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No modelo Espiral para a engenharia de Software são definidas as atividades de
Coleta de requisitos, Análise de Requisitos, Planejamento e Encerramento.
Análise de requisitos, Teste, Retrabalho e Encerramento.
Planejamento, Análise de Risco, Engenharia e Avaliação feita pelo cliente.
Prototipação inicial, Prototipação de níveis superiores, Finalização do sistema e Manutenção.
Analise as seguintes afirmações relacionadas ao paradigma do ciclo de vida clássico da Engenharia de Software.
I. A atividade de Análise de requisitos de software envolve a coleta dos requisitos em nível de sistema.
II. Durante a atividade de Análise e engenharia de sistemas são estabelecidos os requisitos para todos os elementos do sistema e um subconjunto desses requisitos são atribuídos ao software.
III. A atividade Projeto se concentra em quatro atributos distintos do programa: estrutura de dados, arquitetura de software, detalhes procedimentais e caracterização de interface.
IV. A Arquitetura de software é documentada e detalhada durante a atividade de teste do software.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Na utilização das técnicas de Análise de Pontos de Função para métricas de software, as funções do tipo dados são classifi cadas em
ALI (Arquivo Lógico Interno) e AIE (Arquivo de Interface Externa). A principal intenção do ALI é armazenar dados mantidos através de uma ou mais transações da aplicação sendo contada, como, por exemplo, tabelas de banco de dados atualizadas pela aplicação.
EE (Entrada Externa) e AIE (Arquivo de Interface Externa). A principal intenção do EE é armazenar dados mantidos através de uma ou mais transações da aplicação sendo contada, como, por exemplo, tabelas de banco de dados atualizadas pela aplicação.
EE (Entrada Externa), SE (Saída Externa) e CE (Consulta Externa). A principal intenção do CE é armazenar dados mantidos através de uma ou mais transações da aplicação sendo contada, como, por exemplo, tabelas de banco de dados consultadas pela aplicação.
ALI (Arquivo Lógico Interno), AIE (Arquivo de Interface Externa), EE (Entrada Externa), SE (Saída Externa) e CE (Consulta Externa). A principal intenção de todas essas funções é armazenar dados mantidos através de uma ou mais transações da aplicação sendo contada, como, por exemplo, manutenção, pela aplicação, de tabelas de banco.
AIE (Arquivo de Interface Externa), SE (Saída Externa) e CE (Consulta Externa). A principal intenção de todas essas funções é apresentar informações aos usuários por meio de simples recuperação de dados.
Na utilização das técnicas de Análise de Pontos de Função cada ALI (Arquivo Lógico Interno) deve ser classificado com relação à sua complexidade funcional com base em
Número de Total de Transações (TT) e Número de Acesso a Campos Lógicos (ACL).
Número de Transações que Recebem Dados (TRD) e Número de Transações que Enviam Dados (TED).
Número de Relatórios com Totalização de Dados (RTD) e Número de Tipos de Relatórios (TR).
Número de Tipos de Dados (TD) e Número de Tipos de Registros (TR).
Número de Leitura a Campos Lógicos (LCL) e Número de Alterações a Campos Lógicos (ACL).
Na Engenharia de Software, a atividade de Teste tem vários objetivos, entre os quais não se encontra
projetar testes que descubram sistematicamente diferentes classes de erros em um tempo e com um esforço mínimo.
executar um programa com o objetivo de descobrir um erro.
elaborar casos de teste que tem uma elevada probabilidade de revelar um erro ainda não descoberto.
revelar um erro ainda não descoberto.
Analise as seguintes afirmações relacionadas às atividades de Teste de Software na Engenharia de Software.
I. A Verificação refere-se a um conjunto de atividades que garante que o software implemente corretamente uma função específica.
II. Os métodos de Engenharia de Software proporcionam a base a partir da qual a qualidade é construída. Se a qualidade não estiver presente antes de se testar um produto de software, ela não estará presente após a realização dos testes.
III. A Verificação refere-se a um conjunto de atividades que garante que o software que foi construído atenda às exigências do cliente.
IV. A Verificação visa garantir a resposta positiva da pergunta: Estamos construindo o produto certo?.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos de Estrutura de dados e a conceitos de UML.
I. No uso da UML, o comportamento dinâmico de uma aplicação pode ser representado ou descrito com o diagrama de seqüência ou com o diagrama de interação.
II. A especificação de um programa pode ser feita de diversas formas. A UML possibilita a especificação com casos de uso. Os casos de uso descrevem os requisitos que um programa deve atender para satisfazer aos seus usuários.
III. Na UML, o comportamento estático das Classes, Métodos e Objetos é descrito usando-se o diagrama de estados. Devido à sua característica estática, esse tipo de diagrama permite que um Objeto esteja simultaneamente em dois ou mais subestados exclusivos.
IV. Para uma árvore binária ser considerada balanceada, os níveis de número ímpar devem conter a mesma quantidade de nós que seu nível imediatamente anterior. Essa regra não se aplica para o último nível da árvore.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O gerenciamento de projeto de software visa organizar os esforços necessários para a construção de um software. As alternativas a seguir são atividades do gerenciamento de um projeto de um software EXCETO:
estabelecer a ordem com que as tarefas devem ser executadas.
analisar potenciais riscos e propor soluções.
prevenir o surgimento de milestones no decorrer do projeto.
negociar prazos e revisar o planejamento.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Com relação ao diagrama de colaboração definido pela UML, assinale a alternativa correta:
demonstra os estados por que passa um objeto durante o seu ciclo de vida, em resposta a estímulos recebidos.
descreve aspectos dinâmicos ou comportamentais avançados do sistema.
é utilizado para modelar uma seqüência de estados que compõe determinado processo ou fluxo de trabalho.
representa um contexto de iteração entre classes, interfaces e outros elementos com o intuito de modelar determinado comportamento do sistema.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Com relação à XML, assinale a alternativa correta:
Xpath é um atributo que define o armazenamento físico do documento.
XML Schema define as estruturas válidas para um documento.
SVG e HTML são linguagens criadas a partir do XML.
DTD é usado para validar atributos e XSL é usado para validar elementos.
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