Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Com relação às características de orientação a objetos, julgue os itens que se seguem.

O trecho de código mostrado abaixo é um exemplo de encapsulamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Hypervisor, ou Monitor de Máquina Virtual (Virtual Machine Monitor – VMM), é uma camada de software entre

  • A.

    o sistema operacional e a máquina virtual.

  • B.

    o sistema operacional e o aplicativo.

  • C.

    o hardware e o sistema operacional.

  • D.

    o aplicativo e o hardware.

  • E.

    o hardware e a máquina virtual.

A Virtualização pode ser classifi cada em três tipos na arquitetura x86:

  • A.

    Virtualização total, Paravirtualização, Virtualização assistida pelo hardware.

  • B.

    Virtualização abrangente, Metavirtualização, Virtualização assistida pelo software.

  • C.

    Virtualização assistida pelo sistema operacional, Metavirtualização, Virtualização assistida pelo hardware.

  • D.

    Virtualização total, hipervirtualização, Virtualização de translação binária.

  • E.

    Virtualização assistida pelo sistema operacional, hipervirtualização, Virtualização assistida pela máquina virtual.

Orientado a objeto é igual a

  • A.

    classifi cação + polimorfi smo + codifi cação.

  • B. classifi cação + entidade + relacionamento.
  • C.

    classifi cação + herança + comunicação.

  • D.

    modelagem + herança + processo.

  • E.

    atributo + herança + generalização.

Em Modelagem Orientada a objetos, objetos podem ser:

  • A.

    Entidades externas. Coisas. Ocorrências ou eventos. Papéis. Unidades organizacionais. Lugares. Estruturas.

  • B.

    Entidades internas. Coisas. Chaves de ocorrências. Papéis. Unidades organizacionais. Especialidades de estruturas.

  • C.

    Atividades externas. Capacidades. Ocorrências ou eventos. Posições. Unidades organizacionais. Lugares. Unidades de entidades.

  • D.

    Entidades externas. Coisas. Ocorrências ou eventos. Pastas. Unidades de recursos. Objetivos. Estruturas.

  • E.

    Entidades de referência. Situações. Ocorrências ou eventos. Papéis. Diretrizes organizacionais. Lugares. Objetos inominados.

São perspectivas importantes de modelagem em um projeto orientado a objetos:

  • A.

    Estrutural. De priorização. De implementação.

  • B.

    Essencial. De composição. De prototipação.

  • C.

    De entidades. De especificação. De relacionamento.

  • D.

    De compartimentação. De indução. De segmentação.

  • E.

    Essencial. De especificação. De implementação.

Em uma hierarquia de generalização/especialização (gen/esp) compartilhada,

  • A.

    uma entidade de ocorrência genérica pode apontar para várias entidades nas folhas da árvore de gen/ esp.

  • B.

    uma chave de entidade genérica pode permitir acesso a várias entidades nas pastas da árvore de gen/esp.

  • C.

    uma ocorrência de entidade sem identifi cador de atributos pode representar várias entidades nas folhas isoladas da árvore de gen/esp.

  • D.

    uma ocorrência de entidade sem atributos pode justifi car a inexistência de folhas na árvore de gen/ esp.

  • E.

    uma ocorrência de entidade genérica pode aparecer em várias entidades nas folhas da árvore de gen/esp.

A herança de D a partir de C é a habilidade que uma classe D tem implicitamente defi nida:

  • A.

    em atributos e análises da classe C.

  • B.

    em cada um dos modelos e concepções da classe C.

  • C.

    em cada um dos atributos e operações da classe C.

  • D.

    em parte das funcionalidades e operações de classes equivalentes.

  • E.

    nos programas das classes.

Em programação orientada a objetos, a generalização permite que uma classe parametrizada

  • A.

    tome uma classe como um atributo sempre que operações forem iniciadas.

  • B. tome um atributo como uma entidade sempre que um código for gerado.
  • C.

    generalize argumentos pertinentes a todos os objetos.

  • D.

    tome uma classe como um argumento sempre que um objeto for gerado.

  • E.

    reproduza argumentos de maior demanda.

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