Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O press release é um dos principais instrumentos utilizados pelas assessorias de comunicação, sendo um dos responsáveis pela comunicação entre o assessorado e a imprensa. Um bom press release NÃO deve
ser redigido como uma matéria jornalística.
destacar os contatos da assessoria de imprensa.
ser elaborado como um fôlder promocional.
primar pela concisão em sua elaboração.
trazer o logotipo da assessoria e ser datado.
São técnicas úteis na fase de projeto de software orientado a objetos, EXCETO criar diagramas de
estados para classes com históricos de vida complexos.
distribuição para mostrar o layout físico do software.
pacote para mostrar a organização em larga escala do software.
atividade para descrever como as pessoas interagem com o sistema.
classes a partir de uma perspectiva de software para mostrar as classes presentes no software e seus relacionamentos.
Sobre o diagrama de classe da UML é correto afirmar:
Quando se utiliza diagramas de classe deve-se focar exclusivamente na estrutura do software e ignorar seu comportamento.
Dependência com classes não são adequadas para ilustrar um relacionamento transitório, como quando um objeto é passado para outro como parâmetro.
A UML permite representar dependência apenas de classes. Utilizam-se dependências quando se deseja mostrar que as mudanças em uma classe não afetam a outra classe.
Suporta quatro abreviações de visibilidade: + (público), − (privado), ∼ (pacote) e # (protegido).
Uma classe abstrata é uma classe que pode ser instanciada diretamente. A maneira mais comum de identificar uma classe abstrata na UML é colocar o nome em negrito.
Sobre os conceitos relacionados à modelagem funcional, analise:
I. A modelagem funcional se preocupa com a modelagem das funções que o sistema deverá executar para atender aos anseios dos usuários do sistema.
II. Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFDs) é um instrumento para a modelagem de processos, que representa um sistema como uma rede de processos, interligados entre si por fluxos de dados e depósitos de dados.
III. DFDs utilizam quatro símbolos gráficos, visando representar os seguintes componentes: Processos, Fluxos de Dados, Depósitos de Dados e Entidades Externas.
IV. Além dos DFDs, são necessários, para uma completa modelagem das funções, o Dicionário de Dados e uma descrição da lógica dos processos simples que não mereçam ser decompostos em outros.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I, apenas.
II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
Considere:
O objetivo é executar o sistema sob o ponto de vista de seu usuário final, varrendo as funcionalidades em busca de falhas em relação aos objetivos originais. Os testes são executados em condições similares àquelas que um usuário utilizará no seu dia-adia de manipulação do sistema.
A afirmativa refere-se ao teste de
aceitação.
sistema.
unidade.
operação.
integração
Segundo a IFPUG em relação à métrica do software por análise por pontos de função, considere:
I. Análise por pontos de função executa a medição do software determinando a quantidade de funcionalidades que o software fornece ao usuário baseado principalmente na arquitetura lógica.
II. O objetivo da análise por pontos de função é medir as funcionalidades que o usuário requisita e recebe e, também, medir o desenvolvimento e manutenção do software com dependência na implementação utilizada pela empresa.
III. O processo de contagem dos pontos de função deve ser simples o suficiente para minimizar a sobrecarga do processo de medida e consistente dentre os vários projetos e organizações.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Sobre testes de sistemas, considere:
I. Testes de cenário são úteis pois podem garantir que não restam erros no sistema. Neste ponto diferem dos testes de componentes que apenas garantem a integridade de módulos isolados do sistema, mas não garantem que a totalidade do sistema está isenta de erros.
II. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais são testados objetos e métodos específicos; testes de componentes, nos quais são testados diversos grupos de objetos; testes de sistema, nos quais são testados sistemas parciais e sistemas completos.
III. Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
idealizada se refere à taxa de falhas do software e considera o processo de manutenção e mudanças do software no seu ciclo de vida.
idealizada e a curva real se referem à taxa de falhas do software. A curva real mostra que as sucessivas alterações do software tendem a introduzir mais erros antes da estabilização dos erros de alterações anteriores, ocasionando a tendência crescente do índice de falhas.
idealizada se refere ao hardware, que tem um alto índice de falhas no início do seu ciclo de vida ocasionadas por defeitos de fabricação e projeto, mas depois se estabiliza até o final da vida do produto.
real se refere ao hardware que, desde o início do ciclo de vida do produto, pode apresentar problemas relacionados ao envelhecimento, acúmulo de poeira, vibração, abuso, temperaturas extremas, entre outros.
idealizada e a curva real se referem à taxa de falhas do hardware, produto lógico, que não se desgasta, mas se deteriora rapidamente em função da introdução de erros oriundos de atividades de manutenção.
Considere: é uma disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção desse sistema, depois que ele entrou em operação. Seu principal objetivo é fornecer uma estrutura metodológica para a construção de software com alta qualidade. A definição refere-se
ao ciclo de vida do software.
à programação orientada a objetos.
à análise de sistemas.
à engenharia de requisitos.
à engenharia de software.
O padrão de arquitetura MVC é um modelo de camadas que divide a aplicação em três componentes: Model (modelo), View (visualizador) e Controller (controlador). As funções de cada um destes três componentes são apresentadas abaixo:
I. interpreta eventos de entrada e envia requisições para o modelo de dados; em seguida, processa os dados carregados a partir do modelo e envia para o visualizador.
II. encapsula o acesso aos dados e funções básicas da aplicação, fornecendo ao usuário procedimentos que executam tarefas específicas.
III. exibe para o usuário os dados fornecidos pelo controle e estabelece uma interface para interação entre o usuário e a aplicação.
A associação correta do componente do padrão MVC com sua função está expressa, respectivamente, em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...