Questões de Ciência da Computação do ano 2009

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A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue os itens seguintes.

Geradores de código em ferramentas CASE (computer aided software engineering) podem ser embasados em modelos UML. Nesse caso, o gerador pode gerar um programa ou componente completo ou um esqueleto de código.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um modelo de referência é um framework abstrato para entendimento dos relacionamentos significantes entre as entidades de algum ambiente. A arquitetura orientada a serviço (SOA) é um paradigma para organização e utilização de competências distribuídas que estão sob controle de diferentes domínios proprietários. A respeito dos conceitos do SOA, julgue os próximos itens.

I A visibilidade, interação e causas são os conceitos chaves para descrever o paradigma SOA.

II SOA é um meio para organizar as soluções que promovem o reuso, crescimento e interoperabilidade.

III Diferentemente do paradigma de programação orientada a objeto, na qual o foco está no empacotamento de dados com operações, o foco central do SOA é a tarefa ou função de negócio.

IV O SOA não oferece a base mais viável para sistemas de grande escala, pois ele foca melhor na forma como as atividades humanas são gerenciadas.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

O diagrama mostrado na figura acima corresponde a uma arquitetura cliente-servidor

  • A.

    do tipo fat client, em que mais processamento é delegado ao cliente e o processamento de aplicações é executado localmente.

  • B.

    do tipo thin client, em que existe um servidor e o cliente tem uma interface gráfica implemetada para interagir com esse servidor.

  • C.

    de duas camadas, que tem como desvantagem uma elevada carga de processamento no servidor e na rede.

  • D.

    do tipo three tier, que permite melhor desempenho que um modelo thin client e é mais fácil de gerenciar que um modelo fat client.

Julgue os seguintes itens, relativos a caso de uso.

I     Os casos de uso podem ser aplicados para captar o comportamento pretendido do sistema que está sendo desenvolvido, sem ser necessário especificar como esse comportamento é implementado.

II    Os casos de uso fornecem uma maneira para os desenvolvedores chegarem a uma compreensão comum com os usuários finais do sistema e com os especialistas.

III   Os casos de uso servem para validar a arquitetura e para verificar o sistema à medida que ele evolui durante seu desenvolvimento.

IV   Um caso de uso envolve a interação dos atores com o sistema.

 

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Em UML (unified modeling language), os diagramas estruturais são organizados em função dos principais grupos de itens encontrados na modelagem de um sistema. Os diagramas estruturais em UML não incluem o diagrama de

  • A.

    classes.

  • B.

    caso de uso.

  • C.

    componentes.

  • D.

    estrutura composta.

  • E.

    objetos.

Assinale a opção correta acerca das metodologias de desenvolvimento de software.

  • A.

    Extreme programming é um método centrado no usuário, na produtividade do desenvolvimento e na documentação de apoio.

  • B.

    RUP, uma metodologia adequada para grandes projetos de desenvolvimento, tem como características a facilidade de uso e a agilidade do projeto.

  • C.

    O Microsoft Solution Framework (MSF), apesar de não ser uma metodologia em si, mas um guia genérico para desenvolvimento, é uma solução ampla de engenharia de software que orienta desenvolvedores tanto no ambiente Microsoft, como em Unix.

  • D.

    O uso de uma ou mais metodologias de desenvolvimento é prejudicial ao bom desempenho do projeto.

  • E.

    Por ser embasado em componentes relacionados a objetos, o RUP permite a produção de uma arquitetura executável nas fases iniciais do projeto.

Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.

De acordo com o IEEE (Institute of Electric and Electronic Engineers), engenharia de software é sinônimo de engenharia de sistemas, ou seja, é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável, para o desenvolvimento, a operação e a manutenção de software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.

Segundo a Norma ABNT ISO/IEC 12.207, ciclo de vida pode ser definido como evolução de um sistema, produto, serviço, projeto ou outra entidade desenvolvida por humanos, desde a concepção até a desativação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.

O desenvolvimento evolucionário e o modelo em cascata são exemplos de modelo de processo de software. Uma abordagem evolucionária para desenvolvimento de software é frequentemente mais eficaz que a abordagem em cascata na produção de sistemas que atendam às necessidades imediatas dos clientes. A vantagem da segunda é que a especificação pode ser desenvolvida de forma incremental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.

A modelagem de sistemas de software consiste na utilização de notações gráficas e textuais com o objetivo de construir modelos que representem as partes essenciais de um sistema, considerando-se as várias perspectivas diferentes e complementares.

  • C. Certo
  • E. Errado
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