Questões de Ciência da Computação do ano 2007

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na programação orientada a objetos, utilizando a linguagem de programação Java, podemos afirmar:

I. As classes internas que possuem nomes, somente podem ser definidas como private, enquanto as classes anônimas podem ser definidas tanto como public como protected.

II. Uma classe abstrata não pode ser instanciada diretamente, podendo somente ser instanciada quando utilizada como uma superclasse.

III. Os métodos declarados como final em uma superclasse não podem ser sobrescritos por suas subclasses.

IV. Quando um objeto de uma subclasse é instanciado, um construtor da superclasse pode ser executado por meio de uma chamada explícita, através da referência denominada super.

O correto está apenas em:

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I e II.

Acerca da programação orientada a objetos, julgue os próximos itens.

Na programação orientada a objetos, deve-se procurar maximizar, em cada classe, a quantidade de atributos e métodos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na programação orientada a objeto, uma classe define o comportamento dos objetos através de

  • a. atributos.
  • b. métodos.
  • c. estado.
  • . procedimentos.
  • e. iteração.

Na programação orientada a objeto

  • a.

    Abstração é o mecanismo utilizado para impedir o acesso direto ao estado de um objeto, disponibilizando externamente apenas os métodos que alteram estes estados.

  • b.

    há Herança Múltipla quando uma super-classe possui mais de uma sub-classe.

  • c.

    Encapsulamento consiste na aglutinação de aspectos internos e externos de um objeto.

  • d.

    Herança (ou generalização) é o mecanismo pelo qual uma classe (subclasse) pode estender outra classe (superclasse), aproveitando seus comportamentos e estados possíveis.

  • e.

    Polimorfismo é o mecanismo pelo qual um objeto utiliza os recursos de outro.

Quando objetos diferentes recebem uma mesma mensagem e cada um produz um resultado diferente, trata-se na orientação a objetos, do conceito de

  • A.

    persistência.

  • B.

    hereditariedade.

  • C.

    polimorfismo.

  • D.

    encapsulação.

  • E.

    abstração.

NÃO se trata de uma tarefa do processo de programação orientado a objetos:

  • A.

    elaborar codificação procedural.

  • B.

    modificar métodos.

  • C.

    acrescentar dados.

  • D.

    derivar sub-classes.

  • E.

    localizar classes-pai relevantes.

Analise as seguintes afirmações sobre o conceito de Objetos da Programação Orientada a Objetos.

I. Os objetos da programação orientada a objetos são responsáveis por definir a forma e a estrutura que os dados de um programa possuem.

II. Na programação orientada a objetos, a estrutura dos programas é baseada nos objetos e não, nas funções do programa.

III. Objeto é um dos principais conceitos da programação orientada a objetos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E.

    I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre conceitos fundamentais da Programação Orientada a Objetos.

I. Na programação orientada a objetos, os atributos definem as propriedades que um objeto possui.

II. Cada objeto possui comportamentos associados os quais são definidos através de operações chamadas de métodos.

III. De um modo geral, métodos e atributos de um objeto possuem uma visibilidade de acesso associada, a qual é responsável por definir como eles podem ser acessados, isto é, lidos ou modificados.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre Programação Orientada a Objetos.

I. Uma classe define propriedades e comportamentos, ou seja, atributos e métodos, que objetos de determinado tipo possuem.

II. De um modo geral, cada classe define um novo tipo que pode ser utilizado no programa.

III. Algumas linguagens orientadas a objetos permitem a criação de objetos, sem estarem associados a uma classe específica.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas III.

Analise as seguintes afirmações sobre Generalização e Especialização na Programação Orientada a Objetos.

I. Um dos principais conceitos da Programação Orientada a Objetos é o de herança. Esse conceito permite criar hierarquia de classes/tipos que definem generalizações e especializações de tipos.

II. Com o uso de herança, cria-se a noção de superclasse e subclasse. Uma superclasse é a especialização de uma subclasse, enquanto uma subclasse é a generalização de uma superclasse.

III. Uma subclasse herda os atributos e os métodos da superclasse, podendo definir novos atributos e métodos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I e III.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.
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