Questões de Ciência da Computação do ano 2008

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Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

Um ponteiro é um tipo de objeto destinado a armazenar dados cujos valores devem ser calculados a partir de posições predefinidas na memória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

A sobreposição (overriding) é a funcionalidade pela qual duas instâncias de uma classe podem compartilhar, no todo ou em parte, determinada área da memória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

Uma das conseqüências do encapsulamento de dados e funções em uma classe é a interdição de reutilização do código dessa classe em subclasses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

O envio de uma mensagem permite a um objeto solicitar a outro objeto o acionamento de uma operação da classe deste último, sem que o primeiro tenha conhecimento do modo específico de implementação dessa operação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Associado à programação orientada a objetos, um conceito-chave é

  • A.

    encapsulamento.

  • B.

    objeto.

  • C.

    propriedade.

  • D.

    mensagem.

  • E.

    classe.

Comparativamente com a análise estruturada, a análise orientada a objetos leva em consideração, na seqüência de importância, os componentes

  • A.

    dados, processos e controles.

  • B.

    dados, controles e processos.

  • C.

    processos, controles e dados.

  • D.

    processos, dados e controles.

  • E.

    controles, dados e processos.

Na POO (Programação Orientada a Objetos), qual o princípio em que duas ou mais classes, derivadas de uma mesma superclasse, podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura), mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada?

  • A.

    Herança múltipla

  • B.

    Encapsulamento

  • C.

    Polimorfismo

  • D.

    Abstração

  • E.

    Reuso

Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.

Alguns padrões de criação como o Prototype, o Proxy e o Façade não são adequados para a programação orientada a objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.

No polimorfismo, que é um tipo de padrão GRASP, um mesmo método pode apresentar várias formas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A orientação a objetos favorece a aplicação de diversos conceitos considerados fundamentais para o desenvolvimento de programas. Acerca das definições relacionadas à orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

A abstração foca os aspectos essenciais a um objeto, o que permite ao desenvolvedor concentrar-se no que um objeto é, antes de decidir como será implementado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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