Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o Plano de Iteração em relação ao Processo Unificado RUP, considere:
I. O plano de iteração único tem a característica de apresentar granulação fina, na qual são detalhadas as fases do projeto, são elas a iteração corrente, a próxima iteração e a iteração de segurança.
II. O plano de iteração é desenvolvido com a utilização de técnicas e ferramentas tradicionais de planejamento (como, por exemplo, diagramas de Gantt).
III. O plano contém datas importantes, como importantes compilações, chegada de componentes de outras organizações e grandes revisões.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e III, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Nos métodos ágeis XP e Scrum, as entregas de partes funcionais do projeto são divididas em ciclos, geralmente compreendidos no período de 1 a 4 semanas. Estes ciclos denominam-se, respectivamente,
iterações e sprint.
reunião de planejamento e backlog.
período de entrega e reunião de revisão.
backlog e planejamento da produção.
entrega e retrospectiva.
No contexto de programação ágil XP, um débito técnico é descrito como o
número de pontos funcionais não entregues no último período.
custo homem/hora da equipe técnica para um determinado projeto.
método de modificação do código fonte, com alteração do seu comportamento, porém sem alteração de seu significado.
dispêndio relacionado ao desenvolvimento, teste ou entrega da parte funcional do sistema.
total de desenvolvimento feito de maneira rápida e simples sem, às vezes, levar em consideração testes e arquitetura do sistema.
Em relação a Qualidade e Teste de Software, quando um produto é previamente testado e enviado para uma nova avaliação, considere:
I. Todas as partes alteradas nos documentos, funcionalidades e informações devem ser testadas como se fosse um produto novo.
II. Todas as partes inalteradas que sejam influenciadas pelas partes alteradas ou por mudanças em um requerido sistema (de acordo com os conhecimentos específicos do testador) devem ser testadas por amostragem.
III. Todas as outras partes que não foram alteradas ou influenciadas pelas alterações, devem ser testadas como sendo um novo produto.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
O componente Controller do MVC:
Define o comportamento da aplicação, as ações do usuário para atualizar os componentes de dados e seleciona os componentes para exibir respostas de requisições.
Envia requisições do usuário para o controlador e recebe dados atualizados dos componentes de acesso a dados.
Responde às solicitações de queries e encapsula o estado da aplicação.
Notifica os componentes de apresentação das mudanças efetuadas nos dados e expõe a funcionalidade da aplicação.
É onde são concentradas todas as regras de negócio da aplicação e o acesso aos dados.
A maioria das aplicações web tem algumas funcionalidades (por exemplo, segurança), que são aplicáveis a todas as requisições da aplicação. Para adicionar essa funcionalidade separadamente para cada requisição da aplicação seria demorado, propenso a erros e difícil de manter. Para resolver esse problema pode ser utilizado o design pattern
Application Service.
Front Controller.
Regular Expression.
Intercepting Filter.
Command.
Os requisitos não funcionais surgem por meio das necessidades dos usuários, como restrições de orçamento, políticas organizacionais ou mesmo por fatores externos, como regulamentos de segurança e legislações de privacidade. Dentre a classificação dos requisitos não funcionais estão os requisitos de produto, os quais
especificam ou restringem o comportamento do software, incluindo requisitos de desempenho, especificações de rapidez de execução e requisitos de confiabilidade que estabelecem, por exemplo, a taxa aceitável de falhas.
são os requisitos gerais de sistemas derivados das políticas e procedimentos da organização do cliente e do desenvolvedor, como, por exemplo, os requisitos de processo operacional.
definem os requisitos do processo de desenvolvimento, como, por exemplo, a linguagem de programação, o ambiente de desenvolvimento ou normas do processo a serem usadas.
abrangem todos os requisitos que derivam de fatores externos ao sistema e seu processo de desenvolvimento. Podem incluir requisitos reguladores, que definem o que deve ser feito para que o sistema seja aprovado para uso.
incluem os requisitos legais, os quais devem ser seguidos para garantir que o sistema opere dentro da lei, e os requisitos éticos, os quais asseguram que o sistema será aceitável para seus usuários e o público geral.
Sobre Programação Orientada a Objetos e UML, considere:
I. Os diagramas de classe são usados no desenvolvimento de um modelo de sistema orientado a objetos para mostrar as classes de um sistema e as associações entre essas classes.
II. A UML tem um tipo específico de associação para denotar a generalização. Em uma generalização, os atributos e operações associados com as classes de nível alto (superclasses) também estão associados com as de nível baixo (subclasses).
III. A UML fornece um tipo especial de associação entre classes chamada agregação, que significa que um objeto (todo) é composto de outros objetos (as partes).
IV. Os modelos comportamentais descrevem o modelo estático do domínio e qual a reação comportamental de interação entre as classes. Eles mostram o que acontece ou deve acontecer quando o sistema responde a um estímulo de seu ambiente.
Está correto o que consta APENAS em
I e II.
I, III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
III e IV.
Um sistema de controle de versão tem a finalidade de gerenciar diferentes versões de arquivos ao longo de suas alterações, mantendo, por exemplo, um histórico de datas, horários, número da versão e o usuário responsável pela alteração. Atualmente, existem diversas ferramentas capazes de efetuar este tipo de controle, dentre elas, o sistema de controle:
SCVII
Neptune.
KDE.
CORBA.
Git.
Testes de software são destinados a mostrar que um programa atende a seus requisitos e, na descoberta de possíveis erros, onde o software se comporta de maneira incorreta. Testes baseados em requisitos são
uma abordagem para o desenvolvimento de programas em que se intercalam testes de desenvolvimento de código.
uma abordagem de teste de release em que são imaginados possíveis cenários típicos de uso.
aqueles que se utilizam de modelos orientados a objetos para a criação de massas de testes requisitados pelos usuários.
uma abordagem sistemática para projetos de caso de teste em que é considerado cada requisito e derivado um conjunto de testes para eles.
uma abordagem de teste de release utilizado no desenvolvimento dirigido a testes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...