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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem a arquitetura são numerados de #1 a #5.
Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.
A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de software, julgue os itens a seguir.
O uso de XSLT, quando efetuado junto ao módulo servlet do elemento #3, da figura I, conferirá grande flexibilidade quanto ao uso de diferentes clientes http para a aplicação.
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Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de processo para desenho de sítios web, o qual contempla vários aspectos de engenharia de usabilidade, julgue os itens seguintes, relativos aos conceitos de engenharia de usabilidade e engenharia de software.
O modelo de processo mostrado apresenta elementos do paradigma iterativo e incremental.
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Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de processo para desenho de sítios web, o qual contempla vários aspectos de engenharia de usabilidade, julgue os itens seguintes, relativos aos conceitos de engenharia de usabilidade e engenharia de software.
As atividades que ocorrem no início do processo são menos sujeitas à automação que as atividades que ocorrem ao final do processo.
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Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de processo para desenho de sítios web, o qual contempla vários aspectos de engenharia de usabilidade, julgue os itens seguintes, relativos aos conceitos de engenharia de usabilidade e engenharia de software.
O uso de fontes sem serifa, como Times New Roman, seria uma recomendação adequada para figurar no guia de desenho de página visando a acessibilidade da mesma.
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Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de processo para desenho de sítios web, o qual contempla vários aspectos de engenharia de usabilidade, julgue os itens seguintes, relativos aos conceitos de engenharia de usabilidade e engenharia de software.
A macroestrutura de um storyboard seria mais adequadamente representada por um diagrama de estados em UML que por um diagrama de classes.
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Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de processo para desenho de sítios web, o qual contempla vários aspectos de engenharia de usabilidade, julgue os itens seguintes, relativos aos conceitos de engenharia de usabilidade e engenharia de software.
A análise e decomposição de tarefas de um usuário é normalmente representada por uma estrutura hierárquica e em árvore.
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De acordo com a norma ISO 17799, julgue os itens a seguir.
Os recursos e os ambientes de desenvolvimento, teste e produção devem interagir permanentemente para a obtenção da compatibilidade e da harmonia pretendida.
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Existem várias técnicas que permitem definir os requisitos básicos de um sistema e possibilitam a construção de um modelo de análise orientado a objetos para o sistema. A respeito dessas técnicas, julgue os itens subseqüentes.
O modelo de caso de uso pode ser utilizado como ferramenta para a definição de requisitos de um sistema, independentemente do método de análise utilizado. Os atores são entidades que interagem com o sistema, sendo que, em uma análise de requisitos, é adequado que apenas atores humanos sejam modelados, deixando para uma análise posterior atores como outros sistemas ou máquinas.
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Com relação a conceitos da engenharia de software cliente/servidor, julgue os itens que se seguem.
Em sistemas cliente/servidor, o diagrama de fluxo de dados pode ser usado para estabelecer a abrangência de um sistema, identificar as funções de alto nível e os assuntos das áreas de dados e permitir a decomposição das funções de alto nível.
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Com relação a conceitos da engenharia de software cliente/servidor, julgue os itens que se seguem.
Os sistemas cliente/servidor são desenvolvidos usando fases diferentes da engenharia de software: análise, projeto, construção e teste, já que o sistema evolui de um conjunto de requisitos de negócios gerais para uma coleção de componentes de software validados.
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