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Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito do CMMI 1.3 para serviços, julgue os próximos itens.
O CMMI para serviços é um produto isolado do framework global do CMMI, dessa forma, é possível criar seus próprios processos e áreas de gerenciamento.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens a respeito do guia geral do MPS.BR, que define os níveis de maturidade de processos.
O nível G indica que o processo está em otimização e engloba os processos dos níveis de maturidade de A a F.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens a respeito do guia geral do MPS.BR, que define os níveis de maturidade de processos.
Segundo o guia, o modelo MPS baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e da produtividade de software e serviços correlatos envolvidos.
Acerca do modelo COBIT, julgue os itens a seguir.
Os requisitos de negócio: Assegurar que os objetivos de TI sejam atingidos e assegurar a conformidade com a lei e os regulamentos relacionados à TI satisfazem o controle do processo Monitorar e Avaliar o desempenho de TI.
Acerca do modelo COBIT, julgue os itens a seguir.
Enquanto os objetivos de controle do COBIT proporcionam um completo conjunto de requisitos de alto nível para o controle efetivo de cada processo de TI, as diretrizes de gerenciamento e os modelos de maturidade auxiliam a área de TI na designação de responsabilidades, avaliação de desempenho, benchmark, bem como na solução de deficiências de capacidade.
Acerca do modelo COBIT, julgue os itens a seguir.
No nível três do modelo de maturidade do COBIT, denominado definido, os processos são monitorados e medidos quanto à sua conformidade com os procedimentos, sendo tomadas ações quando os resultados não são efetivos.
Acerca do modelo COBIT, julgue os itens a seguir.
O relatório de status das mudanças é uma das entradas para se gerar informações de desempenho para planejamento de TI no processo Monitorar e Avaliar o Desempenho de TI do domínio Monitorar e Avaliar.
Em relação ao COBIT versão 4.1, julgue os itens a seguir.
O domínio Entregar e Suportar do COBIT provê as soluções de TI e as transfere para se tornarem serviços.
O modelo de maturidade do COBIT é baseado num método de avaliar a organização, permitindo que ela seja pontuada em níveis de maturidade. Os níveis de maturidade do COBIT e o que cada um indica são apresentados abaixo.
I. Completa falta de um processo reconhecido. A empresa nem mesmo reconheceu que existe uma questão a ser trabalhada.
II. Existem evidências que a empresa reconheceu que existem questões e que precisam ser trabalhadas.
III. A gerência monitora e mede a aderência aos procedimentos e adota ações onde os processos parecem não estar funcionando muito bem. Os processos estão debaixo de um constante aprimoramento e fornecem boas práticas. Automação e ferramentas são utilizadas de uma maneira limitada ou fragmentada.
IV. Os processos foram refinados a um nível de boas práticas, baseado no resultado de um contínuo aprimoramento e modelagem da maturidade como outras organizações.
TI é utilizada como um caminho integrado para automatizar o fluxo de trabalho, provendo ferramentas para aprimorar a qualidade e efetividade, tornando a organização rápida em adaptarse.
V. Procedimentos foram padronizados, documentados e comunicados através de treinamento. É mandatório que esses processos sejam seguidos; no entanto, possivelmente desvios não serão detectados. Os procedimentos não são sofisticados, mas existe a formalização das práticas existentes.
VI. Os processos evoluíram para um estágio em que procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas fazendo a mesma tarefa. Há um alto grau de confiança no conhecimento dos indivíduos e, consequentemente, erros podem ocorrer.
A alternativa que apresenta corretamente o número e o nome do nível de maturidade em correspondência à sequência apresentada acima é:
No Cobit (4.1), o domínio entregar e suportar, cujo objetivo de controle denomina-se registro dos chamados dos clientes, integra o processo de gerenciamento
da central de serviços e dos incidentes.
do ambiente físico.
de dados.
dos problemas.
da configuração.
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