivo o emprego de ferramentas de processamento analítico OLAP (On-line Analytical Processing).

III. É utilizado em projetos de Business Intelligence.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas III.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Figura 6 mostra uma modelagem multidimensional, chamada de:

  • A. Diagrama fato dimensão.
  • B. Diagrama relacional.
  • C. Esquema fato dimensão.
  • D. Esquema floco de neve.
  • E. Esquema estrela.

Na tabela "Animal", a coluna "Dono" armazena a chave:

  • A. Primária.
  • B. Alternativa.
  • C. Estrangeira.
  • D. Candidata.
  • E. Fraca.

As tabelas "Animal" e "Cliente", mostradas, respectivamente, nas Figuras 5(b) e 5(c), foram criadas e populadas em um banco de dados relacional, respeitando-se rigorosamente a modelagem de dados, mostrada na Figura 5(a). Nesse caso, pode-se afirmar que é possível inserir na tabela:

I. "Cliente" (Figura 5(c)), um novo registro com o seguinte conteúdo:

• Coluna "Codigo": 2

• Coluna "Nome": MARIA

• Coluna "Telefone": 5555

• Coluna "Endereco": RUA DA PAZ, 100

II. "Animal", um novo registro com o seguinte conteúdo:

• Coluna "Matricula": 1

• Coluna "Dono": nullo (sem conteúdo)

• Coluna "Nome": DOG

• Coluna "Sexo": M

• Coluna "Data_Nascimento": 28/5/2013

III. "Animal", um novo registro com o seguinte conteúdo:

• Coluna "Matricula": 2

• Coluna "Dono": 3

• Coluna "Nome": AMIGO

• Coluna "Sexo": M

• Coluna "Data_Nascimento": 10/1/2011 Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas III.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Considere as seguintes assertivas sobre a especificação de requisitos:

I. A especificação de requisitos é o processo de escrever os requisitos de usuário e de sistemas em um documento de requisitos.

II. No documento em que são especificados os requisitos, devem ser detalhados os aspectos tecnológicos da arquitetura e as restrições do projeto.

III. Os requisitos podem ser especificados de diversas formas, como, por exemplo, por meio de escrita em linguagem natural ou através do preenchimento de um formulário padrão, do tipo template.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II e III.

  • A. Fortran; ASP; LISP.
  • B. C; JavaSE; JavaEE.
  • C. Pascal; Delphi; Haskell.
  • D. C; Java; Objective-C.
  • E. Fortran; Java; iOS.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...