Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A gestão do tempo é uma das principais áreas de conhecimento em gerência de projetos. Duas ferramentas básicas auxiliam o planejamento, a execução e o controle da execução do projeto no tempo: os diagramas de barras (diagrama de Gantt); e os diagramas de rede PERT (program evaluation and review technique) e CPM (critical path method). Acerca do uso dessas ferramentas na gestão do tempo em projetos, julgue os itens que se seguem. Em um diagrama de Gantt, é possível retratar o cronograma do projeto, mostrando claramente datas de início e fim de atividades. Isso torna essa ferramenta muito útil para reportagem de progresso do projeto, possibilitando verificar quais tarefas estão atrasadas ou adiantadas em relação ao cronograma planejado.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A gerência de projetos envolve diversos aspectos e áreas de conhecimento que precisam ser tratados de forma integrada. Considerando os diferentes aspectos envolvidos na gerência de projetos, julgue os itens subseqüentes. O controle de mudanças, também denominado gerência de configuração, é parte da gestão de escopo que se ocupa da monitoração das mudanças relacionadas à inclusão de novas características nos produtos do projeto, assim como de mudanças relativas a correções de imperfeições nos produtos já entregues.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em um artigo recente publicado no International Journal of Project Management, K. Dillibabu e K. Krishnaiah apresentam um estudo do uso do modelo COCOMO II na estimativa de custo de software de uma companhia indiana. Para validar os resultados do estudo, os autores avaliaram o COCOMO II em 10 projetos de software que já haviam sido concluídos, utilizando os relatórios preliminares de especificação de software para fazer as estimativas iniciais de custo e comparando as estimativas realizadas pelo modelo com os dados reais, conhecidos após a conclusão dos projetos. Entre as conclusões apresentadas no artigo, destacam-se as listadas a seguir.
Após um estudo preliminar, apenas oito dos dez projetos escolhidos inicialmente foram considerados no estudo, pois dois deles apresentaram grandes erros entre as estimativas produzidas pelo COCOMO II e os valores reais avaliados. Os projetos descartados eram projetos para portar software antigo para novas plataformas, enquanto os projetos considerados referiam-se ao desenvolvimento de novos software.
O modelo de estimativa foi calibrado com dados reais para o tamanho dos software referentes aos oito projetos considerados para o estudo.
Dos oito projetos avaliados, seis apresentaram uma estimativa de custo próxima ao custo real, com erros menores que 20%. Para os outros dois projetos, o custo estimado apresentou erros de mais de 100% do custo real.
A companhia não mantém bases históricas de projetos passados para efeito de realização de estimativas em projetos futuros, mas pretende fazê-lo com objetivo de avaliar sistematicamente o uso do modelo COCOMO II.
Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
O modelo COCOMO II não pode ser usado nessa companhia de modo confiável, pois dos oito projetos avaliados apenas seis produziram estimativas de custo razoáveis.Ciência da Computação - Gestão do Risco - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.
O gerenciamento de riscos em um projeto de desenvolvimento de software é tipicamente conduzido por técnicos de segurança da informação.
Ciência da Computação - Gestão do Risco - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A análise e a gestão de riscos definem uma série de passos que ajudam uma equipe de desenvolvimento de software a entender e a administrar a incerteza. Assinale a opção que não se refere à categoria de riscos do negócio.
Construir um produto ou sistema excelente que ninguém realmente quer.
Construir um produto que não se encaixe mais na estratégia geral de negócios da empresa.
Construir um produto que a equipe de vendas não saiba como vender.
Perda de apoio da gerência devido à mudança de enfoque ou de pessoal.
Definir de forma incorreta o cronograma do produto ou sistema.
Observe as seguintes afirmativas sobre o processo de Gerência de Risco de software:
I - A técnica PERT é uma ferramenta utilizada para calcular o risco de cronograma.
II - A exposição ao risco é inversamente proporcional à probabilidade de uma perda potencial.
III - O detalhamento analítico do projeto (WBS) é uma das entradas importantes para a estimativa do risco de custo.
É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
I
II
III
I e II
I e III
Ciência da Computação - Gestão do Tempo em projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.
Entre os instrumentos, as ferramentas ou as técnicas utilizados para estabelecimento de um cronograma de execução de projeto, incluem-se o gráfico de gantt e o diagrama de rede (PERT).
Observe o seguinte trecho de código em Java:
A classe Stack, pertencente ao pacote java.util, implementa uma estrutura do tipo LIFO (última a entrar, primeira a sair) e fornece as operações usuais push( ) e pop( ). A classe disponibiliza ainda a operação peek( ) que retorna o elemento no topo da pilha sem removê-lo. A seqüência de valores impressa pelo programa é:
5, 16, 1
4, 16, 4, 0, 1
5, 8, 5, 1, 0
5, 16, 5, 1, 0
4, 0, 4, 4, 1
Observe o trecho de código Java a seguir:
Os possíveis valores para xx no código anterior são:
somente m1;
somente m2;
somente m1 e m2;
m1 e m3;
m1, m2 e m3.
Observe o trecho de código Java abaixo, definido em um único arquivo, C1.java:
As variáveis que podem ser referenciadas no ponto assinalado, no interior do método m1, são:
m, n
j, k, n
j, m, n
j, k, l, m, n
i, j, k, l, m, n
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...