Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. O MR-MPS define sete níveis de maturidade, dentre os quais estão os níveis:
Desenvolvimento, Aquisição e Serviços.
Parcialmente Otimizado, Largamente Gerenciado e Parcialmente Gerenciado.
Em Otimização, Definido e Largamente Definido.
Incompleto, Executado e Gerenciado.
Controle, Medição e Análise.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Estabelecer e manter uma biblioteca de componentes do processo organizacional que incluem políticas, descrições de processos, modelos de ciclos de vida, critérios e diretrizes para adaptação do processo e repositório de métricas , de modo que ela permaneça (re)utilizável, é o objetivo de uma das áreas de processo da categoria gestão do processo do CMMI. Essa área de processo denomina-se
treinamento organizacional.
focalização do processo organizacional.
desenho do processo organizacional.
definição do processo organizacional.
inovação e disseminação organizacional.
Segundo o MPS.BR, a capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processos descritos em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o
patamar de evolução de processos e estágios de melhoria da implementação.
objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo.
grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado.
quanto os produtos de trabalho produzidos pelo processo são gerenciados apropriadamente.
quanto um processo padrão é mantido para apoiar a implementação do processo definido.
As metas genéricas no CMMI evoluem de modo que cada meta fornece uma base para a próxima. Assim, pode ser feita a conclusão que um processo
gerenciado é um processo realizado.
quantitativamente gerenciado é um processo otimizado.
definido é um processo quantitativamente gerenciado.
gerenciado é um processo quantitativamente gerenciado.
realizado é um processo gerenciado.
Os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender, segundo o MPS-BR, têm que estar em conformidade com aqueles contidos no
Modelo CMMI.
Processo de melhoria.
Método de avaliação.
Modelo de negócio.
Modelo de referência.
Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. Em consequência disso, é preciso estar preparado para decidir qual modelo CMMI melhor atende às necessidades de melhoria de processos de uma organização específica. É possível selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que serão incluídas no modelo que essa organização irá utilizar. Sobre essas representações, considere:
I. Oferecerá uma sequência comprovada de melhorias, começando com práticas básicas de gerenciamento e progredindo por um caminho pré-definido e comprovado de níveis sucessivos, cada um servindo como base para o próximo.
II. Oferecerá uma classificação única que resume os resultados de avaliações e permite comparações entre organizações.
III. Possibilitará comparações dentro e entre organizações em uma área de processo em termos de área de processo ou pela comparação de resultados através do uso de estágios equivalentes.
IV. Permitirá comparação dentro da organização e entre organizações pelo uso de níveis de maturidade. V. Permitirá selecionar a sequência de melhorias que melhor atende aos objetivos de negócios e reduz as áreas de risco da organização.
Os itens apresentados referem-se, respectivamente, às representações
contínua, contínua, em estágios, contínua, em estágios.
em estágios, em estágios, contínua, em estágios, contínua.
contínua, em estágios, em estágios, contínua, em estágios.
em estágios, contínua, em estágios, contínua, em estágios.
contínua, em estágios, contínua, em estágios, contínua.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Suponha que sua empresa tenha recebido a qualificação CMMI Nível 2. Esta classificação representa o nível de maturidade da sua empresa, referente à qualidade dos processos de:
desenvolvimento e manutenção de software.
gerenciamento de serviços de infraestrutura.
gestão de projetos.
segurança da informação.
gestão de pessoas.
Um dos modelos de avaliação de qualidade de software é o CMM-Capability Maturity Model, desenvolvido pelo SEI-Software Engineering Institute, que avalia a maturidade organizacional de empresas de software. Esse modelo é organizado em cinco níveis de maturidade: Inicial, Repetitivo, Definido, Gerenciado e Otimizado. Cada nível é caracterizado pela áreaschave de processo (KPAs). As áreas-chave: Rastreamento do projeto de software, Garantia da qualidade de software, Gerência de Configuração pertencem a qual nível?
Inicial
Repetitivo
Definido
Gerenciado
Otimizado
Uma estrutura de modelo CMMI na qual os níveis de maturidade são medidos para um conjunto de áreas de processo, sendo que todos os processos devem atingir o mesmo nível de maturidade, caracteriza o tipo de representação
contínua.
estagiada.
definida.
gerenciada.
otimizada.
Sobre o CMMI, considere:
I. Um nível de capacidade é definido por práticas genéricas e específicas apropriadas para uma área de processo.
II. Área de processo é um grupamento de práticas que, quando implementadas conjuntamente, satisfazem um conjunto de metas importantes para a realização de melhorias naquela área.
III. As áreas de processo do CMMI são específicas e diferentes entre aquelas aplicadas para medir o nível de capacidade e o nível de maturidade.
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...