Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Na orientação a objetos

  • A.

    a herança permite que os membros de uma classe, chamada de classe-pai, possam ser reaproveitados na definição de outra classe, chamada de classe-filha. Esta classe-filha tem acesso aos membros públicos e protegidos da classe-pai. O polimorfismo, associado à herança, permite que métodos abstratos definidos em uma classe abstrata sejam implementados nas classes-filhas, podendo estes métodos, nas classes-filhas, apresentar comportamentos distintos.

  • B.

    atributos e métodos podem ser reaproveitados através da herança, quando uma subclasse herda as características de uma superclasse. Uma subclasse pode ter acesso aos membros de uma superclasse, independente do modificador atribuído. O polimorfismo é um recurso que permite a uma subclasse reimplementar os métodos herdados de uma superclasse, sendo este método abstrato ou não.

  • C.

    a herança e o polimorfismo são complementares, ou seja, devem ser aplicados em conjunto. A herança existe a partir de classes abstratas que contêm atributos e métodos abstratos. O polimorfismo obriga que as classes-filhas implementem os métodos e atributos desta classe-pai. O acesso aos atributos da classe-pai independe do modificador utilizado.

  • D.

    o conceito de herança estabelece que uma classe possa aproveitar a implementação, definições dos atributos e métodos de uma classe-base. A classe-filha pode ter acesso aos métodos e atributos públicos e protegidos da classe-base. O polimorfismo é aplicado ao caso em que existe a necessidade de implementar métodos sobrecarregados, nos quais a classe-filha necessita implementar dois métodos com o mesmo nome e parâmetros diferentes.

  • E.

    o polimorfismo é uma técnica que permite um objeto nascer a partir do uso de sobrecarga de construtores de uma classe, ou seja, o polimorfismo permite que um objeto possa ser instanciado de diferentes maneiras. A herança permite que uma classe sirva de base para que outras classes sejam implementadas. Entretanto, os membros com modificadores públicos da classe-base podem ser acessados pela classe-filha.

  • A.

    0 0 1 0 0 1 0 0 1

  • B.

    0 1 2 0 1 2 0 1 2

  • C.

    0 1 0 1 0 1 0 1 0

  • D.

    1 2 1 2 1 2 1 2 1

  • E.

    0 2 1 0 2 1 0 2 1

  • A.

    100 70 30 20 4

  • B.

    50 35 15 10 2

  • C.

    4 20 30 70 100

  • D.

    2 10 15 35 50

  • E.

    10 50 2 15 35

Em programação orientada a objetos, a possibilidade de haver funções de mesmo nome, com funcionalidades similares em classes sem nenhuma relação entre elas, denomina-se

  • A.

    encapsulamento.

  • B.

    objeto.

  • C.

    classe.

  • D.

    polimorfismo.

  • E.

    relacionamento hierárquico.

Assinale a opção correta quanto à abordagem conceitual de abstração sob o paradigma de programação orientada a objetos.

  • A.

    As abstrações, idealmente, caracterizam-se por não serem grandes demais em comparação aos módulos, pois senão elas se tornam multifuncionais e de difícil compreensão. Como consequência, a abstração deve ser implementada apenas no nível de estruturas de dados necessários para se atingir o objetivo pretendido.

  • B.

    Abstração consiste em uma linguagem puramente lógica. A motivação para isso veio em parte da vontade de se reconciliar o uso da lógica como uma linguagem declarativa de representação do conhecimento com a representação procedimental do conhecimento.

  • C.

    Abstração é uma linguagem declarativa que permite acesso à base de dados mediante a utilização da teoria dos conjuntos e da álgebra relacional como fundamento de seu funcionamento.

  • D.

    Abstração é um conceito segundo o qual o sistema ou software é dividido em partes distintas. Compõe o ferramental necessário para um programa mais legível com uma melhor manutenção e melhor desempenho por meio da programação orientada a objetos.

  • E.

    Abstração é a habilidade de se concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software.

Com relação a herança na programação orientada a objetos com Java, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Uma subclasse herda os métodos da superclasse, entretanto, pode ter seus próprios métodos.

  • B.

    Quando se instancia um objeto da subclasse, podem ser passados valores para os atributos da superclasse.

  • C.

    Um objeto da subclasse pode ser um objeto da superclasse.

  • D.

    Em uma superclasse, para acessar métodos da subclasse deve ser usada a instrução super.

  • E.

    Para definir que a subclasse herda as características da superclasse utiliza-se a instrução extends na declaração da subclasse.

Sobre conceitos em programação orientada a objetos (OOP), analise:

I. No polimorfismo ad-hoc, métodos com o mesmo nome e pertencentes à mesma classe, podem receber argumentos distintos, consequentemente alterando a assinatura do método.

II. No polimorfismo paramétrico é possível determinar o método como atributos de objetos são acessados por outros objetos, protegendo o acesso direto aos mesmos através de operações.

III. Na restrição de multiplicidade é possível determinar o número de atributos e operações que uma classe pode herdar de uma superclasse.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

Na orientação a objetos, em uma relação de herança entre classes, a subclasse herda da superclasse

  • A.

    apenas as variáveis públicas de instância.

  • B.

    apenas os métodos e variáveis de instância públicos.

  • C.

    todas as variáveis de instância e apenas os métodos estáticos.

  • D.

    todas as variáveis e métodos, exceto os públicos e os que foram sobrescritos.

  • E.

    todas as variáveis de instância e os métodos, entretanto, podem explicitamente sobrescrever alguns destes componentes.

Considere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e excluir. Considere que Aluno e Professor são classes derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles.

O exemplo ilustra o conceito de

  • A.

    hereditariedade.

  • B.

    polimorfismo.

  • C.

    encapsulamento.

  • D.

    abstração.

  • E.

    reusabilidade.

O processo de desenvolvimento orientado a testes, de uma forma geral, é baseado em 3 passos. Estes 3 passos são repetidos até que não se consiga pensar em novos testes, o que indicaria, então, que a funcionalidade está pronta. Um destes passos e o que nele deve ser feito está expresso corretamente em:

  • A.

    Refatore é o passo 3. Uma vez que o teste tenha passado, deve-se verificar o que pode ser melhorado no código e remover as duplicações. Essas melhorias no código, no entanto, devem permitir que os testes continuem passando.

  • B.

    Escreva um teste que falhe é o passo 2. Neste passo definem-se quais são as verificações que precisam ser feitas. Deve-se pensar primeiro no teste e só depois que este estiver pronto cria-se o código necessário para que ele compile e falhe ao ser executado.

  • C.

    Faça o teste passar é o passo 1. Neste passo escreve-se apenas código suficiente para que o teste passe. Mesmo que se saiba que o código deve fazer mais coisas, fazer os testes passarem deve ser a única preocupação nesta etapa.

  • D.

    Keep it simple é o passo 1. Como a solução vai surgindo pouco a pouco, a tendência é que não se perca tempo com aquilo que não se tem certeza que será usado em seguida, então, o foco deve estar no planejamento de testes simples.

  • E.

    Documente o teste é o passo 3. Os testes, quando bem definidos, são mais simples de ler que o código e, embora nem sempre sirvam como uma especificação para o usuário final, eles são uma fonte eficiente para entender o que o software faz. Além disso, esta documentação sempre estará atualizada com a aplicação.

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