Questões de Ciência da Computação do ano 2005

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Em um projeto de sistemas, um conjunto de nós processadores de um sistema e seus relacionamentos representado graficamente na UML constitui o diagrama

  • A.

    componentes.

  • B.

    aplicação.

  • C.

    atividades.

  • D.

    objetos.

  • E.

    colaboração.

Com relação às definições da linguagem UML (unified modeling language), julgue os próximos itens.

I A UML reconhece três tipos mais importantes de relações: dependência, associação e generalização (ou herança).

II O diagrama de caso de uso mostra como o sistema a ser desenvolvido vai interagir com seu ambiente (usuários ou outros sistemas).

 III A UML define duas relações de dependência entre os casos de uso: <<estende>> e <<inclui>>. A dependência <<inclui>> é usada para decompor um caso de uso complexo em subpartes e a dependência <<estende>> indica uma extensão possível de um caso de uso básico.

 IV No diagrama de seqüência, cada objeto é representado por uma linha vertical que representa a vida do objeto. Acima dessa linha tem uma caixa que representa o objeto. Enquanto o objeto tem o controle da operação ou está esperando o retorno do controle, a linha de vida é uma linha vertical. Caso contrário, ela é representada como uma linha tracejada.

V O diagrama de componentes mostra a organização entre arquivos de código fonte, bibliotecas, tabelas de banco de dados e outros.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Com relação aos conceitos de orientação a objetos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Abstração, também referido como esconder informação, consiste em separar os aspectos externos de um objeto, os quais são acessíveis por outros objetos, dos detalhes internos de implementação, os quais permanecem escondidos.

  • B.

    A assinatura de um método é dada pelo número e tipos de argumentos do método, assim como por seu valor de retorno.

  • C.

    O desenvolvimento orientado a objetos não apenas permite que a informação dentro de um projeto seja compartilhada como também oferece a possibilidade de reaproveitar projetos e código em projetos futuros.

  • D.

    Cada classe descreve um conjunto de objetos individuais. Cada objeto é dito ser uma instância de uma classe. Assim, cada instância de uma classe tem seus próprios valores para cada atributo, mas divide os nomes dos atributos e métodos com as outras instâncias da classe.

  • E.

    Polimorfismo significa que um mesmo método pode se comportar de forma diferente em uma mesma classe.

A engenharia de software é uma tecnologia em camadas. A camada que fornece a técnica de como fazer para construir software e que inclui tarefas como análise de requisitos, projeto, construção de programas, testes e manutenção é a camada de

  • A.

    ferramentas.

  • B.

    implementação.

  • C.

    métodos.

  • D.

    qualidade de software.

  • E.

    negócios.

Assinale a opção que contém o modelo de desenvolvimento de software que combina a natureza iterativa da prototipagem com os aspectos controlados e sistemáticos do modelo seqüencial linear e fornece potencial para o desenvolvimento rápido de versões incrementais do software.

  • A.

    espiral

  • B.

    RAD (rapid application development)

  • C.

    seqüencial linear

  • D.

    concorrente

  • E.

    formal

A camada do padrão MVC (model view controller) responsável pelas regras de negócio, manipulação de dados e manutenção do estado do sistema é a camada de

  • A.

    visão.

  • B.

    modelo.

  • C.

    usuário.

  • D.

    interface.

  • E.

    negócio.

A abstração de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relacionamentos, na técnica orientada a objetos, denomina-se

  • A.

    um caso de uso.

  • B.

    um container.

  • C.

    um método.

  • D.

    uma herança.

  • E.

    uma classe.

As colaborações entre objetos, para realizar algum tipo de atividade em um sistema, são representadas em UML pelos diagramas de

  • A.

    objetos.

  • B.

    atividades.

  • C.

    interação.

  • D.

    casos de uso.

  • E.

    componentes.

Uma API, independente de plataforma e linguagem, utilizada para manipular as árvores do documento XML denomina-se

  • A.

    XML Namespaces.

  • B.

    XML Linking language (XLL).

  • C.

    XML Pointer Language (Xpointer).

  • D.

    Document Object Model (DOM).

  • E.

    Extensible Stylesheet Language (XSL).

Uma das principais características do XML é

  • A.

    descrever a aparência e as ações de uma página.

  • B.

    usar tags e atributos com objetivos predefinidos.

  • C.

    separar a interface de apresentação dos dados estruturados.

  • D.

    interpretar possíveis erros de sintaxe das especificações oficiais.

  • E.

    ser escrito em arquivo texto destinado à leitura pelas pessoas.

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