Questões de Ciência da Computação do ano 2007

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao conceito de interface na notação UML, pode-se afirmar:

I. É uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham semântica e o mesmo conjunto de atributos, de operações e de relacionamentos.

II. É uma coleção de operações usadas para especificar um serviço de uma classe ou componente.

III. Implementa um serviço que pode ser executado a partir de qualquer objeto, instância da classe que o define.

IV. Permite, Que uma interface situada entre dois componentes, permite quebrar a dependência direta entre os esses componentes.

V. Pode ser exportada por um componente e importada por outro.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. II, IV e V
  • B. II e V
  • C. I e III
  • D. I, II e IV
  • E. I, III e V

Em relação ao padrão de projeto MVC (model view controller), pode-se afirmar:

I. Desacopla o modelo (model) da sua visão (view) pelo estabelecimento de um protocolo de subscrição/notificação entre os mesmos.

.II. Consiste  três tipos de objetos: o modelo que é o objeto da aplicação; a visão que é a tela de apresentação para o usuário; e o controlador que define o modo como a interface reage às ações do usuário.

III. Permite que se modifique o modo como uma visão responde à ação do usuário, sem que se modifique a sua apresentação visual.

IV. Permite que se anexe múltiplas visões a um modelo, para prover diferentes apresentações do mesmoesse modelo. V. Permite que visões sejam organizadas de forma aninhada.

Está correta:

 

  • A. I, II, III, IV e V
  • B. apenas II, III e IV
  • C. apenas III, III e V
  • D. apenas I, II e IIIIV
  • E. apenas II e III

O texto, a seguir, contém lacunas que devem ser preenchidas.

Um teste de software para detecção de defeitos é __________________ quando faz com que o sistema opere _________________________, conseqüentemente, demonstrando a ___________________ de defeitos.

As lacunas são preenchidas, correta e respectivamente, por:

  • A. bem-sucedido / corretamente / ausência
  • B. malsucedido / corretamente / ausência
  • C. malsucedido / incorretamente / presença
  • D. bem-sucedido / incorretamente / presença
  • E. bem-sucedido / corretamente / presença

A análise de pontos de função é uma técnica utilizada para estabelecer uma medida da funcionalidade de um programa em unidades de pontos de função, visando avaliar a produtividade e a realização de estimativas em um projeto de software. Em relação a essa técnica, pode-se afirmar:

I. Os pontos de função são independentes de linguagem, desse modo, a produtividade, em diferentes linguagens de programação, pode ser comparada sem grandes distorções.

II. A análise de pontos de função é de natureza objetiva, não dependendo, portanto, de quem faz a contagem dos pontos.

III. A contagem dos pontos de função  baseia-se na avaliação das seguintes características dos programas: entradas e saídas externas; , interações com os usuários; , interfaces externas; e arquivos utilizados pelo sistema.

IV. A análise de pontos de função, não  leva em conta a complexidade geral do sistema, influenciada por fatores, tais como: o grau de processamento distribuído, o desempenho e a quantidade de reuso.

V. A análise de pontos de função é mais apropriada para sistemas de processamento de dados dominados por operações de entrada e saída.

Estão corretas apenas:

  • A. III, IV e V
  • B. I e V
  • C. II, III e IV
  • D. I, III e V
  • E. I, II, IV e V

Dentre os modelos de desenvolvimento de software, destaca-se a prototipagem. Sabe-se que existem dois tipos de prototipagem: a exploratória e a descartável. Essa classificação se dá segundo a compreensão dos requisitos do software que está sendo desenvolvido. Considerando essas informações, pode-se afirmar:

I. A prototipagem exploratória deve ser utilizada quando os requisitos do software estão bem compreendidos.

II. A prototipagem descartável deve ser utilizada quando os requisitos do software não estão bem compreendidos.

III. A especificação dos requisitos é de responsabilidade única do desenvolvedor,. na prototipagem exploratória e na prototipagem descartável.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I e III
  • B. I e II
  • C. II
  • D. II e III
  • E. I

A utilização do modelo cascata de desenvolvimento de software é recomendada quando:

  • A. a possibilidade da decomposição funcional existe.
  • B. os requisitos são bem compreendidos desde o início.
  • C. a equipe de desenvolvimento é bem treinada.
  • D. os incrementos são pequenos.
  • E. o resultado da análise de risco é satisfatório.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Análise de Pontos de Função consiste em uma técnica que visa medir o tamanho funcional de um software. Uma das etapas dessa medição determina o tipo de contagem de pontos de função que será utilizado. Estes tipos de contagem são os seguintes:

  • A.

    Contagem de um projeto de desenvolvimento, contagem de um projeto de especificação e contagem de um projeto de segurança.

  • B.

    Contagem de um projeto de melhoria, contagem de um projeto de desenvolvimento e contagem de uma aplicação.

  • C.

    Contagem de uma aplicação, contagem de uma baseline e contagem de um projeto de requisitos.

  • D.

    Contagem de uma baseline, contagem de um projeto de desenvolvimento e contagem de funções de transação

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O ciclo de vida de um sistema inicia quando ele é concebido a partir de uma percepção de uma necessidade e termina quando ele é retirado de operação ao final de sua vida útil. Durante esse período, constituído de várias etapas, uma delas é a fase de desenvolvimento, que ocorre a partir da criação de um projeto. Dentro dessa fase, os gerentes têm que enfrentar problemas e controlar variáveis que afetem o cumprimento das metas estabelecidas para o desenvolvimento do projeto. Um dos procedimentos para gerenciar o cronograma de desenvolvimento de um projeto é:

  • A.

    identificar no projeto os procedimentos necessários para interação do software com as pessoas, com o hardware do sistema e com outros produtos.

  • B.

    definir claramente todos os requisitos de desempenho que tenham influência direta na qualidade do produto.

  • C.

    incluir no cronograma do projeto todas as etapas necessárias à implantação do sistema, com elaboração dos cronogramas técnico, gerencial e financeiro

  • D.

    acompanhar o andamento do projeto, comparando o planejado com o realizado.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à modelagem comportamental, podemos afirmar que:

  • A.

    na UML, o comportamento dos objetos são modelados com o uso de diagramas de classes e de objetos.

  • B.

    o Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER) é a ferramenta utilizada no projeto estruturado para modelar o comportamento dinâmico das entidades.

  • C.

    o Diagrama de Seqüência é um dos modelos comportamentais definidos na UML. Ele representa a seqüência das interações entre os objetos, sendo considerado como um modelo dinâmico.

  • D.

    o Diagrama de Fluxo de Dados, utilizado na Análise Essencial é considerado um modelo estático, por isso não podemos classificá-lo como um modelo comportamental.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à prototipação de software, é correto afirmar:

I. A prototipação do software pode apoiar as atividades dos processos de engenharia de requisitos, tais como o levantamento de requisitos e a validação desses requisitos.

II. Além de prover melhorias na especificação de um software, um protótipo também pode ser usado para treinar os usuários antes do sistema final ser entregue.

III. Como modelos de prototipação, a prototipação incremental ou descartável é adequada para a validação de requisitos em grandes sistemas, pois fornece um protótipo como um sistema funcional que evolui até o sistema final.

IV. A prototipação evolucionária é utilizada para que os requisitos funcionais sejam melhor entendidos, discutidos e avaliados pelo usuário final, sendo que, após essa avaliação, o protótipo é descartado dando lugar ao sistema final.

O correto está somente em:

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e II.

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