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Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, acerca de planejamento de sistemas de informação.
Bechmarking e SWOT são dois métodos distintos usados no planejamento de sistemas de informação. O primeiro é utilizado em estudos de natureza comparativa e o segundo, em análises do ponto de vista de competitividade e segurança.
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Julgue os itens subsequentes, acerca de planejamento de sistemas de informação.
Em um estudo de planejamento estratégico, as metas, os objetivos, os negócios e a missão organizacional devem ser definidos, sequencialmente, nessa ordem.
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A complexidade das grandes organizações gera demandas relativas à formalização e controle organizacionais, muito estudadas no âmbito da gestão, inclusive de tecnologia da informação. Julgue os itens seguintes, relativos a formalização e controle organizacionais.
As entrevistas podem ser não estruturadas, semiestruturadas ou estruturadas. Os dois primeiros tipos são recomendados quando o perfil dos entrevistados não é bem conhecido. Entrevistas estruturadas, por sua vez, são, geralmente, embasadas em questionários com questões predefinidas, que podem ser aplicados com maior uniformidade a uma grande quantidade de pessoas.
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A complexidade das grandes organizações gera demandas relativas à formalização e controle organizacionais, muito estudadas no âmbito da gestão, inclusive de tecnologia da informação. Julgue os itens seguintes, relativos a formalização e controle organizacionais.
Entre as atividades típicas dos gerentes de projetos na área de sistemas de informação, incluem-se a modelagem de processos organizacionais, a programação de aplicativos computacionais e a modelagem de dados corporativos.
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A complexidade das grandes organizações gera demandas relativas à formalização e controle organizacionais, muito estudadas no âmbito da gestão, inclusive de tecnologia da informação. Julgue os itens seguintes, relativos a formalização e controle organizacionais.
Existem diversas técnicas de realização de reunião e, dependendo dos objetivos da reunião, uma técnica pode ser mais apropriada que outras. A técnica de grupo de foco, por exemplo, é mais adequada para uso em reuniões para criação de compromisso que em reuniões para coleta de informações.
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Quanto aos conceitos de ITIL, governança e BSC (balanced scorecard), julgue os itens seguintes.
BSC é uma estrutura de padrões e melhores práticas para gerenciar os serviços e infraestrutura de tecnologia da informação.
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Quanto aos conceitos de ITIL, governança e BSC (balanced scorecard), julgue os itens seguintes.
Governança consiste em uma estrutura de relacionamentos e processos usados para permitir à organização o alcance de seus objetivos, adicionando valor, ao mesmo tempo em que equilibra os riscos em relação ao retorno da tecnologia da informação e seus processos.
Segundo Michael Porter, liderança em custo ou diferenciação são as duas formas de vantagem competitiva que podem ser obtidas a partir da análise criteriosa de sua cadeia de valor. Esta cadeia é constituída de todas as atividades relevantes para criação de valor para o cliente, portanto a organização deve desempenhar estas atividades empregando menos recursos ou de forma diferenciada. Neste contexto, as estratégias, chamadas genéricas, que uma empresa pode adotar e que, para cada uma delas difere o nível de utilização de sistemas de informação estratégicos para a vantagem competitiva, são:
I. Produção de mais baixo custo, apropriada para produtos padronizados, onde a tônica é produzir a um custo abaixo dos concorrentes.
II. Produção de um produto específico, cuja diferenciação pode ser estabelecida pela qualidade, por um design especial ou por serviços agregados que melhorem o valor agregado.
III. Produção direcionada a um mercado específico, quer seja por razões geográficas, quer seja por necessidade específica.
Está correto o que se afirma em
No contexto do CRM e do SCM, considere:
I. Gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia que permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos e no aumento da qualidade.
II. Prevê a integração de todos os produtos de tecnologia para proporcionar o melhor atendimento ao cliente, colocando-o no centro do desenho dos processos do negócio, para perceber e antecipar as suas necessidades atuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma.
III. Utiliza ferramentas que permitem identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes dentro da carteira de uma empresa e de posse destas informações, determinar qual a estratégia a seguir para atender às diferentes necessidades dos clientes identificados.
IV. Ciclo de vida dos processos que compreendem os fluxos físicos, informativos, financeiros e de conhecimento, cujo objetivo é satisfazer os requisitos do consumidor final com produtos e serviços de vários fornecedores ligados.
Os itens I, II, III e IV, correspondem, respectivamente, a
Sobre arquitetura da informação considere:
I. Arquitetura da Informação é a organização consciente de grandes volumes de informação, de forma que os usuários possam usufruir de uma forma fácil a navegação nos sites.
II. Na web, a Arquitetura da Informação refere-se a utilização de linguagens de script e de acesso a banco de dados, definindo o modelo e a forma física como os dados serão armazenados.
III. Barras de navegação, frames, tabelas de conteúdos, mapas, índices e os menus pull-down podem ser destacados como elementos que integram e auxiliam a navegação em um site.
IV. O arquiteto da informação e sua equipe desenham a estrutura lógica do site e realizam uma prototipação das interfaces do usuário, baseados nos requisitos obtidos anteriormente em entrevistas com clientes e usuários.
Está correto o que se afirma em
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