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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 71 a 76, a respeito de UML.
O diagrama de implantação da UML representa a topologia física de um sistema de software e, opcionalmente, os componentes que são executados nessa topologia, cujos elementos são nós e conexões.
A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados por objetos. Na UML,
a representação adequada do desenho e a descrição dos mecanismos internos de um sistema são responsabilidade dos diagramas de Caso de Uso.
os elementos representam todo o sistema e ordenam as atividades sobre o que fazer primeiro.
o Diagrama de Colaboração mostra atores, casos de uso e seus relacionamentos.
os elementos são usados para criar diagramas.
os Diagramas de Distribuição mostram o desenho conceitual dos aplicativos de bancos de dados.
O diagrama de componentes da UML, que enfoca detalhes de um software, é um tipo especial de diagrama de
implementação.
classes.
sequência.
atividades.
colaboração.
São diagramas comportamentais da UML:
Component e Activity.
Timing e Deployment.
Composite Structure e Use Case.
State Machine e Object.
Use Case e Sequence.
São diagramas estruturais da UML:
Package e Activity.
Communication e Activity.
Communication e Object.
Class e Use Case.
Composite Structure e Deployment.
Em UML, é a fase na qual classes, tais como, interface do usuário e de periféricos, são adicionadas para prover uma infraestrutura técnica. Trata-se da fase de
análise.
implementação.
testes.
projeto.
visões.
A modelagem do contexto e a modelagem dos requisitos de um sistema são representadas em UML, respectivamente, pelos diagramas de
classes e atividades.
classes e classes.
classes e casos de uso.
casos de uso e casos de uso.
casos de uso e atividades.
Relacionando aos diagramas de estados da UML, considere,
I. Um cenário é uma sequência de eventos que ocorre durante uma execução particular de um sistema.
II. A mudança de estado causada por um evento denomina- se transição.
III. Um estado corresponde a um estímulo individual de um objeto a outro.
IV. Um evento é uma abstração dos valores dos atributos e das ligações de um objeto.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
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Na figura I, que representa o modelo em espiral, a etiqueta #a corresponde à avaliação, e a etiqueta #b, ao projeto. O projeto permite que sejam reunidos a natureza interativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e de controle do sistema.
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Na figura II, que representa o modelo em cascata, a etiqueta #a corresponde à manutenção, e a etiqueta #b, ao projeto. Esse modelo tem a característica de a saída de uma fase ser a entrada para a seguinte.
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