Questões de Ciência da Computação do ano 2001

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A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.

Nas linhas 10 e 11 do trecho de código mostrado, verifica-se a definição de dois atributos da classe . Esses atributos estabelecem relações de clientela entre a classe  e classes representadas pelas classes genéricas T e U. Devido à generalidade dos tipos T e U, somente será possível estabelecer relações de clientela definitivas no momento da declaração de uma variável do tipo da classe , como observado na linha 34.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.

A definição da interface de uma classe de objetos é fundamental para o sucesso da concepção orientada a objetos na obtenção dos princípios e no respeito aos critérios de modularidade. Nessa definição, diversas primitivas de uma classe podem ser declaradas mascaradas ou escondidas do sistema no qual a classe está inserida. Isso evita que a integridade de uma classe seja violada por objetos alheios. No trecho de código apresentado, observa-se que os atributos "Elements" (•.10) e "Index" (•.11) não podem ser acessados por objetos que estabeleçam relação de clientela com a classe , somente podendo ser acessados de forma direta pelos procedimentos e pelas funções da própria classe  e de suas classes herdeiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.

A declaração de classes virtuais puras permite o uso eficiente do polimorfismo e do enlace dinâmico de objetos dentro de um ambiente do tipo orientado a objetos. No trecho de código apresentado, a classe  é uma classe virtual pura, e o polimorfismo e o enlace dinâmico podem ser observados na linha 34. A linha 36 é também um caso particular do polimorfismo e do enlace dinâmico, em que uma superclasse é capaz de se adaptar ao código declarado somente em suas classes derivadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.

A redefinição/definição, a sobrecarga de funções e a substituição de funções são mecanismos utilizados em um ambiente orientado a objetos para promover a evolução, a extensão e o reúso eficiente de componentes de software. Porém, no trecho de código mostrado, devido às relações estabelecidas entre as classes  e , não é possível encontrar nenhum uso desses mecanismos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no trecho de código apresentado no texto CE-I e no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens abaixo.

A eliminação do trecho "= 0" na instrução "virtual  & operator=(const  &) = 0;" (•.4) provocaria um erro de compilação na linha 18.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no trecho de código apresentado no texto CE-I e no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens abaixo.

A linha 23 poderia ser substituída por void resize(int dim){Elements = new T[dim]; Index = new int[dim];} sem causar erro de compilação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no trecho de código apresentado no texto CE-I e no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens abaixo.

Na definição da função "get" (•.20), não poderá ser realizada chamada à função "resize" (•.23).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no trecho de código apresentado no texto CE-I e no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens abaixo.

A função "get" acessada no processamento da instrução da linha 35 é aquela declarada na linha 20, dentro do escopo da classe .

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no trecho de código apresentado no texto CE-I e no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens abaixo.

Sem prejuízo de funcionalidade e eficiência de processamento, as linhas 34, 35 e 36 poderiam ser substituídas, respectivamente, pelas linhas de código abaixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trecho de código ao lado foi desenvolvido utilizando-se a linguagem C++, padrão ANSI/ISO C++. Nesse código, são apresentadas diversas ferramentas úteis no desenvolvimento de algoritmos. Com base nesse trecho de código e no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir.

A instrução da linha 1 poderia ser substituída por typedef C(a,b)(a > b)? a : b; sem causar erros de sintaxe e sem alterar a funcionalidade do trecho de código apresentado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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