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Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Boas práticas de programação orientada a objetos recomendam o seguinte:
declarar atributos como públicos, para facilitar o acesso de classes clientes.
definir a arquitetura de classes com base nas funções da aplicação (decomposição funcional).
evitar métodos privados, já que estes não podem ser chamados por classes clientes.
implementar relacionamentos entre classes, utilizando atributos chaves, como em uma modelagem relacional, ao invés de referenciar os objetos propriamente ditos.
usar herança com cautela, apenas quando o relacionamento for comportamental (é um) entre a classe que herda e a classe original.
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Com relação à redefinição de métodos em uma linguagem de programação orientada a objetos, considere duas classes A e B, com B herdando (sendo uma subclasse) de A. Considere ainda que A define um método, m, com um parâmetro de entrada do tipo inteiro e sem parâmetro de retorno. Este método é redefinido em B, exatamente com a mesma assinatura e sem invocar qualquer método da superclasse. Finalmente, considere um identificador a, declarado com tipo A e inicializado com um objeto do tipo B. Neste contexto, a chamada de método a.m(2) tem o seguinte efeito:
execução do método m da classe A.
execução do método m redefinido em B.
erro de execução, pois a chamada é inválida, uma vez que é ambíguo qual método invocar.
execução do método m da classe A, seguido da execução do método m redefinido em B.
execução do método m da classe B, seguido da execução do método m redefinido em A.
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Uma importante característica da orientação a objetos é o fato de um objeto de uma classe poder ser utilizado em um contexto onde um objeto de uma superclasse é esperado. Este tipo de substituição é possível graças a qual dos conceitos a seguir?
Encapsulamento
Herança múltipla
Polimorfismo de subtipos
Modularidade
Classes parametrizadas
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A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
O escopo de um parâmetro restringe-se ao corpo de um construtor ou método no qual é declarado. Em contraste, um atributo pode ser acessado de qualquer lugar da mesma classe.
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A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
Na linguagem Java, um construtor de subclasse deve sempre chamar o construtor de superclasse como sua primeira instrução. Caso não exista esse construtor, o compilador Java irá inserir automaticamente uma chamada da superclasse, o que funcionará apenas se a superclasse tiver um construtor sem parâmetros. Caso contrário, será informada a ocorrência de erro.
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No que se refere a conceitos de projetos orientados a objetos, julgue os itens subseqüentes.
Em um sistema orientado a objetos, a herança é um conceito que leva a objetos agregados. O objeto complexo pode ser montado selecionando-se um conjunto de padrões de projeto e compondo-se o objeto adequado.
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Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
A técnica de sobrecarga permite o polimorfismo, e pode ser utilizada para distinguir, em uma determinada classe, dois métodos com o mesmo nome, o mesmo conjunto de argumentos, mas com resultados de tipos diferentes.
A programação orientada ao objeto se inicia com o projeto, que apresenta aos programadores, principalmente, um
esquema de classes-chave.
esquema de métodos.
conjunto de cenários.
mapeamento dos atributos.
detalhamento das mensagens.
Uma instância de classe, na técnica de orientação ao objeto, é
uma mensagem.
uma subclasse.
um componente.
um objeto.
um método.
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A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
Os atributos e métodos privados (private) de uma classe são acessíveis apenas nos métodos da própria classe e suas subclasses. Esse é o nível mais rígido de encapsulamento.
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