Questões de Ciência da Computação do ano 2006

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Quanto a protocolos de roteamento, julgue os itens subseqüentes.

Os roteadores OSPF dentro de um sistema autônomo podem ser organizados em áreas. A interligação entre áreas é feita por roteadores que propagam informações necessárias ao roteamento entre elas. Em uma área, podem existir vários roteadores. Quando várias áreas são configuradas em um sistema autônomo, uma delas é chamada backbone e identificada pelo número zero.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a protocolos de roteamento, julgue os itens subseqüentes.

As informações de roteamento trocadas entre roteadores BGP incluem os identificadores dos sistemas autônomos que compõem os caminhos (paths) entre origens e destinos. A troca das informações de roteamento ocorre quando há alterações nas tabelas de roteamento. As rotas não precisam ser periodicamente confirmadas para serem mantidas nas tabelas de roteamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em UML, ele se constitui de uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação. Não é tão importante quanto o diagrama de classes, mas é muito útil para exemplificar diagramas complexos de classes ajudando muito em sua compreensão. Trata-se do diagrama de

  • A. objetos.
  • B. caso de Uso.
  • C. interatividade.
  • D. atividades.
  • E. colaboração.

Em UML, dentre os diagramas que descrevem situações do ponto de vista dinâmico ou comportamental, encontram- se os respectivos diagramas de:

  • A. Classes, Interatividade, Pacotes e Objetos.
  • B. Objetos, Transição de Estados, Seqüência e Atividades.
  • C. Classes, Seqüência, Atividades e Transição de Estados.
  • D. Transição de Estados, Seqüência, Colaboração e Atividades.
  • E. Classes, Componentes, Caso de Uso e Colaboração.

Considerando as fases do ciclo de vida do desenvolvimento de software, na fase de Projeto

  • A.

    são incorporados os requisitos tecnológicos aos requisitos essenciais do sistema e, portanto, nesta fase, a plataforma de implementação deve ser conhecida.

  • B.

    o produto de saída deve apresentar uma forma passível de execução pela máquina.

  • C.

    devem ser feitos diversos níveis de testes, como por exemplo, teste de unidade, teste de integração e teste de sistema.

  • D.

    o software deve ser colocado em produção. Nesta fase deve-se treinar os usuários, configurar o ambiente de produção e, quando necessário, converter bases de dados.

  • E.

    a instalação do software e os testes de aceitação devem estabelecer que o software satisfaça os requisitos dos usuários, caracterizando, assim, o fim desta fase e o início da fase de garantia do produto.

Analise as seguintes afirmações relacionadas a Técnicas e Estratégias de Teste.

 I. Um Plano de Teste é um processo de execução de um programa com a finalidade de encontrar e corrigir todos os erros possíveis.

 II. No Teste Funcional, a especificação do software é usada para se definir casos de teste.

III. O produto de um projeto de software está livre de erros quando passa com sucesso por todos os casos de teste elaborados.

IV. Um dos critérios do Teste Estrutural especifica que todo comando do código fonte deve ser executado por algum caso de teste.

 Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. III e IV
  • D. I e III
  • E. II e IV

No Desenvolvimento Orientado a Objetos com UML, o relacionamento do tipo Agregação dos diagramas de classe são utilizados para denotar

  • A.

    um relacionamento entre elementos, um independente e outro dependente, onde uma mudança no elemento independente afetará o elemento dependente.

  • B. relacionamentos entre classes não correlatas
  • C. relacionamentos todo/parte.
  • D. um relacionamento entre um elemento mais geral e um elemento específico.
  • E. um relacionamento entre uma superclasse e uma subclasse, caracterizando uma herança.

Analise as seguintes afirmações relacionadas a Projetos, Programação Orientada a Objetos e Engenharia de Software.

I. A intenção do Padrão de Projeto Builder, também conhecido como Command, é adaptar a interface de uma ou mais classes para permitir que classes com interfaces incompatíveis possam interagir.

II. A intenção do Padrão de Projeto Singleton é garantir que exista apenas uma instância de sua classe.

III. A intenção do Padrão de Projeto Prototype é permitir a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes através de uma única interface e sem que a classe concreta seja especificada. Por exemplo, cria-se uma classe abstrata que declara uma interface genérica para criação dos controles visuais e uma classe abstrata para criação de cada tipo de controle. Em cada um dos padrões tecnológicos contemplados existirá uma classe concreta que deverá conter a implementação relativa a cada controle.

IV. A intenção do Padrão de Projeto Bridge é garantir, quando desejável, que uma interface possa variar independentemente das suas implementações, como por exemplo, na implementação de um sistema gráfico de janelas.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. III e IV
  • D. I e III
  • E. II e IV

São documentos da Análise Estruturada:

  • A.

    Diagrama de Classes e Diagrama de Momentos.

  • B.

    Diagrama de Fluxo de Dados e Diagrama de Entidade-Relacionamento.

  • C.

    Diagrama de Caso de Uso e Diagrama de Eventos.

  • D.

    Diagrama de Seqüência e Diagrama de Interação-Implementação.

  • E.

    Diagrama de Pacotes e Diagrama de Momentos.

Sobre os fundamentos da Análise de Negócios e Levantamento de Requisitos, considere as afirmativas abaixo:

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

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