Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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É um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e, consequentemente, alinhar TI aos negócios.

Esta definição se refere a

  • A.

    Gerenciamento de Serviços.

  • B.

    ITIL v3.

  • C.

    Governança de TI.

  • D.

    Business Intelligence (Inteligência nos Negócios).

  • E.

    Gerenciamento de Projetos.

Um significado do Balanced Scorecard (BSC), de forma objetiva para os colaboradores de uma organização, é

  • A.

    um sistema de controle gerencial.

  • B.

    um conjunto de indicadores financeiros.

  • C.

    um sistema que traduz a estratégia em objetivos, medidas, metas e iniciativas.

  • D.

    um painel de informações gerenciais.

  • E.

    uma lista de indicadores-chave de performance.

Considere os meios formais:

I. Contrato.

II. Imagem de marca.

III. Mensagem de marketing.

IV. Acordo de nível de serviço (SLA).

Para se ter garantia de que um serviço de TI seja atendido, este deve ser estabelecido por meio de

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    IV, apenas.

  • C.

    I ou IV, apenas.

  • D.

    I, III ou IV, apenas.

  • E.

    I, II, III ou IV.

As contratações de Soluções de Tecnologia da Informação, segundo a Instrução Normativa Nº 4/2010 deverão seguir três fases denominadas:

  • A.

    Planejamento da solução de TI, Processo de licitação e Contratação e execução.

  • B.

    Planejamento da solução de TI, Seleção do fornecedor e Contratação e execução.

  • C.

    Planejamento da solução de TI, Processo de licitação e Gerenciamento do contrato.

  • D.

    Planejamento da contratação, Seleção do fornecedor e Gerenciamento do contrato.

  • E.

    Planejamento da contratação, Processo de licitação e Gerenciamento do contrato.

“O gerenciamento ________________ tende a dar foco nos aspectos administrativo e financeiro dos componentes de TI. O gerenciamento ________________ está mais concentrado nos afazeres relativos ao suporte operacional, tais como estabilidade e disponibilidade.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A.

    financeiro / de disponibilidade

  • B.

    de ativos de TI / de configuração

  • C.

    mudanças / de capacidade

  • D.

    de ativos de TI / de suporte

  • E.

    de demanda / de configuração

São, respectivamente, uma técnica e uma saída do processo planejar as respostas aos riscos:

  • A.

    atualizações do registro dos riscos e estratégias de respostas de contingência.

  • B.

    opinião especializada e decisões contratuais relacionadas a riscos.

  • C.

    estratégias para riscos positivos ou oportunidades e plano de gerenciamento dos riscos.

  • D.

    plano de gerenciamento dos riscos e registro dos riscos.

  • E.

    decisões contratuais relacionadas a riscos e estratégias de respostas de contingência.

Trata-se da integração de todas as funções, procedimentos, dados e equipamentos da empresa em um sistema abrangente que produz informações necessárias para todos os níveis da organização:

  • A.

    MRS − Management Reporting Systems.

  • B.

    Hardware.

  • C.

    IPVC − Informações para Vantagem Competitiva.

  • D.

    Software.

  • E.

    SIG − Sistema de informações gerenciais.

As organizações, tipicamente, podem ter suas estruturas baseadas em funções ou em processos de negócios. Todos os fatos a seguir favoreceram a estruturação de organizações em funções, EXCETO

  • A.

    a organização dos artesãos das sociedades anteriores à Revolução Industrial

  • B.

    a eclosão da Revolução Industrial

  • C.

    a adoção, por parte de muitas instituições, dos princípios da Reengenharia de Processos nas décadas de 1980 e 1990

  • D.

    o ganho de escala na produção ao longo dos últimos séculos

  • E.

    o advento de instituições educacionais focadas na formação de especialistas

Um gestor de TI deve decidir se irá implantar ISO 9000, PMBOK, COBIT e ITIL. A respeito dessas práticas, o gestor deverá considerar que

  • A.

    ISO 9000, PMBOK e COBIT são modelos exclusivos e funcionais.

  • B.

    ISO 9000, PMBOK e COBIT são considerados fins e não meios.

  • C.

    ISO 9000 e PMBOK fazem recomendações específicas para determinados tipos de indústria.

  • D.

    ISO 9000, PMBOK e COBIT funcionam melhor se utilizados isoladamente.

  • E.

    PMBOK possui 9 áreas de conhecimento, e COBIT, 4 domínios.

Kaplan e Norton desenvolveram uma ferramenta administrativa denominada Balanced Scorecard (BSC), que é considerada um placar de indicadores. As perspectivas contempladas por essa ferramenta são:

  • A.

    Financeira, Cliente, Técnica, Aprendizado e Crescimento

  • B.

    Operacional, Cliente, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento

  • C.

    Financeira, Cliente, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento

  • D.

    Operacional, Administrativa, Estratégica e Funcional

  • E.

    Financeira, Cliente, Estratégica e Operacional

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