Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a figura acima, julgue os itens a seguir, com relação ao RUP.
O gerenciamento de configuração (configuration management – CM) trata da identificação do artefato, das versões e das dependências entre artefatos, bem como da identificação de configurações que são conjuntos coerentes de artefatos relacionados.
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Considerando a figura acima, julgue os itens a seguir, com relação ao RUP.
A solicitação da gestão de mudança (change request management) trata tanto da captura e gestão das alterações solicitadas, geradas pelos interessados internos e externos, como da análise do impacto potencial da mudança. No entanto, não realiza o acompanhamento do que acontece com a mudança até que ela seja concluída, tarefa de responsabilidade do CM.
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A análise de pontos de função é um método padrão para a medição do desenvolvimento de software que visa estabelecer uma medida de tamanho do software em pontos de função com base na funcionalidade a ser implementada, sob o ponto de vista do usuário. Considerando a figura acima, julgue os itens subsequentes acerca desse assunto.
O primeiro passo para a contagem das funções de dados consiste em identificar arquivos lógicos internos (ALIs) e arquivos de interface externa (AIEs). Cada uma dessas funções de dados deve ser classificada segundo sua complexidade funcional, que é definida com base em conceitos de registros lógicos e de itens de dados.
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A análise de pontos de função é um método padrão para a medição do desenvolvimento de software que visa estabelecer uma medida de tamanho do software em pontos de função com base na funcionalidade a ser implementada, sob o ponto de vista do usuário. Considerando a figura acima, julgue os itens subsequentes acerca desse assunto.
Registros lógicos são subconjuntos de dados dentro de um ALI/AIE que foram reconhecidos pelo usuário. Caso o usuário não reconheça subconjuntos de dados em um ALI/AIE, este deve ser contado como um registro lógico.
A Engenharia de Software
não tem como método a abordagem estruturada para o desenvolvimento de software, pois baseia-se exclusivamente nos modelos de software, notações, regras e técnicas de desenvolvimento.
se confunde com a Ciência da Computação quando ambas tratam do desenvolvimento de teorias, fundamentações e práticas de desenvolvimento de software.
tendo como foco apenas o tratamento dos aspectos de construção de software, subsidia a Engenharia de Sistemas no tratamento dos sistemas baseados em computadores, incluindo hardware e software.
tem como foco principal estabelecer uma abordagem sistemática de desenvolvimento, através de ferramentas e técnicas apropriadas, dependendo do problema a ser abordado, considerando restrições e recursos disponíveis.
segue princípios, tais como, o da Abstração, que identifica os aspectos importantes sem ignorar os detalhes e o da Composição, que agrupa as atividades em um único processo para distribuição aos especialistas.
No projeto de interfaces, é um método que pode ser aplicado em qualquer fase do desenvolvimento da interface e enfatiza o primeiro contato do usuário com a interface, tentando minimizar seu esforço de leitor ao entender o layout:
Avaliação Heurística.
Walkthrough Cognitivo.
Questionário.
Think Aloud.
Think Quiet.
No diagrama de sequência da UML, cada objeto participante é representado por uma caixa e uma linha vertical denominada linha de
tempo.
vida.
mensagem.
sequência.
caso de uso.
No diagrama de classes da UML uma superclasse, com uma ou mais subclasses, representa um relacionamento do tipo
composição.
agregação.
generalização.
associação.
modularização.
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A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue os itens seguintes.
Oframework modelo visão controlador (MVC – model view controller) é muito utilizado para projeto da GUI (graphical user interface) de programas orientados a objetos.
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A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue os itens seguintes.
O uso de padrões de projeto somente pode ser aplicado a projetos que implementam o paradigma de programação orientada a objetos.
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