Questões de Ciência da Computação do ano 2006

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao modelo SW-CMM, que trata da maturidade (capacitação em processos de software) nas organizações, das opções abaixo, aquela que corresponde ao nível em que a organização escolhe as rotinas e os processos são padronizados, é conhecida como nível:

  • A.

    1 (inicial);

  • B.

    2 (repetitivo);

  • C.

    3 (definido);

  • D.

    4 (gerido);

  • E.

    5 (otimizante).

Julgue os seguintes itens, relativos à tarefa de classificação, a qual consiste em aprender uma função (construir um modelo) que mapeie um item de dado para uma entre várias classes pré-definidas. O aprendizado usado na tarefa de classificação é nãosupervisionado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos padrões de projeto orientados a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    O Facade pode ser usado quando se deseja prover uma interface simples para um subsistema complexo; existem muitas dependências entre clientes e as classes que implementam uma abstração.

  • B.

    Pode-se usar o Decorator quando um sistema deve ser configurado com uma entre várias famílias de produtos; uma família de produtos relacionados foi projetada para ser usada em conjunto.

  • C.

    O Adapter pode ser usado quando objetos se comunicam de forma definida, mas complexa; as interdependências entre os objetos são difíceis de entender; o reúso está sendo dificultado, pois um objeto se comunica com vários outros.

  • D.

    Pode-se usar o Builder quando o comportamento de um objeto muda em tempo de execução e depende do seu estado; as operações têm múltiplos enunciados condicionais que dependem do estado do objeto.

Um analista está tomando como base a metodologia de Pontos de Função para avaliar a complexidade de duas funcionalidades. A primeira é uma Entrada Externa (EE) com 14 TDs e 1 ARs, e a segunda funcionalidade é uma Saída Externa (SE) com 8 TDs e 3 ARs. Considerando que TD = Tipo de Dado (campo único, não repetido e reconhecido pelo usuário) e AR = Arquivos Referenciados, em termos de complexidade, como podem ser classificadas, respectivamente, estas funcionalidades?

  • A.

    Simples e média.

  • B.

    Simples e complexa

  • C.

    Média e simples.

  • D.

    Média e média

  • E.

    Média e complexa.

O gerente de um projeto foi informado, por sua equipe, que uma determinada atividade de caminho crítico apresenta um valor esperado de 38 dias e existe cerca de 95,44% de chance de a mesma ser concluída entre 30 e 46 dias. Sabendo-se que foi utilizado PERT para as estimativas apresentadas, qual das opções a seguir apresenta, em dias, uma possível configuração para as estimativas otimista, mais provável e pessimista, respectivamente, para esta atividade?

  • A.

    20, 39 e 52

  • B.

    22, 39 e 50

  • C.

    22, 40 e 46

  • D.

    24, 40 e 44

  • E.

    25, 40 e 43

Para os diagramas utilizados na Análise Estruturada são

feitas as afirmativas abaixo.

I – Se um DFD e um DTE estão em equilíbrio, cada fluxo

de controle que sai na bolha de controle deve estar associado

a uma condição apropriada no correspondente

diagrama de transições de estado.

II – O interior de um processo de controle de um DFD pode

ser modelado por um DTE o qual pode apresentar um

ou mais níveis.

III – Os estados do DTE devem estar representados por relacionamentos

no DER sendo esta uma condição

necessária, porém não suficiente para o equilíbrio entre

um DTE e um DER.

IV – Se houver um depósito no DFD que não apareça no

DER, ou se houver um tipo de objeto ou um relacionamento

no DER que não apareça no DFD, os diagramas

não estão em equilíbrio.

V – Em um dicionário de dados a definição

pedido = id + 1{item}5 + (vendedor), indica que o

elemento pedido é formado pelo elemento id que é

obrigatório, por um e no máximo cinco itens e pelo

elemento vendedor que não é obrigatório.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de alinhamento estratégico para gerência de projetos corporativos, julgue os próximos itens, com respeito a gerenciamento de projetos e recursos de TI.

No cenário organizacional apresentado, todas as classes de pessoas posicionadas no círculo externo são stakeholders e, entre elas, são estabelecidas redes de interesses conflitantes que devem ser gerenciadas fundamentalmente pelos gerentes dos recursos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de alinhamento estratégico para gerência de projetos corporativos, julgue os próximos itens, com respeito a gerenciamento de projetos e recursos de TI.

O emprego do termo comunicação (Communication), no anel interno da figura (Collaboration & Communication), refere-se ao estabelecimento de uma rede de comunicação de dados adequada à execução dos projetos corporativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de alinhamento estratégico para gerência de projetos corporativos, julgue os próximos itens, com respeito a gerenciamento de projetos e recursos de TI.

O gerenciamento de portfolio, diferentemente do gerenciamento de projetos, pouco depende de uma abordagem para gerenciamento de riscos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de alinhamento estratégico para gerência de projetos corporativos, julgue os próximos itens, com respeito a gerenciamento de projetos e recursos de TI.

O gerenciamento de projetos, diferentemente do gerenciamento de portfolio, pouco depende de uma abordagem para diversificação de investimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...