Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre arquitetura do SGBD Oracle, considere:
I. Os componentes principais de um servidor corporativo típico são uma ou mais CPUs, espaço em disco e memória. Enquanto o banco de dados Oracle é armazenado em um disco do servidor, uma instância Oracle existe na memória do servidor. II. Os arquivos de dados em um BD Oracle são agrupados em uma ou mais tablespaces. Dentro de cada tablespace as estruturas lógicas do banco de dados, como tabelas e índices, são segmentos subdivididos em ainda mais extensões e blocos. III. Um tablespace Oracle consiste em um ou mais arquivos de dados. Um arquivo de dados pode ser parte de mais de um tablespace. Numa instalação do Oracle são criados no mínimo 6 tablespaces em vários bigfile tablespaces para facilitar o gerenciamento pelo DBA Oracle. Está correto o que consta APENAS emII e III.
I e III.
I.
III.
I e II.
Os comandos em PL/SQL utilizados para remover todas as linhas de uma tabela, remover linhas de uma tabela com a possibilidade de utilização de um critério para a seleção das linhas que serão removidas e remover uma tabela de um banco de dados são, respectivamente,
DELETE, ERASE, TRUNCATE.
TRUNCATE, DELETE, DROP.
ERASE, TRUNCATE, DELETE.
DROP, TRUNCATE, ERASE.
DELETE, DROP, ERASE.
Em PL/SQL operações lógicas podem ser efetuadas com os operadores OR, AND e NOT. Considere operações lógicas, abaixo.
I. FALSE AND NULL II. TRUE AND NULL Essas operações resultarão, respectivamente, emFALSE e FALSE.
FALSE e TRUE.
NULL e NULL.
NULL e TRUE.
FALSE e NULL.
O banco de dados Oracle possui características especiais para trabalhar com Data Warehouse. A cláusula ...... permite que sejam especificadas fórmulas complexas ao mesmo tempo que traz a facilidade de não serem necessárias a utilização de múltiplas cláusulas JOIN e UNION. Ela suporta queries OLAP, como compartilhamento de períodos de comparação e também provê blocos de construção para orçamentos, previsões e aplicações estatísticas.
A lacuna é preenchida corretamente comUPSERT
MODEL
REGION
CUBE
PARTITION
NÃO é um dos tipos de dados nativos do Oracle:
LONG.
BINARY_DOUBLE.
NUMERIC.
BINARY_FLOAT.
ROWID.
Independentemente da estratégia de particionamento de índice escolhida, um índice é acoplado ou não com a estratégia subjacente de particionamento da tabela subjacente. A estratégia apropriada de particionamento de índice é escolhida com base nos requisitos da empresa, adequando o particionamento para suportar qualquer tipo de aplicativo. O Oracle Database 11 g diferencia entre três tipos de índices particionados: locais, particionados globais e
não particionados globais.
diretos.
estrangeiros.
hierárquicos.
ascendentes.
Considere:
I. O módulo de nuvem do Oracle Secure Backup é implementado por meio da interface SBT do Oracle Recovery Manager (RMAN). A interface SBT permite que bibliotecas de backup externas sejam perfeitamente integradas com este recurso. Consequentemente, os administradores do banco de dados podem continuar a usar suas ferramentas de backup existentes para realizar backups em nuvem. II. O Oracle Secure Backup aproveita a capacidade do RMAN para criptografar backups e garantir a segurança dos dados. A segurança e a privacidade dos dados são especialmente importantes em ambientes compartilhados, acessíveis publicamente, como a nuvem de armazenamento. III. A integração com o mecanismo do banco de dados Oracle permite que o Oracle Secure Backup identifique e ignore o espaço não utilizado (blocos) no banco de dados. Os usuários também se beneficiam dos recursos sofisticados de compressão do RMAN. No momento de transmissão de backups em redes mais lentas, como a Internet pública, qualquer redução no tamanho do backup é percebida diretamente como um aumento no desempenho do backup. Está correto o que consta emI, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
dicionário de dados, estimador, transformador da consulta e gerador de plano.
estimador, gerador de plano, dicionário de dados e transformador da consulta.
gerador de plano, transformador da consulta, dicionário de dados e estimador.
gerador de plano, dicionário de dados, estimador e transformador da consulta.
transformador da consulta, estimador, gerador de plano e dicionário de dados.
No que se refere ao sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) Oracle e ao sistema operacional Linux, julgue os itens seguintes.
No Oracle, uma das vantagens de se utilizar o ASM (automatic storage management) é a possibilidade de adição de um novo dispositivo de disco ao banco de dados sem o desligamento deste.
No que se refere ao sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) Oracle e ao sistema operacional Linux, julgue os itens seguintes.
Ao se utilizar a cláusula NOCYCLE, na linha de comando, durante a criação de uma sequência no Oracle, a sequência não retornará ao início ao atingir o valor máximo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...