Questões de Ciência da Computação do ano 2013

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No que concerne à análise e projetos orientados a objetos, julgue os itens que se seguem.

Os modelos de objetos combinam um modelo de dados com um modelo de processamento e descrevem as entidades do sistema lógico, sua classificação e agregação. Os modelos de herança, os modelos de agregação e os modelos de comportamento são exemplos de modelos de objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o cenário em que uma classe filha (ou subclasse), ClasseA, sobrescreve todos os métodos públicos de sua classe mãe (ou superclasse), ClasseBase. No que diz respeito aos métodos, assinale a alternativa que indica o que a classe ClasseA herda da classe ClasseBase.

  • A.

    Um singleton.

  • B.

    A sobrecarga dos métodos.

  • C.

    Nada.

  • D.

    O encapsulamento.

  • E.

    A interface.

Na orientação a objetos há um tipo de medida do grau de dependência que existe entre os objetos que é

  • A.

    a integração.

  • B.

    o acoplamento.

  • C.

    o protocolo.

  • D.

    a herança.

  • E.

    a generalização.

No que diz respeito à análise e ao projeto orientados a objetos, julgue os itens que se seguem.

Em UML, a restrição em um diagrama de atividades é uma conexão entre dois elementos do tipo nó atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos padrões de projeto.

Em programação orientada a objetos, o padrão de projeto denominado Iterator define uma forma de acesso sequencial aos elementos de um objeto agregado, sem expor sua representação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos padrões de projeto.

Em programação orientada a objetos, o padrão de projeto denominado Singleton define uma classe que possui apenas uma instância e provê um ponto de acesso local a ela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos padrões de projeto utilizados em programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Por meio do padrão Iterator, é possível definir o acesso direto aos métodos de manipulação aos elementos de um objeto agregado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos padrões de projeto utilizados em programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

O padrão Expert define uma única classe que irá centralizar o controle do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos padrões de projeto utilizados em programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Para definir uma classe que possui apenas uma instância e provê um ponto de acesso global a ela, é correto o uso do padrão Singleton.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos padrões de projeto utilizados em programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Por meio do padrão Prototype, é possível especificar uma interface genérica para o acesso a informações internas da classe.

  • C. Certo
  • E. Errado
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