Questões de Ciência da Computação do ano 2017

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição para pontos de função.

  • A. Medem o tamanho do que o software faz ao invés de como ele é desenvolvido e implementado.
  • B. Mensuram o tempo por esforço (Time Per Effort, ou TPE) estimado do desenvolvimento do software de acordo com os requisitos pré-definidos.
  • C. Estimam o custo total de um software de acordo com a forma como ele é desenvolvido e implementado.
  • D. Medem o tamanho do código e o tempo por esforço ao invés do que o software faz.
  • E. Estimam o tamanho do código de acordo com o projeto, independentemente do que o software faz.

O Test Driven Development (TDD, Desenvolvimento Orientado por Testes) se baseia em pequenos ciclos de repetição, em que cada ciclo se inicia com um(a)

  • A. teste que atenda aos requisitos.
  • B. teste que falhe.
  • C. código base, que apenas define as variáveis.
  • D. reavaliação dos casos de uso e UML.
  • E. teste geral do algoritmo, antes mesmo de codificá-lo.

“Uma entidade A está associada a qualquer número de entidades B, e uma entidade B pode estar associada a no máximo uma entidade A”. Com base nessa assertiva, assinale a alternativa que apresenta o tipo de relacionamento descrito de acordo com as metodologias de modelagem de dados.

  • A. Autorrelacionável
  • B. Um-para-um
  • C. Muitos-para-um
  • D. Muitos-para-um
  • E. Um-para-muitos

Os cinco princípios de orientação a objetos que ajudam a manter o código organizado são representados pelo acrônimo SOLID. Dessa forma, assinale a alternativa que descreve o que é definido pelo Open Closed Principle, representado no SOLID pela letra O.

  • A. Os módulos devem ser enxutos, com poucos comportamentos.
  • B. Heranças devem ser usadas com cautela por serem mecanismos poderosos.
  • C. Sempre depender de abstrações, pois elas mudam menos e facilitam mudança de comportamento e futuras evoluções do código.
  • D. As classes devem ser capazes de ter seus comportamentos facilmente estendidos quando necessário, por meio de herança, interface e composição.
  • E. As classes devem ser coesas, com uma única responsabilidade, a fim de serem mais reutilizáveis e propagarem menos mudanças.

Assinale a alternativa que apresenta a transição de estado entre processos que não é permitida.

  • A. Pronto para execução
  • B. Execução para bloqueado
  • C. Execução para pronto
  • D. Bloqueado para execução

Assinale a opção que apresenta SOMENTE padrões de projeto criacionais.

  • A. Prototype e Singleton
  • B. Prototype e Singleton
  • C. Command e Iterator
  • D. Factory Method e Adapter
  • E. Template Method e Abstract Factory

O modelo cascata é um dos paradigmas mais antigos da engenharia de software. Dentre os problemas às vezes encontrados quando se aplica o modelo cascata, tem-se:

  • A. A etapa de comunicação ser responsável pelo levantamento das necessidades.
  • B. A existência de uma variação na representação do modelo, denominada de modelo V.
  • C. O modelo ser equivocadamente aplicado a problemas com requisitos bem definidos e razoavelmente estáveis.
  • D. O uso do fluxo sequencial proposto pelo modelo, visto que projetos reais raramente seguem tal fluxo.
  • E. A existência de somente cinco etapas no modelo, da comunicação ao emprego.

Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao paradigma da prototipação em engenharia de software.

I. Na etapa inicial, faz-se uma reunião com os envolvidos para definir os objetivos gerais do software;

II. O projeto rápido leva à construção de um diagrama com as necessidades do cliente;

III. O protótipo na grande maioria das vezes é projetado sem a preocupação com a qualidade e com o funcionamento a longo prazo;

IV. Assim como no ciclo de vida clássico, a prototipação objetiva a funcionalidade do produto e não a qualidade.

Está CORRETA a opção:

  • A. Somente I está correta.
  • B. Somente I e III estão corretas.
  • C. Somente II e IV estão corretas.
  • D. Somente III e IV estão corretas.
  • E. Somente I, III e IV estão corretas.

O Processo Unificado (PU) consiste em uma tentativa de aproveitar melhor os recursos dos modelos tradicionais de processo de software, mas buscando implementar melhores princípios do desenvolvimento ágil de software. Assim, sobre o PU, assinale a opção CORRETA.

  • A. O PU utiliza a UML como linguagem de modelagem por facilitar o entendimento de aspectos complexos, além de prover uma notação robusta para a modelagem de sistemas orientados a objetos.
  • B. O PU não enfatiza o papel da arquitetura de software e sim a confiabilidade do produto.
  • C. Um caso de uso é um exemplo de um produto funcional a ser investigado e usado como fonte de experiências para o desenvolvimento do produto que atende aos requisitos do cliente.
  • D. A fase de concepção do PU envolve tanto a atividade de comunicação com o cliente quanto a de modelagem.
  • E. A fase de construção do PU difere da atividade de construção definida para o processo genérico, por não realizar atividades de integração do produto.

A medição é um processo de fundamental importância no desenvolvimento de um software. Sobre esse tema, para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.

( ) Os termos medida, medição e métrica, embora usados com frequência de forma intercambiável, possuem diferenças sob o contexto da engenharia de software.

( ) Uma métrica ajuda na avaliação dos modelos de análise e projeto, além de facilitar o projeto de testes mais eficazes.

( ) Na atividade de coleção, as métricas são coletadas, computadas e ferramentas matemáticas são aplicadas para a análise.

( ) A métrica ponto de função é uma métrica orientada a tamanho.

  • A. F – V – V – F
  • B. V – F – V – V
  • C. F – V – F – V
  • D. V – F – F – F
  • E. V – V – F – V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...