Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A engenharia de software trabalha com diversos modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de um software. Sobre estes modelos, é CORRETO afirmar que:
o modelo de ciclo de vida em cascata caracteriza-se pela implementação imediata do sistema após a definição dos primeiros requisitos.
o modelo de ciclo de vida em cascata trabalha com o conceito de protótipos e refinamento destes.
no modelo de ciclo de vida em cascata puro, o cliente só percebe o produto no final do projeto.
o modelo de ciclo vida em cascata trabalha com diversas versões do sistema ao longo do projeto.
no modelo de ciclo de vida em cascata, o sistema é desenvolvido como se fosse uma espiral por meio de diversas interações junto aos protótipos.
Na engenharia de software, o objetivo do processo de Teste de Software é
A representação de classes em diagramas UML contempla os seguintes tipos básicos de informação:
Segundo a UML, um diagrama de interação mostra uma interação formada por um conjunto de
Analise as seguintes afirmações relacionadas à programação orientada a objetos e a UML.
I. Um relacionamento é uma conexão entre itens. Na modelagem orientada a objetos, os quatro relacionamentos mais importantes são as dependências, as generalizações, as associações e as realizações.
II. Um diagrama de objetos é um tipo especial de diagrama, composto por objetos e seus vínculos, que compartilha as mesmas propriedades comuns a todos os outros diagramas, isto é, um nome e o conteúdo gráfico.
III. As exceções são manifestações concretas de uma abstração à qual um conjunto de operações, sempre esperadas e controladas, poderão ser aplicadas.
IV. O diagrama de classes faz a modelagem de instâncias de itens contidos em diagramas de objetos. Um diagrama de classes mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em determinado ponto no tempo.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Analise a descrição a seguir.
O paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software abrange seis atividades. Na atividade de _____________ são traduzidas as exigências de uma representação do software que podem ser avaliadas quanto à qualidade antes que se inicie a codificação.
Escolha a opção que preenche corretamente a lacuna acima.
A construção de sistemas é difícil devido à sua complexidade. Um fator crucial para gerenciar essa complexidade é o processo adotado para o desenvolvimento. O conjunto básico de atividades e a ordem em que são realizadas nesse processo definem o que é também denominado de ciclo de vida do software. Analise as seguintes informações sobre processos de software:
I- Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo; Exemplos de modelos de processo genéricos são o modelo cascata (seqüencial linear, wartefall); espiral e processo unificado (PU ou UP – Unified Process).
II- O modelo de processo cascata ainda hoje é um dos mais difundidos e tem por característica principal a codificação de uma versão executável do sistema, desde as fases iniciais do desenvolvimento, de modo que o sistema final é incrementalmente construído; daí a alusão à idéia de "cascata".
III- Em um processo de software incremental, o desenvolvimento do sistema é iterativo e partes de sua funcionalidade (denominadas "incrementos") são entregues à medida em que são desenvolvidas; assim, essas entregas parciais tentam priorizar as necessidades mais urgentes do usuário e podem auxiliar a revisão e a melhor definição das partes ainda não entregues.
IV- XP – eXtreme Programming- possibilitou a revolução na forma de desenvolver sistemas em que somente a programação é considerada por pares de desenvolvedores, não sendo necessária documentação e planejamento do software.
Levando-se em conta as quatro afirmações acima, identifique a única alternativa válida:
apenas I, II e III estão corretas.
apenas II, III e IV estão corretas.
apenas I e IV estão corretas.
todas as afirmações estão corretas.
apenas III está correta.
Pode-se afirmar que:
A manutenção corretiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.
A manutenção perfectiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.
A manutenção adaptativa é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.
A manutenção preventiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.
A manutenção investigativa é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas funcionalidades, modificações em funções existentes.
Considere as afirmações:
I- O gerenciamento de configuração de software é um conjunto de atividades de controle e rastreamento que começa quando um projeto de desenvolvimento de software se inicia e termina quando o software é tirado de operação.
II- A manutenção é um conjunto de atividades de engenharia de software que acontece depois que o software é entregue ao cliente e posto em operação.
III- Uma das principais propostas de engenharia de software é melhorar a facilidade com que as mudanças podem ser acomodadas e reduzir a quantidade de esforço gasto quando mudanças são feitas.
IV- Uma linha básica (baseline) é um conceito de gerenciamento de configuração de software que nos ajuda a controlar as mudanças, sem impedir seriamente as mudanças justificáveis. Então:
apenas I é correta.
somente II e IV são corretas.
somente III e IV são corretas.
somente I e III são corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
Analise as afirmações abaixo:
I- Independentemente do modelo de processo (ciclo de vida), todo desenvolvimento de software possui três fases genéricas: definição, desenvolvimento e manutenção.
II- Editor de texto é exemplo de um software típico de aplicação de modelos de processo evolucionários.
III- A técnica de entrevista pode ser utilizada somente quando há grande número de pessoas que conhecem o domínio do sistema a ser desenvolvido e as regras de negócio que esse sistema envolve.
IV- O processo de engenharia reversa deve ser capaz de derivar representações de projeto e informações sobre a estrutura de dados para possibilitar a reformulação completa desse sistema em uma outra linguagem de implementação diferente daquela em que está implementado.
Levando-se em conta as quatro afirmações acima, identifique a única alternativa válida:
todas as afirmações estão corretas.
apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
apenas as afirmações I e II estão corretas.
apenas as afirmações III e IV estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...