Questões de Ciência da Computação do ano 2004

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Boas práticas de programação orientada a objetos recomendam o seguinte:

  • A.

    declarar atributos como públicos, para facilitar o acesso de classes clientes.

  • B.

    definir a arquitetura de classes com base nas funções da aplicação (decomposição funcional).

  • C.

    evitar métodos privados, já que estes não podem ser chamados por classes clientes.

  • D.

    implementar relacionamentos entre classes, utilizando atributos chaves, como em uma modelagem relacional, ao invés de referenciar os objetos propriamente ditos.

  • E.

    usar herança com cautela, apenas quando o relacionamento for comportamental (é um) entre a classe que herda e a classe original.

Com relação à redefinição de métodos em uma linguagem de programação orientada a objetos, considere duas classes A e B, com B herdando (sendo uma subclasse) de A. Considere ainda que A define um método, m, com um parâmetro de entrada do tipo inteiro e sem parâmetro de retorno. Este método é redefinido em B, exatamente com a mesma assinatura e sem invocar qualquer método da superclasse. Finalmente, considere um identificador a, declarado com tipo A e inicializado com um objeto do tipo B. Neste contexto, a chamada de método a.m(2) tem o seguinte efeito:

  • A.

    execução do método m da classe A.

  • B.

    execução do método m redefinido em B.

  • C.

    erro de execução, pois a chamada é inválida, uma vez que é ambíguo qual método invocar.

  • D.

    execução do método m da classe A, seguido da execução do método m redefinido em B.

  • E.

    execução do método m da classe B, seguido da execução do método m redefinido em A.

Uma importante característica da orientação a objetos é o fato de um objeto de uma classe poder ser utilizado em um contexto onde um objeto de uma superclasse é esperado. Este tipo de substituição é possível graças a qual dos conceitos a seguir?

  • A.

    Encapsulamento

  • B.

    Herança múltipla

  • C.

    Polimorfismo de subtipos

  • D.

    Modularidade

  • E.

    Classes parametrizadas

A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

O escopo de um parâmetro restringe-se ao corpo de um construtor ou método no qual é declarado. Em contraste, um atributo pode ser acessado de qualquer lugar da mesma classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Na linguagem Java, um construtor de subclasse deve sempre chamar o construtor de superclasse como sua primeira instrução. Caso não exista esse construtor, o compilador Java irá inserir automaticamente uma chamada da superclasse, o que funcionará apenas se a superclasse tiver um construtor sem parâmetros. Caso contrário, será informada a ocorrência de erro.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a conceitos de projetos orientados a objetos, julgue os itens subseqüentes.

Em um sistema orientado a objetos, a herança é um conceito que leva a objetos agregados. O objeto complexo pode ser montado selecionando-se um conjunto de padrões de projeto e compondo-se o objeto adequado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

A técnica de sobrecarga permite o polimorfismo, e pode ser utilizada para distinguir, em uma determinada classe, dois métodos com o mesmo nome, o mesmo conjunto de argumentos, mas com resultados de tipos diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação orientada ao objeto se inicia com o projeto, que apresenta aos programadores, principalmente, um

  • A.

    esquema de classes-chave.

  • B.

    esquema de métodos.

  • C.

    conjunto de cenários.

  • D.

    mapeamento dos atributos.

  • E.

    detalhamento das mensagens.

Uma instância de classe, na técnica de orientação ao objeto, é

  • A.

    uma mensagem.

  • B.

    uma subclasse.

  • C.

    um componente.

  • D.

    um objeto.

  • E.

    um método.

A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Os atributos e métodos privados (private) de uma classe são acessíveis apenas nos métodos da própria classe e suas subclasses. Esse é o nível mais rígido de encapsulamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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