Questões de Ciência da Computação do ano 2007

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Dependendo da fase em que se encontre o desenvolvimento, é necessário dar maior prioridade a determinadas atividades da engenharia de requisitos. Sobre a Priorização de Atividades na Gerência de Requisitos de Software, analise as seguintes afirmações.

I. Atividades de identificação de requisitos, elicitação das necessidades dos stakeholders e captura de um vocabulário comum devem ser priorizadas nas primeiras iterações de um desenvolvimento de software.

II. A revisão de requisitos é um exemplo de atividade de requisito, normalmente executada mais no final do desenvolvimento do software.

III. Uma atividade que deve ser executada após a primeira iteração do desenvolvimento é a atividade de priorizar requisitos. Esta atividade utiliza o resultado de uma outra atividade de requisitos que deve ser executada ainda no início do desenvolvimento de software, a análise de riscos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre Arquitetura de Software.

I. A arquitetura de um software representa a estrutura do sistema, ou seja, quais são os elementos do software, suas propriedades/serviços externos e como estes se relacionam.

 II. São exemplos típicos de componentes de uma arquitetura de software: interface com o usuário (apresentação), lógica (regras) do negócio, comunicação e (armazenamento de) dados.

III. Cliente-servidor, repositório, invocação implícita e camadas são exemplos de arquiteturas de software.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre Implementação de Arquitetura em Camadas.

 I. Um disseminado tipo de arquitetura de software é a Arquitetura em Camadas. Nessa arquitetura, os elementos estão dispostos em 3 camadas (apresentação, negócio e dados).

II. Na arquitetura em camadas, os elementos ficam dispostos um sobre o outro, como camadas de uma lasanha. O elemento que se encontra na camada acima utiliza os serviços do elemento da camada abaixo, e um elemento só se relaciona com o elemento da camada imediatamente acima e com o elemento da camada imediatamente abaixo, se houver.

III. Um dos objetivos dessa arquitetura é que mudanças na implementação dos serviços de uma camada não devem afetar as demais, desde que as interfaces dos serviços oferecidos pelas camadas não sejam alteradas.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre UML.

I. UML é uma linguagem de modelagem de propósito geral, que tem como objetivo exclusivo a modelagem software e é utilizada pelo Rational Unified Process (RUP).

II. Existem diversos diagramas UML que lidam com os modelos funcional, de objeto e dinâmico e de validação de um sistema.

III. UML é uma linguagem que prevê sua extensibilidade através do uso de perfis (profiles) e estereótipos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre Diagrama de Classes.

I. O diagrama de classes é um diagrama UML, que modela a estrutura estática do sistema.

II. Informações que estão contidas no diagrama de classes são as classes do sistema, seus atributos e métodos bem como as relações existentes entre as classes.

III. São exemplos de relações entre classes em um diagrama de classes: agregação, associação, composição e especialização.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas III.

Analise as seguintes afirmações sobre Diagrama de casos de uso.

I. Um diagrama de casos de uso é uma representação gráfica detalhada dos casos de uso de um sistema.

II. Atores, casos de uso e relacionamentos são exemplos de elementos mais comuns encontrados em um diagrama de casos de uso.

III. São exemplos de relacionamentos entre casos de uso: include e extend.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre diagramas de interação UML.

I. Diagramas de interação são um subconjunto de digramas de comportamento. Diagramas de seqüência, de colaboração e de implantação são exemplos de diagramas de interação.

II. Diagramas de seqüência mostram como uma seqüência de eventos ocorre. Nesse tipo de diagramas, não há a noção de tempo/ordem de execução, sendo possível expressar a criação e a destruição de objetos, conforme os eventos ocorrem.

III. Diagramas de colaboração mostram as relações que existem entre os objetos bem como a ordem que mensagens transmitidas entre eles, através dessas relações.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

Acerca do diagrama de classes UML apresentado acima, julgue os seguintes itens.

Há uma associação unidirecional entre Classe1 e Classe2. Uma instância de Classe1 pode ter ligações (links) com instâncias de Classe3. Uma instância de Classe4 pode ter ligações com instâncias de Classe4.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do diagrama de classes UML apresentado acima, julgue os seguintes itens.

O relacionamento entre Classe4 e Classe2 é uma agregação. Classe5 realiza a Interface1 e depende da Interface2. Classe6 depende dos serviços descritos na Interface2 pois herda de Classe5.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao diagrama de seqüência UML mostrado acima, julgue os itens que se seguem.

A mensagem cadastrar enviada pela instância de TelaSelecao é assíncrona. As instâncias de TelaSelecao e TelaCadastro deixam de existir antes do final da interação descrita pelo diagrama. A mensagem validar é enviada de uma instância de CntrInteracao para outra instância dessa classe.

  • C. Certo
  • E. Errado
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