Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Dependendo da fase em que se encontre o desenvolvimento, é necessário dar maior prioridade a determinadas atividades da engenharia de requisitos. Sobre a Priorização de Atividades na Gerência de Requisitos de Software, analise as seguintes afirmações.
I. Atividades de identificação de requisitos, elicitação das necessidades dos stakeholders e captura de um vocabulário comum devem ser priorizadas nas primeiras iterações de um desenvolvimento de software.
II. A revisão de requisitos é um exemplo de atividade de requisito, normalmente executada mais no final do desenvolvimento do software.
III. Uma atividade que deve ser executada após a primeira iteração do desenvolvimento é a atividade de priorizar requisitos. Esta atividade utiliza o resultado de uma outra atividade de requisitos que deve ser executada ainda no início do desenvolvimento de software, a análise de riscos.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre Arquitetura de Software.
I. A arquitetura de um software representa a estrutura do sistema, ou seja, quais são os elementos do software, suas propriedades/serviços externos e como estes se relacionam.
II. São exemplos típicos de componentes de uma arquitetura de software: interface com o usuário (apresentação), lógica (regras) do negócio, comunicação e (armazenamento de) dados.
III. Cliente-servidor, repositório, invocação implícita e camadas são exemplos de arquiteturas de software.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
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Analise as seguintes afirmações sobre Implementação de Arquitetura em Camadas.
I. Um disseminado tipo de arquitetura de software é a Arquitetura em Camadas. Nessa arquitetura, os elementos estão dispostos em 3 camadas (apresentação, negócio e dados).
II. Na arquitetura em camadas, os elementos ficam dispostos um sobre o outro, como camadas de uma lasanha. O elemento que se encontra na camada acima utiliza os serviços do elemento da camada abaixo, e um elemento só se relaciona com o elemento da camada imediatamente acima e com o elemento da camada imediatamente abaixo, se houver.
III. Um dos objetivos dessa arquitetura é que mudanças na implementação dos serviços de uma camada não devem afetar as demais, desde que as interfaces dos serviços oferecidos pelas camadas não sejam alteradas.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
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Analise as seguintes afirmações sobre UML.
I. UML é uma linguagem de modelagem de propósito geral, que tem como objetivo exclusivo a modelagem software e é utilizada pelo Rational Unified Process (RUP).
II. Existem diversos diagramas UML que lidam com os modelos funcional, de objeto e dinâmico e de validação de um sistema.
III. UML é uma linguagem que prevê sua extensibilidade através do uso de perfis (profiles) e estereótipos.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
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Analise as seguintes afirmações sobre Diagrama de Classes.
I. O diagrama de classes é um diagrama UML, que modela a estrutura estática do sistema.
II. Informações que estão contidas no diagrama de classes são as classes do sistema, seus atributos e métodos bem como as relações existentes entre as classes.
III. São exemplos de relações entre classes em um diagrama de classes: agregação, associação, composição e especialização.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
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Analise as seguintes afirmações sobre Diagrama de casos de uso.
I. Um diagrama de casos de uso é uma representação gráfica detalhada dos casos de uso de um sistema.
II. Atores, casos de uso e relacionamentos são exemplos de elementos mais comuns encontrados em um diagrama de casos de uso.
III. São exemplos de relacionamentos entre casos de uso: include e extend.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
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Analise as seguintes afirmações sobre diagramas de interação UML.
I. Diagramas de interação são um subconjunto de digramas de comportamento. Diagramas de seqüência, de colaboração e de implantação são exemplos de diagramas de interação.
II. Diagramas de seqüência mostram como uma seqüência de eventos ocorre. Nesse tipo de diagramas, não há a noção de tempo/ordem de execução, sendo possível expressar a criação e a destruição de objetos, conforme os eventos ocorrem.
III. Diagramas de colaboração mostram as relações que existem entre os objetos bem como a ordem que mensagens transmitidas entre eles, através dessas relações.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do diagrama de classes UML apresentado acima, julgue os seguintes itens.
Há uma associação unidirecional entre Classe1 e Classe2. Uma instância de Classe1 pode ter ligações (links) com instâncias de Classe3. Uma instância de Classe4 pode ter ligações com instâncias de Classe4.
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Acerca do diagrama de classes UML apresentado acima, julgue os seguintes itens.
O relacionamento entre Classe4 e Classe2 é uma agregação. Classe5 realiza a Interface1 e depende da Interface2. Classe6 depende dos serviços descritos na Interface2 pois herda de Classe5.
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Com relação ao diagrama de seqüência UML mostrado acima, julgue os itens que se seguem.
A mensagem cadastrar enviada pela instância de TelaSelecao é assíncrona. As instâncias de TelaSelecao e TelaCadastro deixam de existir antes do final da interação descrita pelo diagrama. A mensagem validar é enviada de uma instância de CntrInteracao para outra instância dessa classe.
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