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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Na análise orientada a objetos, o compartilhamento de atributos e operações entre classes, com base em relacionamento hierárquico, é conhecido por
Herança.
Abstração.
Hierarquia
Polimorfismo.
Encapsulamento.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Com relação ao diagrama de casos de uso (UML) a seguir, assinale a alternativa correta:
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Com relação às instruções XML a seguir, assinale a alternativa que representa corretamente a reposta de um validador XML:
Analise as instruções XML a seguir e assinale a alternativa correta Linha/instrução
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta no que diz respeito ao ciclo de vida de um software.
A abordagem sistemática estritamente linear para o desenvolvimento de software é denominada modelo em cascata ou modelo seqüencial linear.
O ciclo convencional de engenharia de software abrange as atividades de modelagem e engenharia de sistema e(ou) informação, análise de requisito de software, projeto, geração de código, teste e manutenção.
O projeto de software, que está relacionado a modelagem de engenharia de sistemas e de informação, é um processo de múltiplos passos que inclui quatro atributos básicos do programa: estrutura de dados, arquitetura do software, representação da interface e detalhes procedimentais (algorítmicos).
O modelo seqüencial linear, um dos paradigmas para engenharia de software, apesar de amplamente usado, apresenta como problemas: projetos reais raramente seguem o fluxo seqüencial e sem interações; em geral, é difícil para o cliente estabelecer todos os requisitos explicitamente; e a espera de alguns membros da equipe de projeto para que outros completem suas tarefas gera estados de bloqueio que são, às vezes, maiores que o tempo de trabalho produtivo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a engenharia de software, julgue os seguintes itens.
I Já se tem livros repletos de padrões e procedimentos para elaborar software; isso fornece ao desenvolvedor tudo o que ele precisa.
II A engenharia de software vai resultar na criação de documentação volumosa e desnecessária que certamente nos atrasará.
III Se eu decidir terceirizar um projeto de software, vou poder relaxar e deixar que aquela firma o elabore.
IV Até que eu esteja com o programa executando, não tenho como avaliar a sua qualidade.
V Os requisitos de projeto mudam continuamente, mas as mudanças podem ser facilmente acomodadas porque o software é flexível.
VI Possuímos ferramentas de desenvolvimento de software que estão no estado-da-arte, afinal compramos os computadores mais novos do mercado.
VII O único produto de trabalho que pode ser entregue para um projeto de software bem-sucedido é o programa executável.
VIII Se o planejamento atrasar, é possível adicionar mais programadores e ficar em dia (conceito horda mongólica).
IX O estabelecimento geral de objetivos é suficiente para iniciar a escrita de programas; os detalhes podem ser fornecidos posteriormente.
Acerca da classificação desses itens, é correto afirmar que
I, III, IV e IX dizem respeito a mitos da gerência.
V e IX dizem respeito a mitos do cliente.
II, IV e VI dizem respeito a mitos do profissional.
VI, VII e VIII dizem respeito a mitos de gerência.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a linguagem de modelagem unificada UML (unified modeling language), assinale a opção correta.
Um caso de uso é um documento narrativo que descreve a seqüência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo.
Somente se pode representar relações nos casos de uso por meio de refinamento do modelo, a fim de obter o relacionamento entre os casos de uso por relações de: generalização, inclusão ou extensão.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ferramentas CASE (computer aided software engineering) visam dar suporte computacional ao desenvolvedor ao longo do ciclo de vida da criação de sistemas, porém, sempre adotando algum método já existente. Com esse auxílio, há aumento na produção e melhoria da qualidade dos sistemas criados, pois a ferramenta CASE libera o desenvolvedor para a parte criativa do processo. Considerando o conceito de ferramenta CASE, assinale a opção incorreta.
Uma forma de classificação geral para as ferramentas CASE é: upper CASE, lower CASE, integrated-CASE e best in class. As upper CASE oferecem suporte nas últimas fases do desenvolvimento, como codificação, testes e manutenção.
As ferramentas CASE podem ser classificadas em orientadas a função e orientadas a atividade. As primeiras incluem as upper CASE e as lower CASE, enquanto as segundas incluem as best in class e as integrated-CASE.
Ferramentas CASE denominadas upper CASE ou U-CASE ou front-end são aquelas que estão voltadas para as primeiras fases do processo de desenvolvimento de sistemas, como análise de requisitos, projeto lógico e documentação. São utilizadas por analistas e pessoas mais interessadas na solução do problema que na implementação.
Ferramentas CASE denominadas best in class ou kit de ferramenta são semelhantes às integrated-CASE. Os kits de ferramenta também acompanham todo o ciclo de desenvolvimento, entretanto, possuem a propriedade de conjugar sua capacidade a outras ferramentas externas complementares, que variam de acordo com as necessidades do usuário.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o diagrama de classes UML mostrado, assinale a opção correta.
As classes ProdutoB1 e ProdutoB2 são generalizações da classe ProdutoB.
Se a Classe1 é abstrata, as Classe2 e Classe3 têm que ser abstratas.
No diagrama, as setas sólidas representam dependências e as setas pontilhadas representam associações.
A Classe5 implementa a Interface1 e a Classe6 implementa a Interface2.
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Ainda considerando o diagrama de classes UML mostrado, assinale a opção correta.
Nas hierarquias, cada classe derivada herda de mais de uma classe base.
Cada interface é implementada por mais de uma classe.
Uma instância da Classe4 pode ter uma referência para uma instância da classe ProdutoA1.
ProdutoA1 e ProdutoB1 têm uma mesma superclasse.
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O diagrama de classes UML acima descreve
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