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Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a figura acima, que apresenta uma relação entre processos de TI, julgue os itens seguintes, acerca de padrões PMI, ITIL, gestão de projeto e gestão de processos ISO.
Os processos de Release Management estão diretamente relacionados com a implantação de mudanças de configuração no ambiente de TI, composto, entre outras coisas, por dispositivos e software.
Em relação ao gerenciamento da qualidade, das opções seguintes, aquela que só contém ferramentas de controle de qualidade é:
histograma, lista de verificação (checklist), diagrama de ishikawa e fluxograma de sistemas de processo;
lista de verificação (checklist), técnica delphi, diagrama de ishikawa e fluxograma de sistemas de processo;
técnica delphi, histograma, diagrama de ishikawa e fluxograma de sistemas de processo;
diagrama de ishikawa, histograma, lista de verificação (checklist) e técnica delphi;
fluxograma de sistemas de processo, técnica delphi, lista de verificação (checklist) e histograma.
Em relação aos critérios de qualidade na fase de projeto tecnológico, fatores tais como reorganização de índices, compressão de dados e limpeza de arquivos, são fatores que contribuem para o critério conhecido como:
completeza;
segurança contra acessos indevidos;
interatividade;
performance;
segurança contra perdas (confiabilidade).
Com relação ao tempo de desenvolvimento de um produto e o custo desse desenvolvimento, pode-se afirmar que:
Custo é tão importante quanto o cronograma.
A precisão nos cronogramas é mais importante que a precisão nos custos, pois os custos adicionais podem ser absorvidos por várias vendas, já o não cumprimento do cronograma reduz o impacto do produto no mercado.
Não há relação entre custo e cronograma.
A precisão nos custos é mais importante que a precisão nos cronogramas, pois os custos adicionais criam insatisfação dos clientes; entretanto, se não for cumprido o cronograma é feito outro estudo e estabelecido novo cronograma.
Nenhuma das afirmações anteriores é verdadeira.
Com relação à identificação, padronização, medição e controle de processos de desenvolvimento de software é correto afirmar que
o gerenciamento de comunicação tem foco nos problemas potenciais que estão sendo identificados e controlados antes que ocorram realmente.
devem fornecer uma orientação para coletar métricas que forneçam informações, permitindo determinar a eficiência e eficácia da equipe executora das tarefas e o nível da qualidade de seus produtos de trabalho (deliverables).
os esforços e os custos adicionais para o projeto são medidos e controlados pelo Gerenciamento de Configuração do Projeto.
os processos de controle de qualidade ajudarão a equipe do projeto a compreender as necessidades do cliente. Com as necessidades bem definidas, a equipe pode executar técnicas de garantia de qualidade para coletar os requisitos do cliente.
Processos estatísticos podem ser utilizados para a identificação, padronização, medição e controle de processos de desenvolvimento de software. Com relação ao uso das Cartas (ou Gráfi cos) de Controle para esse fim, é correto afirmar que
elas indicam que um processo sob controle é aquele sujeito à ação de causas especiais e livre de causas aleatórias.
seus limites são determinados com base na média e no desvio-padrão da distribuição da variável X quando o processo está isento de causas especiais.
um ponto acima do limite superior de um gráfico de controle indica que o processo está se aproximando da sua meta de controle. De forma oposta, um ponto abaixo do limite inferior indica o afastamento da meta de controle.
processos destinados ao controle de qualidade de desenvolvimento devem assumir 100% como meta para confecção de Cartas de Controle, tendo 0% como limite inferior e limite superior igual à meta. Nesses casos o desvio-padrão do processo tende a 0%.
uma amostra que indique um ponto acima ou abaixo do limite representado por 5 sigmas, onde sigma é igual ao desvio-padrão da amplitude das últimas 25 amostras, indica uma tendência de melhoria contínua do processo.
O trabalho associado com o produto e os processos da engenharia de software pode ser categorizado em três fases genéricas, independentemente da área de aplicação, do tamanho do projeto ou de sua complexidade, e cada fase focaliza uma ou mais questões feitas anteriormente. Com base nesse enunciado, considere as afirmativas abaixo:
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
O modelo CMM (Capability Maturity Model), com o objetivo de estabelecer um padrão de qualidade do software, indica que no nível 3 uma organização possui um processo de desenvolvimento
repetível.
definido.
inicial.
otimizado.
gerenciado.
De acordo com o PMI, um projeto é um empreendimento temporário, cuja condução envolve processos que visam ao seu gerenciamento. O agrupamento desses processos caracteriza passos básicos como, por exemplo, o de Controle, que busca a garantia de que os objetivos são alcançados por meio
de ações de mitigação quando da ocorrência de cada risco identificado.
do monitoramento e medição regular do progresso, identificando as variações no plano e tomando as ações corretivas conforme a necessidade.
da realização de ações de contingência no momento da identificação dos riscos para o projeto.
do constante aumento de recursos humanos e financeiros sempre que forem identificados desvios nos processos do projeto.
da prototipação e, quando necessário, da redução dos requisitos do projeto.
Em relação à maturidade das organizações, os conceitos de melhoria dos processos de software podem ser estudados através do modelo CMM (Capability Maturity Model). As atividades de análise e validação e proposição de ações futuras são enquadradas na fase conhecida como:
lições;
diagnóstico;
início
estabelecimento;
ação.
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