Questões de Ciência da Computação do ano 2007

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A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. O nível de maturidade 2 do CMMI é usado para indicar uma maturidade do tipo gerenciado. Para atingir esse nível, é necessária a implementação em conformidade com áreas de processos básicas, como gerência de configuração e gerência de requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. Os níveis de maturidade 4 e 5 do CMMI estão associados, respectivamente, com o uso de sistemática de mensuração quantitativa e otimização continuada de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. CMMI integra as disciplinas de engenharia de sistemas e de engenharia de software em um único framework de melhoria de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. No tocante às disciplinas de engenharia de software, CMMI tem foco no desenvolvimento de software, o que inclui a manutenção corretiva e evolutiva, mas exclui a sua operação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. CMMI tem uma abordagem de melhorias reconhecidas, organizadas em níveis de maturidade organizacional. Ainda que essa abordagem possibilite uma forma de escalonar o desenvolvimento organizacional, ela ainda é bastante complexa por considerar a maturidade organizacional como um todo. Desse modo, CMMI não pode ser aplicado em áreas de processo específicas dentro de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. O nível de maturidade 2 do CMMI é usado para indicar uma maturidade do tipo gerenciado. Para atingir esse nível, é necessária a implementação em conformidade com áreas de processos básicas, como gerência de configuração e gerência de requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. Os níveis de maturidade 4 e 5 do CMMI estão associados, respectivamente, com o uso de sistemática de mensuração quantitativa e otimização continuada de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O CMM (Capability Maturity Model ) é uma metodologia de diagnóstico e avaliação de maturidade do desenvolvimento de softwares em uma organização. Ele descreve os estágios de maturidade através dos quais organizações passam enquanto evoluem o seu ciclo de desenvolvimento de software. Esses estágios são, na seqüência,

  • a.

    Inicial, Repetitivo, Definido, Gerenciado e Otimizado.

  • b.

    Básico, Evolutivo, Otimizado, Controlado e Gerenciado.

  • c.

    Inicial, Repetitivo, Definido, Otimizado e Gerenciado.

  • d.

    Básico, Evolutivo, Otimizado, Avançado e Gerenciado.

  • e.

    Inicial, Controlado, Evolutivo, Gerenciado e Otimizado.

Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de prestação de serviços de TI de uma organização, que também deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005 e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL. A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue os próximos itens.

O outsourcing das áreas de processos relativas ao elemento #3 da figura II aumentará a necessidade de controles relativos ao desenvolvimento terceirizado de software e sistemas. Assim, a contratante, caso adote um modelo de qualidade embasado no CMMI, deverá desenvolver maior capacidade em seus processos de aquisição e solução técnica de verificação e validação, em detrimento dos processos de gerenciamento de requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, considerando que, na proposta organizacional descrita na figura III, a empresa tenha implantado processos de gestão aderentes ao modelo CMMI-SW e encontrase no nível de maturidade 3.

As metas gerais do nível 3 da área de processos desenvolvimento de requisitos estarão satisfeitas, e, entre as atividades apresentadas, as que melhor satisfazem essas metas são as realizadas no escopo das atividades #10.

  • C. Certo
  • E. Errado
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