Questões de Ciência da Computação do ano 2008

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A orientação a objetos favorece a aplicação de diversos conceitos considerados fundamentais para o desenvolvimento de programas. Acerca das definições relacionadas à orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

A abstração impede decisões de desenvolvimento ou de implementação quando há um problema a ser resolvido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, é correto afirmar que

  • A.

    métodos abstratos são aqueles que não devem ser redefi nidos em classes derivadas, devem ser herdados tal como foram definidos.

  • B.

    métodos estáticos são aqueles que, ao serem executados, não acessam atributos de instância da classe.

  • C.

    métodos finais, também conhecidos como finalizadores ou destrutores, são chamados na destruição de uma instância.

  • D.

    métodos construtores são métodos chamados sobre um objeto quando ele é criado. Em Java, os construtores têm o mesmo nome da classe da qual são membros e o tipo retornado por eles é especificado na sua definição.

  • E.

    métodos de classe são aqueles que executam operações que afetam objetos individuais da classe.

A programação orientada a objetos é baseada em diversos conceitos, tais como encapsulamento, herança, polimorfismo e abstração. Com relação a esses conceitos, é correto afirmar que

  • A.

    o conceito de encapsulamento é alcançado por meio da definição da visibilidade pública aos atributos e métodos.

  • B.

    herança é um mecanismo que permite que uma classe herde todo o comportamento e os atributos de outra classe. Em Java, pode-se implementar tanto a herança única quanto a herança múltipla.

  • C.

    interface pode ser considerada como a forma com que um objeto se apresenta para outros, no que diz respeito aos seus atributos e métodos. Em Java, uma mesma classe não pode implementar mais de uma interface.

  • D.

    polimorfismo é o uso de um mesmo nome para identificar diferentes implementações dos métodos. Seu uso é comum na definição de construtores, em que os mesmos podem ser implementados em diferentes versões para as diferentes formas de se instanciar a classe.

  • E.

    para uma classe ser considerada abstrata, todos os seus métodos devem ser abstratos. Em Java, para se definir uma classe abstrata deve-se utilizar a palavra chave "abstract" no início de sua declaração.

Considere a parte de um diagrama de classes mostrada na figura abaixo:

Nesse diagrama, a classe X é uma subclasse das classes Y e Z. Tanto a classe Y como a classe Z têm um método m. Inicialmente X utilizava o método m ( ) da classe Z, mas passou a utilizar o método m ( ) da classe Y. Nessa situação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A classe Z necessita ser testada novamente.

  • B.

    Não é necessário testar a classe X porque ela usa o mesmo método m.

  • C.

    A classe X deve ser novamente testada, pois há uma mudança de contexto.

  • D.

    Se m tiver passado no teste de unidade então não há necessidade de testar novamente a classe X.

  • E.

    Se Y e Z tiverem passado no teste de integração, então não há necessidade de testar novamente a classe X.

Uma série de modelos pode ser produzida durante um projeto orientado a objetos. O projeto inclui modelos estáticos e dinâmicos. Um modelo que é considerado dinâmico é o de:

  • A.

    seqüência.

  • B.

    classe.

  • C.

    associação.

  • D.

    contexto.

  • E.

    generalização.

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

Ao se retornar um valor de função declarada como void, como ocorre entre as linhas de 24 a 29, produz-se erro de sintaxe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

Não há como se chamar uma função membro de uma classe até se criar um objeto dessa classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

Na linguagem C++, a definição de uma função dentro de outra função gera erro de sintaxe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

Os rótulos public (l.11) e private (l.30) na linguagem C++ são denominados especificadores de acesso. A tentativa de uma função que não seja membro de uma classe particular, ou friend dela, de acessar um membro private dessa classe gera erro de compilação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

O atributo courseName (l.31), por ter sido especificado de acesso private, não pode ser acessado por funções deslocadas exteriormente à classe GradeBook, como na função main – (l.33), ou por funções deslocadas exteriormente à classe como na função-membro de outras classes no programa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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