Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.
Um ponteiro é um tipo de objeto destinado a armazenar dados cujos valores devem ser calculados a partir de posições predefinidas na memória.
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Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.
A sobreposição (overriding) é a funcionalidade pela qual duas instâncias de uma classe podem compartilhar, no todo ou em parte, determinada área da memória.
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Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.
Uma das conseqüências do encapsulamento de dados e funções em uma classe é a interdição de reutilização do código dessa classe em subclasses.
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Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.
O envio de uma mensagem permite a um objeto solicitar a outro objeto o acionamento de uma operação da classe deste último, sem que o primeiro tenha conhecimento do modo específico de implementação dessa operação.
Associado à programação orientada a objetos, um conceito-chave é
encapsulamento.
objeto.
propriedade.
mensagem.
classe.
Comparativamente com a análise estruturada, a análise orientada a objetos leva em consideração, na seqüência de importância, os componentes
dados, processos e controles.
dados, controles e processos.
processos, controles e dados.
processos, dados e controles.
controles, dados e processos.
Na POO (Programação Orientada a Objetos), qual o princípio em que duas ou mais classes, derivadas de uma mesma superclasse, podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura), mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada?
Herança múltipla
Encapsulamento
Polimorfismo
Abstração
Reuso
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Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.
Alguns padrões de criação como o Prototype, o Proxy e o Façade não são adequados para a programação orientada a objetos.
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Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.
No polimorfismo, que é um tipo de padrão GRASP, um mesmo método pode apresentar várias formas.
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A orientação a objetos favorece a aplicação de diversos conceitos considerados fundamentais para o desenvolvimento de programas. Acerca das definições relacionadas à orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
A abstração foca os aspectos essenciais a um objeto, o que permite ao desenvolvedor concentrar-se no que um objeto é, antes de decidir como será implementado.
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