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A utilização da TI impõe mudanças na estrutura organizacional das empresas e alguns critérios devem ser atendidos por essa nova estrutura organizacional. Considere os seguintes 3 possíveis critérios:
I. Redução de níveis hierárquicos.
II. Maior centralização de decisões.
III. Maior delegação de responsabilidades pela exigência de implementação mais rápida de ações.
De fato são critérios a serem considerados na estrutura organizacional, tendo em vista a utilização de TI, o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
No processo de elaboração do planejamento estratégico, a etapa que se segue à elaboração dos cenários prospectivos é a de:
defi nir o modelo de planejamento estratégico.
defi nir a identidade estratégica corporativa.
defi nir as iniciativas estratégicas.
diagnosticar o ambiente.
diagnosticar a viabilidade das iniciativas estratégicas.
O processo de alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação (TI) e o negócio pressupõe a existência de um plano estratégico corporativo para servir de referência para o alinhamento. O documento que apresenta as estratégias da TI e de que forma estas estratégias estão alinhadas com as estratégias de negócio é o:
Mapa Tático das Estratégias de TI.
Mapa Estratégico da TI.
Plano de Iniciativas Estratégicas de TI.
Mapa Tático-operacional de TI.
Plano Tático de TI.
São princípios éticos a serem aplicados no uso da informação:
Convergência. Respeito. Uso da TI legislativa.
Minimização do dano. Respeito. Observância das diretrizes formais da empresa.
Minimização da publicidade. Uso da lei. Observância do perfi l dos dirigentes da empresa.
Avaliação do dano. Competitividade. Respeito.
Consistência. Reciprocidade. Evolução.
O GED (Sistema de Gerência Eletrônica de Documentos):
incorpora funcionalidades de rateamento de informações e automação de fluxos de monitoramento.
incorpora funcionalidades de roteamento de informações e automação de fluxos de trabalho.
seleciona funcionalidades de roteamento de demandas e automação de procedimentos de produção.
incorpora estruturas de inferência de informações e concepção de fl uxos de enquadramento.
incorpora funcionalidades de rateamento de ações e inferência de trabalho vinculado.
As atividades-chave do gerenciamento da infraestrutura de armazenamento de informações são:
Monitoramento. Geração de operações. Posicionamento.
Monitoramento. Geração de relatórios. Provisionamento.
Normalização. Pré-processamento. Geração de relatórios.
Monitoramento. Armazenamento de relatórios. Armazenamento de dados.
Disposição. Racionalização de relatórios. Provisionamento.
A implantação de um Sistema de Gerência Eletrônica de Documentos (GED) pressupõe:
a incorporação dos fluxos de documentação intra e pró organizações.
o levantamento dos fluxos de documentação intra e inter organizações.
o levantamento dos focos de documentação extra e inter organizações.
a delimitação da argumentação estratégica intra e inter organizações.
o levantamento dos fl uxos de negociação intra e inter stakeholders.
Assinale a opção correta.
O gerenciamento de processos da informação é uma estratégia pró-ativa que permite a uma organização de TI gerenciar de modo efi caz os dados durante sua concepção, baseada em políticas de negócio sazonais.
O mapeamento do ciclo de vida da informação é uma estratégia qualitativa que permite a uma organização qualquer conhecer de modo efi caz os dados por todo o seu ciclo de verifi cação, baseada na rentabilidade real do negócio.
O gerenciamento do ciclo de análise da informação é uma operação que permite a uma organização de TI gerenciar de modo efi caz os dados em todo seu conteúdo, baseada em negócios contextuais.
O gerenciamento do ciclo de vida da informação é uma estratégia pró-ativa que permite a uma organização de TI gerenciar de modo efi caz os dados por todo o seu ciclo de vida, baseada em políticas de negócio pré-estabelecidas.
O gerenciamento da validade da informação é uma estratégia múltipla que permite a uma organização de TI gerenciar de modo automático os dados por toda a sua validade, baseada em políticas de negócio estabelecidas pelos usuários.
A área de foco na Governança de TI primária do processo PO1 Defi nir um Plano Estratégico de TI é a área:
Entrega Estratégica de Valor
Gestão de Risco Corporativo.
Mensuração da Execução Estratégica.
Alinhamento Estratégico.
Gestão de Planejamento Estratégico.
Com relação ao Plano de Continuidade de Negócio é INCORRETO afirmar:
Deve ser elaborado um Plano de Continuidade de Negócio que possibilite que a organização funcione em um nível aceitável para sua sobrevivência e absorva possíveis impactos financeiros, operacionais e de imagem.
O desenvolvimento do Plano de Continuidade de Negócio deve ser específico para cada organização, pois deve ser baseado em uma análise de impacto no negócio caso ocorra uma indisponibilidade dos recursos de informação.
A alta administração e os acionistas da organização não precisam conhecer e aprovar as ameaças e riscos que estão fora de cada versão do Plano de Continuidade de Negócio, pois esses aspectos são definidos e homologados pela gerência de TI.
O Plano de Continuidade de Negócio deve ser eficiente/ eficaz, mantido atualizado e testado periodicamente com a participação de todos os envolvidos.
Seu objetivo é o planejamento de ações para serem executadas quando da ocorrência de uma situação de contingência, de maneira a garantir que a organização mantenha suas atividades críticas em um nível previamente definido pela área de negócio e direção como aceitável.
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