Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do ITIL, julgue os itens subseqüentes.
O gerenciamento de incidentes é um processo que visa reduzir os impactos adversos decorrentes de incidentes. Classificar, investigar, diagnosticar, resolver e recuperar incidentes são atividades nesse processo; custo médio por incidente é uma possível métrica para julgar o desempenho desse processo; ao longo do seu ciclo de vida, um incidente pode passar por diversos estados.
Acerca do ITIL, julgue os itens subseqüentes.
O processo de gerenciamento de problemas envolve solucionar problemas em resposta a incidentes, mas não identificar e solucionar problemas e erros conhecidos antes que incidentes ocorram; visa identificar a causas de incidentes, a sua solução e prevenção; uma possível saída desse processo são solicitações de alteração (request for change).
Acerca do ITIL, julgue os itens subseqüentes.
No gerenciamento de modificações (change management): solicitações de alteração (request for change) são possíveis entradas para o processo; deve-se atribuir uma prioridade a cada RFC considerando o impacto do problema e a urgência de solução; as modificações, antes de serem aprovadas, devem ser avaliadas considerando-se aspectos financeiros e técnicos.
Com relação à gestão de tecnologia da informação (TI) do ITIL, Versão 2, julgue os itens seguintes.
Gerenciamento do nível de serviço é um processo ITIL que trata de erros e dúvidas, levantados pelos usuários finais, quanto ao uso dos serviços de TI.
Com relação à gestão de tecnologia da informação (TI) do ITIL, Versão 2, julgue os itens seguintes.
Uma reclamação sobre o fornecimento dos serviços é um exemplo de requisição de serviço.
Com relação à gestão de tecnologia da informação (TI) do ITIL, Versão 2, julgue os itens seguintes.
No processo denominado gerenciamento financeiro para serviços de TI do ITIL, estão incluídas as negociações com o cliente sobre os valores cobrados pelos serviços de TI.
Com relação à gestão de tecnologia da informação (TI) do ITIL, Versão 2, julgue os itens seguintes.
O atributo denominado situação no banco de dados do gerenciamento da configuração (BDGC) ajuda a verificar quais itens de configuração estão em manutenção em um determinado momento.
A governança de tecnologia da informação (TI) é um conjunto de estruturas e processos que visa garantir que a TI suporte e maximize adequadamente os objetivos e estratégias de negócio da organização, adicionando valores aos serviços entregues, balanceando os riscos e obtendo o retorno sobre os investimentos em TI. Diversas metodologias e ferramentas vêm sendo propostas para prover governança dos processos de TI, suas infra-estruturas e recursos, tais como CMMI, ITIL e COBIT. Acerca dessas metodologias, julgue os itens a seguir.
ITIL e COBIT são metodologias para estabelecimento de governança de serviços de TI que usam abordagens alternativas, não sendo conciliáveis entre si.
A governança de tecnologia da informação (TI) é um conjunto de estruturas e processos que visa garantir que a TI suporte e maximize adequadamente os objetivos e estratégias de negócio da organização, adicionando valores aos serviços entregues, balanceando os riscos e obtendo o retorno sobre os investimentos em TI. Diversas metodologias e ferramentas vêm sendo propostas para prover governança dos processos de TI, suas infra-estruturas e recursos, tais como CMMI, ITIL e COBIT. Acerca dessas metodologias, julgue os itens a seguir.
ITIL é, essencialmente, um guia de melhores práticas de governança de TI.
A figura acima, adaptada de ocg.gov.uk, apresenta a organização do suporte a serviços de TI conforme o modelo ITIL 2, na qual os nomes de alguns elementos do modelo foram substituídos pelos números de #1 a #7. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de modelos de gestão de tecnologia da informação.
A seqüência correta de gerências na figura, que forma os elementos nomeados de #2 a #6 é: incidentes, problemas, mudanças, releases e configuração. A gerência #6 é responsável pela guarda da base de informações indicada por #7.
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