Questões de Ciência da Computação do ano 2009

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Considerando padrões de projeto (Design Patterns), assinale a alternativa correta.

  • A. O padrão Prototype define um protótipo que deverá ser apresentado para o usuário para que o mesmo seja aprovado ou não, antes de dar continuidade no desenvolvimento do projeto.
  • B. O padrão Mediator define um repositório que permite que objetos sejam armazenados, recuperados ou excluídos.
  • C. O padrão Visitor representa uma operação a ser executada sobre os elementos da estrutura de um objeto. Ele permite que seja definida uma nova operação sem mudar as classes dos elementos sobre os quais opera.
  • D. O padrão Command permite que comandos nativos do sistema operacional sejam abstraídos como objetos. Esse é um dos padrões mais usados pois possibilita a Herança e o Polimorfismo.
  • E. O padrão Chain of Responsibility proporciona a troca de responsabilidades entre classes de uma hierarquia definida. Esse padrão é comum em metodologias ágeis, pois o seu uso correto permite que alterações no projeto sejam efetuadas facilmente.

O critério finalidade reflete o que um padrão de projeto (Design Pattern) faz. Os padrões podem ter finalidade de criação, estrutural ou comportamental. Os padrões de criação se preocupam com o processo de criação de objetos. Os padrões estruturais lidam com a composição de classes ou de objetos e os padrões comportamentais caracterizam as maneiras pelas quais classes ou objetos interagem e distribuem responsabilidades. De acordo com essa definição, assinale a alternativa correta.

  • A. Os padrões Builder, Composite e Observer têm finalidade comportamental.
  • B. Os padrões State, Strategy e Singleton têm finalidade estrutural.
  • C. Os padrões Proxy, Façade e Adapter têm finalidade de criação.
  • D. Os padrões Bridge, Decorator e Flyweight têm finalidade comportamental.
  • E. Os padrões Factory Method, Abstract Factory e Prototype têm finalidade de criação.

Assinale a alternativa correta. No conceito de gerenciamento de projetos, o termo stakeholder refere-se

  • A. a todos os envolvidos no projeto.
  • B. à relação custo X tempo.
  • C. à participação do contratante dentro do projeto.
  • D. ao escopo do projeto.
  • E. às garantias de execução do projeto.

Em relação às principais características de um projeto, assinale a alternativa correta.

  • A. Projetos são atividades funcionais.
  • B. Em geral, são realizados em função de mais de uma necessidade específica.
  • C. São “únicos”, ou seja, nenhum projeto é igual a outro.
  • D. O projeto deve continuar mesmo que o problema tenha sido solucionado.
  • E. Um projeto tem de ter início programado mas seu término não necessita ser programado.

Considere o texto a seguir: “A ____________ do projeto começa quando uma estimativa de custo é necessária para um plano de contingência ou quando os riscos associados com várias alternativas de recursos humanos precisam ser definidas.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto apresentado.

  • A. gerência de riscos
  • B. gerência de tempo
  • C. gerência de custos
  • D. gerência de qualidade
  • E. gerência de integração

Todas as atividades da disciplina Gerenciamento de Controle de Configuração e Mudança, que serão executadas durante o ciclo de vida do produto ou do projeto, devem ser descritas no artefato

  • A.

    Registro da Auditoria de Configuração.

  • B.

    Cronograma de Atividades.

  • C.

    Plano de Gerenciamento de Configuração.

  • D.

    Itens de Configuração.

  • E.

    Repositório do Projeto.

Na prática de garantia de qualidade de software, contrapondo com o controle de qualidade de software, se aplica a atividade:

  • A.

    executar teste de software.

  • B.

    desenvolver casos de testes.

  • C.

    definir métricas e medição.

  • D.

    definir estratégias de testes.

  • E.

    definir planos de desenvolvimento de teste.

Métricas são utilizadas para medir produtividade, estimar qualidade dos software e identificar e quantificar as funcionalidades requeridas para um projeto. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Fator de estimativa de qualidade (EQF, estimate quality factor) é definido como a área sob a curva do valor atual pela área entre o valor estimado e o atual. Isso é o inverso da percentagem de erro ou o erro médio relativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conceitos de qualidade no desenvolvimento de software, julgue os itens de 100 a 114.

O CMMI tem como objetivo servir de guia para a melhoria de processos na organização e também da habilidade dos profissionais em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos ou serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

O PMBOK especifica nove áreas de conhecimento da gestão de projetos: escopo, tempo, qualidade, custo, integração, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições. Como se verifica na figura acima, há um grupo de processos de iniciação que procura facilitar a autorização formal para se iniciar um novo projeto ou uma fase do projeto, enquanto os processos de planejamento são utilizados pela equipe de gerenciamento de projetos para planejar ou gerenciar um projeto para a organização. O grupo de processos de execução é relativo às atividades utilizadas para se terminar o trabalho definido no plano de gerenciamento de projeto e, dessa forma, cumprir os requisitos do projeto, enquanto o grupo de processos de encerramento inclui todas as atividades necessárias para se entregar um produto terminado ou encerrar um projeto cancelado.

 Considerando as informações acima, julgue os itens de 101 a 105, a respeito das melhores práticas de gerenciamento de projetos.

O processo estimativa de custos, envolve a determinação dos recursos (pessoas, equipamentos ou material), das quantidades de cada recurso que devem ser usadas e do momento em que cada recurso deve estar disponível para que as atividades do projeto sejam realizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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