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Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.
A operação de serviços (service operation) no ITIL V3, agrega uma série de processos que apresentam elevada sobreposição de finalidades com as áreas de processo de entrega e suporte de serviços de TI presentes no COBIT 4.1, especialmente DS3 gerência, desempenho e capacidade.
Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 93 a 96.
Entre os critérios de controle dos requisitos da informação, destacam-se como aqueles diretamente alinhados à segurança da informação a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade.
Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 93 a 96.
A governança de TI, implementada na organização de forma aderente ao COBIT 4.1, apresenta cinco áreas focais, uma das quais é a gestão de riscos de segurança da informação.
Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 93 a 96.
As aplicações presentes na organização, conforme a tipologia de recursos no COBIT 4.1, são tanto aquelas automatizadas por computadores, quanto aquelas realizadas manualmente pelas pessoas.
Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 93 a 96.
As atividades e processos do domínio de planejamento e organização (PO) aderentes ao modelo COBIT são aqueles que articulam, no mais alto nível, o alcance dos objetivos da governança de TI.
Transferir o conhecimento ao gerenciamento do negócio para permitir que este assuma a propriedade do sistema e dados, bem como exerça suas responsabilidades nos processos de entrega, qualidade de serviço, controles internos e administração da aplicação. No domínio Adquirir e Implementar do COBIT trata-se de um objetivo detalhado do processo
instalar e homologar soluções e mudanças.
identificar soluções automatizadas.
adquirir e manter software aplicativo.
habilitar operação e uso.
gerenciar mudanças.
A Instrução Normativa no 04, de 12 de novembro de 2010, descreve que a Equipe de Planejamento da Contratação é composta por
gerente de projetos, desenvolvedor e gestor de contrato.
gestor de contrato, fiscal de contrato e fiscal administrativo.
integrante técnico, integrante administrativo e integrante requisitante.
gerente de TI, gerente de projetos e gestor de contrato.
fiscal de contrato, gerente de projetos e desenvolvedor.
A Instrução Normativa no 04, de 12 de novembro de 2010, determina, em seu Artigo 6o, que nos casos em que LL I da Solução de Tecnologia da Informação sejam objetos de contratação, a contratada que provê a Solução de Tecnologia da Informação não poderá ser a mesma que LL II . As lacunas I e II podem ser correta e respectivamente preenchidas com os termos entre parênteses presentes em:
(manutenção e desenvolvimento) e (a empresa responsável pelas cópias de segurança).
(análise e manutenção) e (efetua a auditoria do código desenvolvido).
(manutenção e segurança) e (a responsável pelo desenvolvimento da Solução).
(avaliação, mensuração ou fiscalização) e (avalia, mensura ou fiscaliza).
(segurança, backup e manutenção) e (a responsável pelo desenvolvimento da Solução).
O COBIT define atividades de TI em um modelo de processos genéricos dentro de quatro domínios, que são Planejamento e Organização; Aquisição e Implementação; Entrega e Suporte; e
Governança e Recursos.
Monitoração e Avaliação.
Auditoria e Processos.
Controle e Gerenciamento.
Governança e Gerenciamento.
O domínio Planejamento e Organização do Cobit
trata do monitoramento dos controles internos, conformidade regulatória e fornecimento de governança.
inclui alterações e manutenção de sistemas existentes e identificação das soluções de TI, dentre outros.
inclui a prestação de serviços, gestão de segurança e continuidade, suporte de serviço para os usuários, e gestão de dados e as facilidades operacionais.
cobre estratégia e tática, e diz respeito à identificação da forma como a TI pode melhor contribuir para a realização dos objetivos de negócio.
geralmente aborda questões sobre os projetos, como, por exemplo, se oferecerão soluções que atendam às necessidades de negócios e serem entregues a tempo e dentro do orçamento.
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