Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o diagrama UML da figura acima como referência, julgue os seguintes itens.
O método #Cadastrar() da classe Instrutor tem visibilidade do modo protegido tal que somente a classe possuidora Instrutor pode utilizá-lo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o diagrama UML da figura acima como referência, julgue os seguintes itens.
Na associação do tipo agregação composta identificado por #2, uma instância da classe Departamento pertence exclusivamente a uma única instância composta em Escola, e um objeto da classe Escola pode relacionar-se com, no máximo, três objetos da classe Departamento.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no diagrama UML apresentado acima, julgue os itens subsequentes.
No referido diagrama, o número 1 no canto superior direito dentro do objeto fisica1:Fisica indica que esse objeto é unitário tal que, em padrões de projeto, pode ser classificado como do tipo singleton; #6 é uma mensagem de retorno sem disparo de método; e #5 é uma mensagem simples entre atores que indica somente a ocorrência de um evento.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o diagrama UML acima como referência, julgue os seguintes itens.
Nesse diagrama, #1 é uma interface do tipo fornecida que descreve um serviço implementado; e #2 é uma interface do tipo requerida. Tas interfaces podem ser substituídas, sem prejuízo, pelos relacionamentos de dependência e realização, respectivamente.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o diagrama UML acima como referência, julgue os seguintes itens.
Na figura, um diagrama UML de implantação é modelado juntamente com um diagrama de componentes, ambos voltados para a modelagem de aspectos físicos e estáticos de sistemas orientados a objetos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o diagrama UML acima como referência, julgue os seguintes itens.
Na UML 2.0, o diagrama de interação geral é utilizado para modelar colaborações, conjunto de instâncias que cooperam entre si para uma função específica; o diagrama de máquina de estados representa estados de um caso de uso de um subsistema ou de um sistema completo; e o diagrama de tempo demonstra a mudança de estado de um objeto, ao longo do tempo decorrente de eventos externos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que guiam os desenvolvedores de
software na organização do espaço de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a figura acima, julgue os itens de 118 a 120.Se, no desenvolvimento de uma aplicação que leia documentos do tipo txt e seja capaz de converter o documento em vários formatos distintos, houver a necessidade de facilitar acréscimos de novos tipos de conversão, será mais indicado o uso do padrão de estrutura Adapter que o uso do padrão de estrutura Bridge, pois o padrão Adapter separa a construção de um objeto complexo de sua representação para criar representações diferentes com o mesmo processo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software, sendo assim quais dos modelos abaixo representam modelos de processos de software?
Modelo em cascata, desenvolvimento evolucionário, desenvolvimento formal e desenvolvimento orientado a reuso.
Modelo em espiral ascendente, modelo em espiral descendente, desenvolvimento evolucionário e modelo em cascata.
Modelo em cascata, desenvolvimento evolucionário, UML e PMBOK.
Modelo em cascata, JAVA, desenvolvimento formal e Delphi.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Sobre o Paradigma de Orientação a Objetos e a figura apresentada a seguir são feitas as seguintes afirmações:
I. A UML representa a linguagem de programação fundamental para representação de diagramas, sendo que sua versão padrão é a 2.5.
II. A Figura apresentada mostra a relação de agregação entre as duas classes, sendo que este é um dos principais relacionamentos de classes.
III. Na Figura apresentada a classe Aluno herda todos os métodos e atributos da classe Pessoa.
Assinale a opção apresentada a seguir que liste TODAS as afirmativas corretas citadas anteriormente:
II
III
II e III
I e III
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale somente a alternativa que caracteriza o modelo de desenvolvimento RUP (Rational Unified Process).
Utiliza o modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração e manutenção de software.
Arquitetura baseada em componentes cria um sistema que é facilmente extensível, intuitivo e de fácil compreensão e promove a reusabilidade de software.
Reuniões rápidas, apenas abordando tarefas realizadas e tarefas a realizar pela equipe.
O RUP sugere que o cliente esteja no dia-a-dia do projeto, acompanhando os passos dos desenvolvedores, sendo que a sua ausência representa sérios riscos ao projeto.
O desenvolvimento RUP remove a necessidade de depuração do programa, pois assegurando que os erros nunca serão introduzidos no sistema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...