Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre conceitos de Programação Orientada a Objetos.
I. Encapsulamento é um conceito, segundo o qual se deve restringir o acesso a decisões de projeto, por exemplo, impedindo o acesso direto aos atributos de um objeto.
II. Normalmente o acesso aos atributos de um objeto se dá através de um método de acesso, o qual define uma interface de acesso a um atributo.
III. Outro importante conceito da orientação a objetos é o Polimorfismo, que é a habilidade que um objeto tem de possuir diferentes formas de ser executado.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao desenvolvimento orientado a objetos, julgue os seguintes itens.
A visibilidade de um membro de uma classe pode ser privada, pública ou protegida. Um atributo privado só pode ser acessado por métodos privados. Um atributo público só pode ser acessado por métodos públicos. Um atributo protegido só pode ser acessado por métodos protegidos.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao desenvolvimento orientado a objetos, julgue os seguintes itens.
Uma associação entre classes descreve ligações entre objetos. As ligações descritas por uma associação têm em comum a estrutura e a semântica. Uma associação descreve potenciais ligações entre objetos, assim como uma classe descreve potenciais objetos.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao desenvolvimento orientado a objetos, julgue os seguintes itens.
Em uma hierarquia de classes, uma superclasse tem atributos, métodos e associações comuns às subclasses. Uma subclasse pode acrescentar ou redefinir atributos e métodos, mas não associações. Uma instância de uma superclasse é automaticamente uma instância das suas subclasses.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca de processos e métodos para o desenvolvimento de programas orientados a objetos, julgue os seguintes itens.
Um modelo de casos de uso é suficiente para se avaliar se os cenários descritos são fáceis de serem executados pelos usuários e quanto treinamento será necessário para que os usuários executem os cenários. Além disso, um modelo de casos de uso enfoca os detalhes do projeto da interface com o usuário, tornando desnecessária a construção de protótipos para avaliar a usabilidade.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca de processos e métodos para o desenvolvimento de programas orientados a objetos, julgue os seguintes itens.
Ao se modelar um sistema web, pode-se construir diagramas UML. Em diagramas de classe, as páginas HTML podem ser representadas por classes estereotipadas. As interações entre objetos dessas classes podem ser documentadas criando-se diagramas de seqüência ou de colaboração.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, acerca de conceitos de modularização, linguagens de programação e programação orientada a objetos empregados no código apresentado
. I Na implementação da classe Queue foi usado o princípio de encapsulamento.
II O tipo Queue é polimórfico, no sentido de que qualquer tipo de objeto pode ser armazenado em uma instância da classe Queue.
III A classe Queue herda da classe Object e, desta forma, uma instância de Queue pode ser armazenada como um elemento de si própria.
IV A cauda corrente da fila é armazenada pela variável rear.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Existem várias técnicas que permitem definir os requisitos básicos de um sistema e possibilitam a construção de um modelo de análise orientado a objetos para o sistema. A respeito dessas técnicas, julgue os itens subseqüentes.
A modelagem classe-responsabilidade-colaboração fornece mecanismos para identificar e organizar as classes relevantes aos requisitos do sistema. Uma classe cumpre suas responsabilidades de duas maneiras: quando utiliza suas próprias operações ou quando colabora com outras classes.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Existem várias técnicas que permitem definir os requisitos básicos de um sistema e possibilitam a construção de um modelo de análise orientado a objetos para o sistema. A respeito dessas técnicas, julgue os itens subseqüentes.
A técnica de estrutura do modelo de classes e hierarquias pode utilizar o diagrama de classes da UML e relacionamentos de generalização e especialização para mostrar a estrutura de modelo de classes e as hierarquias entre classes resultantes. O relacionamento de generalização existe entre uma classe geral e classes mais específicas, enquanto o relacionamento de especialização ocorre quando uma mudança na especificação de uma classe pode trazer conseqüências para a outra classe pertencente ao relacionamento.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Existem várias técnicas que permitem definir os requisitos básicos de um sistema e possibilitam a construção de um modelo de análise orientado a objetos para o sistema. A respeito dessas técnicas, julgue os itens subseqüentes.
O modelo objeto-relacionamento faz uso de uma simbologia que foi adaptada das técnicas de modelagem entidaderelacionamento. Nesse modelo, não somente são identificados os relacionamentos entre objetos mas também são identificados os trajetos das mensagens.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...