Questões de Ciência da Computação do ano 2007

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Acerca das técnicas de levantamento de requisitos, julgue os itens subseqüentes. A construção de um modelo de casos de uso é um meio para capturar requisitos funcionais com foco no valor dos requisitos para os usuários. Um caso de uso especifica uma seqüência de ações que o sistema pode realizar e que produzem resultados observáveis e de valor para os atores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de levantamento de requisitos, julgue os itens subseqüentes. Em um modelo de casos de uso, pode haver diferentes tipos de usuários representados por atores. Além de tipos de usuários, atores podem representar outros sistemas ou hardwares que interagem com o sistema a ser desenvolvido. Atores se comunicam com o sistema via casos de uso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos padrões de projeto, julgue os itens que se seguem. O padrão mediator define um objeto que encapsula como um conjunto de objetos interage. Esse padrão torna desnecessário que cada objeto armazene referências para todos os objetos com os quais interage e pode ser usado quando objetos se comunicam de forma definida, mas complexa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos padrões de projeto, julgue os itens que se seguem. O padrão adapter define uma família de algoritmos, permite o encapsulamento de algoritmos e possibilita a substituição desses algoritmos. Os algoritmos podem variar independentemente dos seus clientes. Esse padrão pode ser usado quando várias classes relacionadas diferirem apenas nos seus comportamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de levantamento de requisitos, julgue os itens subseqüentes. A construção de um modelo de casos de uso é um meio para capturar requisitos funcionais com foco no valor dos requisitos para os usuários. Um caso de uso especifica uma seqüência de ações que o sistema pode realizar e que produzem resultados observáveis e de valor para os atores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de levantamento de requisitos, julgue os itens subseqüentes. Em um modelo de casos de uso, pode haver diferentes tipos de usuários representados por atores. Além de tipos de usuários, atores podem representar outros sistemas ou hardwares que interagem com o sistema a ser desenvolvido. Atores se comunicam com o sistema via casos de uso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de engenharia de software, julgue os seguintes itens. A arquitetura de um software pode ser descrita segundo visões. Em uma visão lógica, é possível descrever as realizações dos casos de uso e documentar as classes e os subsistemas significativos. Em uma visão de processos, pode-se descrever a decomposição do software em processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de engenharia de software, julgue os seguintes itens. O ciclo de desenvolvimento de um software pode ser decomposto em iterações. Em uma iteração, pode haver atividades de requisitos, análise, projeto, implementação e teste. Um incremento produzido por uma iteração é a diferença entre os estados dos artefatos antes e após a iteração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da análise e do projeto orientados a objetos, julgue os próximos itens. Um modelo de análise de requisitos estrutura os requisitos com o objetivo facilitar o seu entendimento. As classes de análise podem ser conceituais e mapeáveis para o domínio da aplicação. Uma classe no modelo de análise pode ser uma abstração de classes no modelo de projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da análise e do projeto orientados a objetos, julgue os próximos itens. Os modelos de projeto podem facilitar a distribuição das atividades de implementação entre desenvolvedores. A realização de um caso de uso no modelo de projeto é uma colaboração que descreve como um caso de uso se realiza em termos das classes e objetos nos modelos de projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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