Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue os itens seguintes.
Geradores de código em ferramentas CASE (computer aided software engineering) podem ser embasados em modelos UML. Nesse caso, o gerador pode gerar um programa ou componente completo ou um esqueleto de código.
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Um modelo de referência é um framework abstrato para entendimento dos relacionamentos significantes entre as entidades de algum ambiente. A arquitetura orientada a serviço (SOA) é um paradigma para organização e utilização de competências distribuídas que estão sob controle de diferentes domínios proprietários. A respeito dos conceitos do SOA, julgue os próximos itens.
I A visibilidade, interação e causas são os conceitos chaves para descrever o paradigma SOA.
II SOA é um meio para organizar as soluções que promovem o reuso, crescimento e interoperabilidade.
III Diferentemente do paradigma de programação orientada a objeto, na qual o foco está no empacotamento de dados com operações, o foco central do SOA é a tarefa ou função de negócio.
IV O SOA não oferece a base mais viável para sistemas de grande escala, pois ele foca melhor na forma como as atividades humanas são gerenciadas.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
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O diagrama mostrado na figura acima corresponde a uma arquitetura cliente-servidor
do tipo fat client, em que mais processamento é delegado ao cliente e o processamento de aplicações é executado localmente.
do tipo thin client, em que existe um servidor e o cliente tem uma interface gráfica implemetada para interagir com esse servidor.
de duas camadas, que tem como desvantagem uma elevada carga de processamento no servidor e na rede.
do tipo three tier, que permite melhor desempenho que um modelo thin client e é mais fácil de gerenciar que um modelo fat client.
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Julgue os seguintes itens, relativos a caso de uso.
I Os casos de uso podem ser aplicados para captar o comportamento pretendido do sistema que está sendo desenvolvido, sem ser necessário especificar como esse comportamento é implementado.
II Os casos de uso fornecem uma maneira para os desenvolvedores chegarem a uma compreensão comum com os usuários finais do sistema e com os especialistas.
III Os casos de uso servem para validar a arquitetura e para verificar o sistema à medida que ele evolui durante seu desenvolvimento.
IV Um caso de uso envolve a interação dos atores com o sistema.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
4
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Em UML (unified modeling language), os diagramas estruturais são organizados em função dos principais grupos de itens encontrados na modelagem de um sistema. Os diagramas estruturais em UML não incluem o diagrama de
classes.
caso de uso.
componentes.
estrutura composta.
objetos.
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Assinale a opção correta acerca das metodologias de desenvolvimento de software.
Extreme programming é um método centrado no usuário, na produtividade do desenvolvimento e na documentação de apoio.
RUP, uma metodologia adequada para grandes projetos de desenvolvimento, tem como características a facilidade de uso e a agilidade do projeto.
O Microsoft Solution Framework (MSF), apesar de não ser uma metodologia em si, mas um guia genérico para desenvolvimento, é uma solução ampla de engenharia de software que orienta desenvolvedores tanto no ambiente Microsoft, como em Unix.
O uso de uma ou mais metodologias de desenvolvimento é prejudicial ao bom desempenho do projeto.
Por ser embasado em componentes relacionados a objetos, o RUP permite a produção de uma arquitetura executável nas fases iniciais do projeto.
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Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.
De acordo com o IEEE (Institute of Electric and Electronic Engineers), engenharia de software é sinônimo de engenharia de sistemas, ou seja, é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável, para o desenvolvimento, a operação e a manutenção de software.
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Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.
Segundo a Norma ABNT ISO/IEC 12.207, ciclo de vida pode ser definido como evolução de um sistema, produto, serviço, projeto ou outra entidade desenvolvida por humanos, desde a concepção até a desativação.
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Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.
O desenvolvimento evolucionário e o modelo em cascata são exemplos de modelo de processo de software. Uma abordagem evolucionária para desenvolvimento de software é frequentemente mais eficaz que a abordagem em cascata na produção de sistemas que atendam às necessidades imediatas dos clientes. A vantagem da segunda é que a especificação pode ser desenvolvida de forma incremental.
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Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.
A modelagem de sistemas de software consiste na utilização de notações gráficas e textuais com o objetivo de construir modelos que representem as partes essenciais de um sistema, considerando-se as várias perspectivas diferentes e complementares.
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