Questões de Ciência da Computação do ano 2006

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Considerando a figura acima, que apresenta uma relação entre processos de TI, julgue os itens seguintes, acerca de padrões PMI, ITIL, gestão de projeto e gestão de processos ISO.

Os processos de Release Management estão diretamente relacionados com a implantação de mudanças de configuração no ambiente de TI, composto, entre outras coisas, por dispositivos e software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao gerenciamento da qualidade, das opções seguintes, aquela que só contém ferramentas de controle de qualidade é:

  • A.

    histograma, lista de verificação (checklist), diagrama de ishikawa e fluxograma de sistemas de processo;

  • B.

    lista de verificação (checklist), técnica delphi, diagrama de ishikawa e fluxograma de sistemas de processo;

  • C.

    técnica delphi, histograma, diagrama de ishikawa e fluxograma de sistemas de processo;

  • D.

    diagrama de ishikawa, histograma, lista de verificação (checklist) e técnica delphi;

  • E.

    fluxograma de sistemas de processo, técnica delphi, lista de verificação (checklist) e histograma.

Em relação aos critérios de qualidade na fase de projeto tecnológico, fatores tais como reorganização de índices, compressão de dados e limpeza de arquivos, são fatores que contribuem para o critério conhecido como:

  • A.

    completeza;

  • B.

    segurança contra acessos indevidos;

  • C.

    interatividade;

  • D.

    performance;

  • E.

    segurança contra perdas (confiabilidade).

Com relação ao tempo de desenvolvimento de um produto e o custo desse desenvolvimento, pode-se afirmar que:

  • A.

    Custo é tão importante quanto o cronograma.

  • B.

    A precisão nos cronogramas é mais importante que a precisão nos custos, pois os custos adicionais podem ser absorvidos por várias vendas, já o não cumprimento do cronograma reduz o impacto do produto no mercado.

  • C.

    Não há relação entre custo e cronograma.

  • D.

    A precisão nos custos é mais importante que a precisão nos cronogramas, pois os custos adicionais criam insatisfação dos clientes; entretanto, se não for cumprido o cronograma é feito outro estudo e estabelecido novo cronograma.

  • E.

    Nenhuma das afirmações anteriores é verdadeira.

Com relação à identificação, padronização, medição e controle de processos de desenvolvimento de software é correto afirmar que

  • A. a diferença entre o que o cliente espera e o que a equipe do projeto entrega é uma medição focada no Gerenciamento de Contratação do Projeto.
  • B.

    o gerenciamento de comunicação tem foco nos problemas potenciais que estão sendo identificados e controlados antes que ocorram realmente.

  • C.

    devem fornecer uma orientação para coletar métricas que forneçam informações, permitindo determinar a eficiência e eficácia da equipe executora das tarefas e o nível da qualidade de seus produtos de trabalho (deliverables).

  • D.

    os esforços e os custos adicionais para o projeto são medidos e controlados pelo Gerenciamento de Configuração do Projeto.

  • E.

    os processos de controle de qualidade ajudarão a equipe do projeto a compreender as necessidades do cliente. Com as necessidades bem definidas, a equipe pode executar técnicas de garantia de qualidade para coletar os requisitos do cliente.

Processos estatísticos podem ser utilizados para a identificação, padronização, medição e controle de processos de desenvolvimento de software. Com relação ao uso das Cartas (ou Gráfi cos) de Controle para esse fim, é correto afirmar que

  • A.

    elas indicam que um processo sob controle é aquele sujeito à ação de causas especiais e livre de causas aleatórias.

  • B.

    seus limites são determinados com base na média e no desvio-padrão da distribuição da variável X quando o processo está isento de causas especiais.

  • C.

    um ponto acima do limite superior de um gráfico de controle indica que o processo está se aproximando da sua meta de controle. De forma oposta, um ponto abaixo do limite inferior indica o afastamento da meta de controle.

  • D.

    processos destinados ao controle de qualidade de desenvolvimento devem assumir 100% como meta para confecção de Cartas de Controle, tendo 0% como limite inferior e limite superior igual à meta. Nesses casos o desvio-padrão do processo tende a 0%.

  • E.

    uma amostra que indique um ponto acima ou abaixo do limite representado por 5 sigmas, onde sigma é igual ao desvio-padrão da amplitude das últimas 25 amostras, indica uma tendência de melhoria contínua do processo.

O trabalho associado com o produto e os processos da engenharia de software pode ser categorizado em três fases genéricas, independentemente da área de aplicação, do tamanho do projeto ou de sua complexidade, e cada fase focaliza uma ou mais questões feitas anteriormente. Com base nesse enunciado, considere as afirmativas abaixo:

  • A.

    Somente a afirmativa 1 é verdadeira

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

O modelo CMM (Capability Maturity Model), com o objetivo de estabelecer um padrão de qualidade do software, indica que no nível 3 uma organização possui um processo de desenvolvimento

  • a.

    repetível.

  • b.

    definido.

  • c.

    inicial.

  • d.

    otimizado.

  • e.

    gerenciado.

De acordo com o PMI, um projeto é um empreendimento temporário, cuja condução envolve processos que visam ao seu gerenciamento. O agrupamento desses processos caracteriza passos básicos como, por exemplo, o de Controle, que busca a garantia de que os objetivos são alcançados por meio

  • A.

    de ações de mitigação quando da ocorrência de cada risco identificado.

  • B.

    do monitoramento e medição regular do progresso, identificando as variações no plano e tomando as ações corretivas conforme a necessidade.

  • C.

    da realização de ações de contingência no momento da identificação dos riscos para o projeto.

  • D.

    do constante aumento de recursos humanos e financeiros sempre que forem identificados desvios nos processos do projeto.

  • E.

    da prototipação e, quando necessário, da redução dos requisitos do projeto.

Em relação à maturidade das organizações, os conceitos de melhoria dos processos de software podem ser estudados através do modelo CMM (Capability Maturity Model). As atividades de análise e validação e proposição de ações futuras são enquadradas na fase conhecida como:

  • A.

    lições;

  • B.

    diagnóstico;

  • C.

    início

  • D.

    estabelecimento;

  • E.

    ação.

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