Questões de Ciência da Computação do ano 2005

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Analise o texto a seguir:

          ""Na elaboração de um projeto orientado a objeto utilizou-se um conceito que permite tratar objetos semelhantes de uma maneira uniforme. Nesse caso, é possível que se envie uma mesma mensagem para um conjunto de objetos e que cada objeto responda de maneira diferente em função da mensagem recebida. Quanto a esse conceito é correto afirmar que se trata da habilidade de uma subclasse especializar uma operação herdada, redefinindo a implementação da operação, mas não a sua especificação (assinatura).""

O conceito a que se refere o texto é

  • A.

    herança

  • B.

    objeto-relacional

  • C.

    polimorfismo

  • D.

    persistência

  • E.

    módulo

É um design pattern, inserido no catálogo de padrões de criação (creational) do GoF, que tem por objetivo definir uma interface para criar objetos de forma a deixar subclasses decidirem qual classe instanciar. Também conhecido como Construtor Virtual é o

  • A.

    Prototype

  • B.

    Factory Method

  • C.

    Builder

  • D.

    Singleton

  • E.

    Evory Abstract

O Tribunal solicita o uso de métodos de teste de software para que os Analista de Sistemas possa derivar os casos de teste que:

− garantam que todos os caminhos independentes dentro de um módulo tenham sido exercitados pelo menos uma vez;

− exercitem todas as decisões lógicas para valores falsos ou verdadeiros;

− executem todos os laços (loops) em suas fronteiras e dentro de seus limites operacionais;

− exercitem as estruturas de dados internas para garantir sua validade.

Para atender a todos os requesitos acima, o Analista de Sistemas usa a abordagem de teste de

  • A.

    particionamento de equivalência

  • B.

    caixa branca

  • C.

    análise de valor limite

  • D.

    técnicas de grafo de causa e efeito

  • E.

    comparação

Com relação às métricas de projeto de software, é correto afirmar que a metodologia que dimensiona um software, quantificando a funcionalidade proporcionada ao usuário a partir do seu desenho lógico, constituindo-se, portanto, em medidas indiretas do software e do processo por meio do qual ele é desenvolvido, é a métrica

  • A.

    de produtividade.

  • B.

    orientada ao tamanho.

  • C.

    orientada a seres humanos.

  • D.

    orientada a função.

  • E.

    orientada a objeto.

O fluxograma de organização e métodos é uma ferramenta importantíssima para entender o funcionamento interno e os relacionamentos entre os processos empresariais. O fluxograma mais utilizado para identificar as rotinas existentes num setor de trabalho qualquer é o

  • A. técnico.
  • B. vertical.
  • C. horizontal.
  • D. global.
  • E. gerencial.

Em um DFD, os processos funcionais primitivos normalmente devem ser detalhados utilizando-se a ferramenta

  • A.

    diagrama de transição de estado.

  • B.

    diagrama hierárquico de funções.

  • C.

    diagrama de entidades e relacionamentos.

  • D.

    português estruturado.

  • E.

    diagrama de fluxo de dados.

No processo de desenvolvimento de sistemas, NÃO se trata de uma técnica de coleta de dados,

  • A.

    as visitas às instalações usuárias.

  • B.

    as entrevistas realizadas.

  • C.

    os questionários aplicados.

  • D.

    as apresentações dos fornecedores.

  • E.

    as análises do sistema atual.

Dentre os principais componentes de um Diagrama de Fluxo de Dados - DFD estão o

  • A.

    processo ou transformação, o fluxograma de funções e o relacionamento entre entidades.

  • B.

    depósito de dados, o processo ou transformação e a entidade externa.

  • C.

    depósito de dados, o dicionário de dados e o modelo de dados normalizado.

  • D.

    processo ou transformação, a entidade externa e o relacionamento entre entidades.

  • E.

    fluxograma de funções, o relacionamento entre entidades e o dicionário de dados.

Dentre os diagramas do tipo comportamental, utilizados pela Unified Modeling Language − UML, na análise orientada a objeto, estão o de

  • A.

    Caso de Uso, o de Atividade e o de Transição de Estados.

  • B.

    Seqüência, o de Componente e o de Classe.

  • C.

    Objeto, o de Caso de Uso e o de Deployment.

  • D.

    Componente, o de Objeto e o de Caso de Uso.

  • E.

    Classe, o de Objeto e o de Atividade.

Um teste de unidade ou módulo é simplificado quando um módulo é projetado com

  • A.

    baixa modularidade.

  • B.

    baixa coesão funcional.

  • C.

    alto acoplamento.

  • D.

    elevada coesão funcional.

  • E.

    acoplamento incidental.

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