Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação à análise de sistemas e engenharia de software, julgue os itens seguintes.
Considerando as etapas de desenvolvimento de sistemas, a geração de códigos em linguagens de programação só deve ser iniciada após o levantamento de requisitos do sistema.
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Com relação à análise de sistemas e engenharia de software, julgue os itens seguintes.
Durante a construção de diagramas de classe associados a SGBDs relacionais, é possível gerar o modelo físico do banco de dados a partir de uma ferramenta CASE.
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Com relação à análise de sistemas e engenharia de software, julgue os itens seguintes.
O uso de análise de sistemas aumenta a eficiência da atividade para criação de processos em TI.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da engenharia de software e dos ciclos de vida, julgue os seguintes itens.
No desenvolvimento iterativo, em cada iteração, tipicamente inicia-se com um subconjunto dos requisitos e desenvolve-se um produto intermediário, que é um subconjunto do produto final. Ao longo das iterações, o projeto e os requisitos podem ser modificados de acordo com as necessidades. O projeto pode ser melhorado na medida em que os requisitos são mais bem entendidos.
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Acerca da engenharia de software e dos ciclos de vida, julgue os seguintes itens.
A disciplina de análise foca a obtenção de uma representação concisa dos requisitos que independa da plataforma na qual o sistema será implementado. A disciplina de projeto modifica e detalha os resultados da análise para tornar possível a implementação. No projeto, podem ser acrescentados atributos e métodos às classes identificadas na análise, mas essas classes não podem ser removidas no projeto nem ser decompostas em outras classes.
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Acerca das métricas de software, julgue os seguintes itens.
O número de linhas de código em um programa é uma métrica de software e pode ser calculado de várias formas. Por exemplo, podese definir uma linha de código como sendo uma linha física do texto do programa, que não seja um comentário, ou uma linha em branco e que independa do número de enunciados ou de fragmentos de enunciados na linha.
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Acerca das métricas de software, julgue os seguintes itens.
Uma função pode ser definida como uma coleção de instruções que realizam uma tarefa. Em uma função, pode-se também ter declarações de parâmetros formais e de variáveis locais manipuladas pelas instruções. A métrica denominada pontos de função (function points) é igual ao número de funções em um programa. Essa métrica possibilita uma medição precisa da complexidade de um programa.
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Acerca das métricas de software, julgue os seguintes itens.
As métricas de software podem focar o produto, o processo ou o projeto. Uma métrica de produto descreve aspectos como tamanho e complexidade do produto. Uma métrica de processo descreve aspectos como a eficiência na remoção dos defeitos. Uma métrica de projeto descreve aspectos como o número de desenvolvedores e os custos. As métricas de qualidade de software podem ser consideradas como sendo um subconjunto das métricas de software.
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Acerca do Rational Unified Process (RUP), julgue os seguintes itens.
As iterações são organizadas nas fases de concepção, elaboração, construção e transição. A concepção produz uma versão preliminar executável da arquitetura e um manual preliminar para os usuários. A elaboração produz todos os modelos finalizados. A construção produz uma versão final dos manuais destinados aos usuários e os materiais destinados aos treinamentos.
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Acerca do Rational Unified Process (RUP), julgue os seguintes itens.
Ao longo das diversas iterações, ocorrem atividades relacionadas às disciplinas de modelagem do negócio, captura dos requisitos, análise, projeto, implementação e teste. O planejamento das iterações ocorre no início do desenvolvimento e não há atividades de planejamento ao longo das iterações. As iterações são realizadas em seqüência e não podem ocorrer em paralelo.
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