Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2001 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Deseja-se manipular as informações relativas a nome, salário e cadastro de pessoa física dos funcionários de uma determinada empresa, por meio de um programa escrito em linguagem Pascal. O programador responsável por essa tarefa escreveu as linhas de programa mostradas acima. Com relação a esse trecho de código e à linguagem Pascal, julgue os itens abaixo.
Por meio da linha 10, o programador estabeleceu de forma correta um vetor de variáveis de registro, que pode ser utilizado para armazenar informações correspondentes a "Nome", "Salario" e "CPF" relativas a 100 variáveis do tipo "InfoFuncionario".
Deseja-se manipular as informações relativas a nome, salário e cadastro de pessoa física dos funcionários de uma determinada empresa, por meio de um programa escrito em linguagem Pascal. O programador responsável por essa tarefa escreveu as linhas de programa mostradas acima. Com relação a esse trecho de código e à linguagem Pascal, julgue os itens abaixo.
O trecho de código entre as linhas 11 e 20 foi utilizado pelo programador para definir corretamente uma função que permite obter o valor total da soma dos salários relativos a 100 funcionários.
Deseja-se manipular as informações relativas a nome, salário e cadastro de pessoa física dos funcionários de uma determinada empresa, por meio de um programa escrito em linguagem Pascal. O programador responsável por essa tarefa escreveu as linhas de programa mostradas acima. Com relação a esse trecho de código e à linguagem Pascal, julgue os itens abaixo.
O trecho de código entre as linhas 22 e 29 está dentro do corpo principal do programa. A instrução na linha 22 é desnecessária, uma vez que a sua função é alocar memória para armazenar as informações dos 100 funcionários da empresa, o que já está sendo realizado por meio da linha 10.
Deseja-se manipular as informações relativas a nome, salário e cadastro de pessoa física dos funcionários de uma determinada empresa, por meio de um programa escrito em linguagem Pascal. O programador responsável por essa tarefa escreveu as linhas de programa mostradas acima. Com relação a esse trecho de código e à linguagem Pascal, julgue os itens abaixo.
Caso o programador incluísse, na linha 23, a instrução with FuncionarioB do, ele estaria estabelecendo de forma correta, entre as linhas 23 e 28, as informações do FuncionarioB.
Em geral, as atividades de um processo de engenharia de software relacionadas ao projeto de interfaces refletem a tendência de se construir sistemas cada vez mais interativos e intuitivos ao usuário. Nesse sentido, o uso de técnicas orientadas a objetos para a concepção e a implementação de interfaces vem-se consolidando como prática comum, uma vez que esse tipo de tecnologia é bastante adaptável a ambientes orientados a mensagens ou a eventos, como é o caso típico das interfaces interativas de sistemas. Acerca do projeto e da concepção de interfaces com a utilização de tecnologia de orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
Interfaces interativas precisam ser realizadas com uso de linguagens orientadas a objetos.
A tecnologia de bancos de dados relacionais vem-se consolidando a cada dia. Acerca das tecnologias voltadas para sistemas e bancos de dados relacionais, julgue os itens abaixo.
Linguagens orientadas a objetos, como Java e CGI, possuem bibliotecas próprias para suportar interfaces com sistemas gerenciadores de bancos de dados.
Parte fundamental no funcionamento dos equipamentos, os programas de computador são muitas vezes classificados em softwares de sistema e softwares de aplicação. Com relação aos diversos tipos de software utilizados em computadores, julgue os itens que se seguem.
Os programas denominados montadores (assemblers) realizam a conversão de programas em linguagem assembly para a linguagem de máquina.
Com relação a arquiteturas e a características de computadores, microcomputadores, microprocessadores e seus diferentes componentes, julgue os itens abaixo.
No modelo von Neumann, a unidade de memória pode armazenar tanto instruções como dados.
Com relação a arquiteturas e a características de computadores, microcomputadores, microprocessadores e seus diferentes componentes, julgue os itens abaixo.
O disco rígido é um exemplo de memória não-volátil embasada em gravação magnética, que apresenta, em geral, um tempo de acesso maior que aquele das memórias RAM estáticas.
Quanto a conceitos relacionados a arquiteturas de computador, julgue os seguintes itens.
Muitos sistemas de memória modernos podem ter diversos níveis de cache. Em muitos casos, o cache de nível 1 é implementado dentro do chip da CPU.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...