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Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A orientação a objetos favorece a aplicação de diversos conceitos considerados fundamentais para o desenvolvimento de programas. Acerca das definições relacionadas à orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
A abstração impede decisões de desenvolvimento ou de implementação quando há um problema a ser resolvido.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, é correto afirmar que
métodos abstratos são aqueles que não devem ser redefi nidos em classes derivadas, devem ser herdados tal como foram definidos.
métodos estáticos são aqueles que, ao serem executados, não acessam atributos de instância da classe.
métodos finais, também conhecidos como finalizadores ou destrutores, são chamados na destruição de uma instância.
métodos construtores são métodos chamados sobre um objeto quando ele é criado. Em Java, os construtores têm o mesmo nome da classe da qual são membros e o tipo retornado por eles é especificado na sua definição.
métodos de classe são aqueles que executam operações que afetam objetos individuais da classe.
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A programação orientada a objetos é baseada em diversos conceitos, tais como encapsulamento, herança, polimorfismo e abstração. Com relação a esses conceitos, é correto afirmar que
o conceito de encapsulamento é alcançado por meio da definição da visibilidade pública aos atributos e métodos.
herança é um mecanismo que permite que uma classe herde todo o comportamento e os atributos de outra classe. Em Java, pode-se implementar tanto a herança única quanto a herança múltipla.
interface pode ser considerada como a forma com que um objeto se apresenta para outros, no que diz respeito aos seus atributos e métodos. Em Java, uma mesma classe não pode implementar mais de uma interface.
polimorfismo é o uso de um mesmo nome para identificar diferentes implementações dos métodos. Seu uso é comum na definição de construtores, em que os mesmos podem ser implementados em diferentes versões para as diferentes formas de se instanciar a classe.
para uma classe ser considerada abstrata, todos os seus métodos devem ser abstratos. Em Java, para se definir uma classe abstrata deve-se utilizar a palavra chave "abstract" no início de sua declaração.
Considere a parte de um diagrama de classes mostrada na figura abaixo:
Nesse diagrama, a classe X é uma subclasse das classes Y e Z. Tanto a classe Y como a classe Z têm um método m. Inicialmente X utilizava o método m ( ) da classe Z, mas passou a utilizar o método m ( ) da classe Y. Nessa situação, assinale a alternativa correta.
A classe Z necessita ser testada novamente.
Não é necessário testar a classe X porque ela usa o mesmo método m.
A classe X deve ser novamente testada, pois há uma mudança de contexto.
Se m tiver passado no teste de unidade então não há necessidade de testar novamente a classe X.
Se Y e Z tiverem passado no teste de integração, então não há necessidade de testar novamente a classe X.
Uma série de modelos pode ser produzida durante um projeto orientado a objetos. O projeto inclui modelos estáticos e dinâmicos. Um modelo que é considerado dinâmico é o de:
seqüência.
classe.
associação.
contexto.
generalização.
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Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.
Ao se retornar um valor de função declarada como void, como ocorre entre as linhas de 24 a 29, produz-se erro de sintaxe.
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Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.
Não há como se chamar uma função membro de uma classe até se criar um objeto dessa classe.
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Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.
Na linguagem C++, a definição de uma função dentro de outra função gera erro de sintaxe.
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Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.
Os rótulos public (l.11) e private (l.30) na linguagem C++ são denominados especificadores de acesso. A tentativa de uma função que não seja membro de uma classe particular, ou friend dela, de acessar um membro private dessa classe gera erro de compilação.
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Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.
O atributo courseName (l.31), por ter sido especificado de acesso private, não pode ser acessado por funções deslocadas exteriormente à classe GradeBook, como na função main (l.33), ou por funções deslocadas exteriormente à classe como na função-membro de outras classes no programa.
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