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Considere as afirmativas sobre governança de TI, em organizações sem fins lucrativos.
I. Investimentos em infraestrutura de TI podem ser justificados sob mandatos (em que não é necessário justificar custos), por meio de avaliações que mostrem que os investimentos contribuirão para a redução de despesas e/ou buscando mostrar que os investimentos podem habilitar novas capacidades. II. Frameworks estratégicos, bem aceitos como o Modelo de 5 Forças de Michael Porter, ajustam-se muito bem às organizações sem fins lucrativos, mesmo que haja pouca concorrência e não exista mercado com múltiplos compradores e vendedores (como acontece com os serviços governamentais). III. Nestas organizações, especialmente nas do governo, as decisões sobre infraestrutura de TI são estratégicas e deveriam ser tomadas com forte participação da área de negócios, combinando a contribuição estratégica da alta administração com o conhecimento técnico da equipe de TI. Juntos, eles podem promover o equilíbrio entre o alinhamento da TI e as necessidades do negócio. Está correto o que se afirma APENAS emI.
II e III.
I e III.
I e II.
I e II.
de Análise SWOT
do Balanced Scorecard
do Modelo de 5 Forças de Michael Porter
de PETI
do Plano Diretor de TI
Antes de se iniciar a elaboração do Plano de Continuidade de Negócio − PCN é importante analisar alguns aspectos, dentre os quais NÃO se inclui:
Riscos a que está exposta a organização, probabilidade de ocorrência e os impactos decorrentes (tanto aqueles relativos à escala do dano como ao tempo de recuperação).
Identificação e priorização de recursos, sistemas e processos críticos.
Tempo limite e alternativas para recuperação dos recursos, sistemas, processos, mensurando os custos e benefícios de cada alternativa.
Quem, dentre os funcionários graduados na área de TI, vai escolher os membros da equipe de segurança para a elaboração, divulgação, treinamento, testes e manutenção do PCN.
Obter acesso não autorizado, ou acessar indevidamente dados, sistemas ou redes, incluindo qualquer tentativa de investigar, examinar ou testar vulnerabilidades nos sistemas de TI.
Monitorar, acessar ou interceptar o tráfego de dados nos sistemas de TI, sem a autorização de autoridade competente.
Violar medida de segurança, de acesso ou de autenticação, sem autorização de autoridade competente.
Fornecer informações a terceiros, sobre usuários ou serviços disponibilizados nos sistemas de TI, exceto os de natureza pública ou mediante autorização de autoridade competente.
Permitir acesso às informações confidenciais ou restritas quando uma necessidade de trabalho tiver sido identificada.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Com relação a um incidente em um Serviço de TI, analise as afirmativas a seguir.
I. O processo de Gerenciamento de Incidente deve ser acionado para controlar todo o Ciclo de Vida do Incidente, o que envolve, obrigatoriamente, o acionamento dos processos de Gerenciamento de Configuração, Gerenciamento de Problema, Gerenciamento de Mudança e Gerenciamento de Liberação.
II. Quando o Incidente é causado por um único Item de Configuração (IC), o tratamento para solucionar o Incidente tem que ser realizado remotamente pelos diversos níveis de suporte, a fim de minimizar o impacto do Incidente e apressar o retorno à normalidade do Serviço de TI afetado.
III. Caso se trate de uma Requisição de Mudança (RDM), a sua aceitação depende de formalização mandatória por parte de algum usuário qualificado que possua explicitamente esta delegação dentro de uma Unidade de Negócio que utilize o Serviço de TI.
Assinale:
se somente as afirmativas I e II estiverem incorretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem incorretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem incorretas.
se somente a afirmativa I estiver incorreta.
se todas as afirmativas estiverem incorretas.
Em relação à Instrução Normativa 04/2008 do MPOG, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata‐se de um marco regulatório para a Administração Pública Federal, procurando vincular as contratações de TI aos planejamentos estratégicos institucionais dos órgãos do Governo Federal.
II. Permite que ocorra a contratação da gestão da segurança da informação nos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta.
III. Segundo a instrução normativa, as contratações dos serviços de TI devem seguir duas fases: planejamento da contratação e gerenciamento do contrato.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
O gerenciamento de configuração é um componente fundamental nas operações de TI diárias de toda empresa. O Oracle Configuration Management Pack é a peça central da capacidade do Oracle Enterprise Manager de gerenciar configurações e automatizar os processos de TI. Um componente chave desta solução reduz o custo e atenua o risco, detectando, validando e reportando, de forma automática, alterações autorizadas e não autorizadas. Este componente é o
Log Analiser.
Graphical Configurator Addon.
Configuration Change Console.
Data Recovery Manager.
Instant Support.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A gestão estratégica é responsável por gerir a organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas da empresa. Acerca de gestão e governança, julgue os itens subsecutivos.
A política de qualidade ajuda a definir os requerimentos do cliente de acordo com as SLAs (em português, acordo de nível de serviço).
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A gestão estratégica é responsável por gerir a organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas da empresa. Acerca de gestão e governança, julgue os itens subsecutivos.
Para que um processo tenha uma série de atividades coerentes com a finalidade de alcançar um objetivo predeterminado, o gestor deve descrevê-lo detalhadamente.
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