Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando os modelos de maturidade (por exemplo: SW-CMM e CMMI) para organização desenvolvedora de software, é INCORRETO afirmar que
a gerência de mudanças tecnológicas é uma área mais básica do que a gerência de configuração.
a gerência de requisitos é uma área mais básica do que a engenharia de produtos de software.
o planejamento de projetos é uma área mais básica do que o planejamento de treinamentos.
os aspectos gerenciais têm prioridade sobre os aspectos técnicos do desenvolvimento.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas relativas ao CMMI.
I. O foco do nível "definido" de maturidade é prover a gestão básica do processo.
II. O modelo em estágios do CMMI define as mesmas áreas de processo, metas e práticas que o modelo contínuo.
III. Para atingir o nível "gerido" de capacitação, é necessário atender ainda a todos os critérios do nível "definido".
A análise permite concluir que
apenas a afirmativa I está correta.
apenas a afirmativa II está correta.
apenas a afirmativa III está correta.
todas as afirmativas estão corretas.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a figura acima, que apresenta os principais componentes do modelo CMMI, assinale a opção correta.
O modelo CMMI prescreve a existência de cinco níveis de maturidade de processo de software que podem ser atribuídos a uma organização, sendo os cinco níveis alcançados independentemente.
O modelo CMMI apresenta um conjunto de áreas de processos explicitamente voltadas para o gerenciamento de projetos de software, entre as quais incluem-se planejamento, monitoramento, controle e encerramento.
O modelo CMMI define quatro práticas genéricas, originalmente denominadas common features.
O alcance de níveis de capacidade no modelo CMMI está diretamente relacionado ao desempenho de metas específicas e, de forma indireta, ao desempenho de metas genéricas.
No modelo CMMI, não existem práticas específicas diretamente relacionadas a mais de uma meta específica.
São duas formas de representação do CMMI
em estágio e em "V".
em cascata e contínua.
em cascata e em espiral.
em estágio e contínua.
em cascata e clássica.
No modelo de estágios deo CMMI, são três áreas de processo no nível Gerido com foco na Gestão Básica de Projeto:
a Gestão de Requisitos o Planejamento de Projeto e o Monitoramento e Controle do Projeto
a Meditação e Análise, a Gestão Integrada do Projeto e a Definição do Processo Organizacional
o Foco do Processo Organizacional, o Planejameno de Projeto e a Gestão Quantitativa de Projeto
o Treinamento Organizacional, a Gestão Integrada do Projeto e o Planejamento de Projeto
Considere a seguinte definção em relação ao CMM:
A estrutura interna das caixas, isto é, as tarefas dentro do processo de software denominado Definido, são visíveis. A estrutura interna representa a maneira que o processo de software padrão é aplicado aos projetos específicos. Tanto os gerentes como os engenheiros compreendem seus papéis e responsabilidades no processo e entendem como suas atividades interagem entre si, em um nível apropriado de detalhes. A gerência se prepara de maneira pró-ativa para os riscos que possam surgir. As pessoas que não participam diretamente do projeto podem obter uma atualização rápida e precisa sobre sua situação porque os processos definidos permitem grande visibilidade das atividades do projeto.
Esta definição é aplicável ao nível de maturidade
1
2
3
4
5
A estrutura do CMMI apresenta algumas diferenças em relação ao CMM:
I. quanto aos níveis de maturidade, o foco do nível 2 de maturidade dos dois modelos se concentram nas práticas relacionadas com a gerência de projetos;
II. na representação por estágios, a única diferença é a inclusão, no CMMI, da Área de Processo Measurement and Analysis, que no SW-CMM era uma característica comum;
III. já para os demais níveis de maturidade, de modo resumido, as seguintes modificações foram introduzidas: no nível 3, duas novas PAs foram criadas − Risk Management e Decision Analysis and Resolution.
Está correto o que consta em
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. CMMI integra as disciplinas de engenharia de sistemas e de engenharia de software em um único framework de melhoria de processos.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. No tocante às disciplinas de engenharia de software, CMMI tem foco no desenvolvimento de software, o que inclui a manutenção corretiva e evolutiva, mas exclui a sua operação.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. CMMI tem uma abordagem de melhorias reconhecidas, organizadas em níveis de maturidade organizacional. Ainda que essa abordagem possibilite uma forma de escalonar o desenvolvimento organizacional, ela ainda é bastante complexa por considerar a maturidade organizacional como um todo. Desse modo, CMMI não pode ser aplicado em áreas de processo específicas dentro de uma organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...