Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Uma professora de uma universidade brasileira propôs aos seus alunos que seguissem os seguintes passos:

Passo 1: Identificar todos os substantivos que indiquem objetos.

Passo 2: Descartar os substantivos que, quando entidades, possuem apenas uma ocorrência.

Passo 3: Descartar os substantivos que servem apenas para entendimento do problema.

Passo 4: Descartar objetos que se referem a aplicações futuras.

Passo 5: Descartar objetos que não teriam nenhum atributo.

Passo 6: Listar os objetos que se tornarão entidades.

Passo 7: Identificar relacionamentos através da sentença: “objeto verbo objeto”.

Passo 8: Estabelecer o grau de relacionamento entre as entidades.

Passo 9: Estabelecer a cardinalidade do relacionamento entre as entidades.

Passo 10: Identificar os atributos de cada entidade.

A professora tinha a intenção de ensinar seus alunos a criarem um

  • A.

    Modelo de Arquitetura em Camadas.

  • B.

    Diagrama de Classes associado a um Diagrama de Objetos da UML.

  • C.

    Diagrama de Atividades da UML.

  • D.

    Modelo Entidade-Relacionamento.

  • E.

    Diagrama de Relacionamento entre Objetos e Entidades.

Considere a linguagem de programação PHP e seus operadores. A execução da sentença

  • A.

    (A != B) retorna falso (false), considerando as variáveis A e B inicializadas com os valores 3 e 6, respectivamente.

  • B.

    (A %= B) atribui o valor 3 (três) para a variável A, considerando as variáveis A e B inicializadas com os valores 10 e 3, respectivamente.

  • C.

    (A . = B) concatena o conteúdo das variáveis A e B e armazena o conteúdo em A.

  • D.

    !(A == B) retorna falso (false), considerando as variáveis A e B inicializadas com os valores 3 e 6, respectivamente.

  • E.

    (A = = = B) compara somente os tipos das variáveis A e B.

  • A.

    CSS; o fragmento II, um arquivo XML; e o fragmento III, o resultado do processamento do arquivo XML com a aplicação de um arquivo CSS, apresentado no fragmento de código I.

  • B.

    CSS; o fragmento II, um arquivo XML; e o fragmento III, apresenta o resultado do processamento do arquivo XML com a aplicação de um arquivo CSS, mas não o apresentado no fragmento de código I.

  • C.

    XML; o fragmento II, um arquivo CSS; e o fragmento III, o resultado do processamento do arquivo XML com a aplicação de um arquivo CSS, apresentado no fragmento de código I.

  • D.

    XML; o fragmento II, um arquivo CSS; e o fragmento III, apresenta o resultado do processamento do arquivo XML com a aplicação de um arquivo CSS, apresentado acima no fragmento de código I.

  • E.

    CSS; o fragmento II, um arquivo XML; e o fragmento III, apresenta o resultado do processamento que não envolve nenhum dos arquivos tratados nos exemplos.

Sobre Programação Orientada a Objetos, analise:

 I. A encapsulação garante que apenas as interfaces necessárias para interação com o objeto estejam visíveis, e atributos internos não sejam acessíveis.

II. O polimorfismo garante que objetos possam herdar métodos e atributos de uma superclasse para a geração de uma nova classe.

III. A herança possibilita que distintas operações na mesma classe tenham o mesmo nome, desde que alterada a assinatura.

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

  • A.

    8.8, 9.6.

  • B.

    9.6, 4.

  • C.

    2, 11.6.

  • D.

    4.8, 2.

  • E.

    11, 8.

  • A.

    Classe.

  • B.

    Sequência.

  • C.

    Caso de Uso.

  • D.

    Objetos.

  • E.

    Comunicação.

  • A.

    1 as classes hachuradas não são afetadas quando a classe Canvas é alterada.

  • B.

    2 uma alteração em Canvas afeta as classes Triangle, Square e Circle.

  • C.

    2 está representada uma implementação na qual existe uma relação entre as classes, porém nenhuma delas depende da classe abstrata Figure.

  • D.

    2 a classe abstrata Figure impede a propagação de alterações realizadas na classe Canvas.

  • E.

    1 uma alteração em Canvas não afeta as classes Triangle, Square e Circle.

Para que o método opera execute a operação desejada na chamada ao método executeQuery é necessário que ele receba como parâmetro uma instrução DML SQL

  • A.

    insert, update ou delete, apenas.

  • B.

    insert, update, delete ou select.

  • C.

    update, apenas.

  • D.

    select, apenas.

  • E.

    update ou select, apenas.

Uma exceção do tipo ClassNotFoundException será lançada quando não for encontrada na aplicação a classe

  • A.

    Statement.

  • B.

    Connection.

  • C.

    Driver.

  • D.

    DriverManager.

  • E.

    Class.

São linguagens de programação orientadas a objetos, EXCETO:

  • A.

    C

  • B.

    C++

  • C.

    JAVA

  • D.

    Phyton

  • E.

    Visual Basic.NET

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