Questões de Ciência da Computação do ano 2017

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No desenvolvimento de aplicações para a plataforma móvel Android, deve-se observar a proteção oferecida pelo ciclo controlado de vida. O momento em que uma atividade está em plena execução, recebendo e reagindo a ações do usuário da aplicação, é o passo do ciclo de vida denominado

  • A. onStop.
  • B. onCreate.
  • C. onPause.
  • D. onResume.
  • E. onStart.

A técnica de adaptação de um componente de software que encapsula o componente original e atual como filtro para requisições recebidas, determinando o comportamento do componente como desejado, é denominada

  • A. proxy.
  • B. wrapping.
  • C. alteração de código.
  • D. caixa-branca.
  • E. herança.

Considerando os conceitos da engenharia de software no escopo de teste de software, julgue os itens a seguir.

I Denomina-se defeito a produção de uma saída incorreta com relação à especificação.

II A ação humana que produz um resultado incorreto — como a ação incorreta de um programador — configura engano.

III Define-se erro a diferença entre o valor obtido e o valor esperado, ou seja, qualquer estado intermediário incorreto ou resultado inesperado na execução do programa.

IV Falha é uma instrução ou um comando incorreto.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e III.

Assinale a opção que apresenta um dos princípios da etapa de entrega de um incremento de sistema, programa ou software.

  • A. estabelecer estrutura de suporte antes da entrega do software
  • B. levantar os requisitos funcionais do produto
  • C. fornecer material instrucional adequado aos usuários
  • D. gerenciar as expectativas do desenvolvedor para o software
  • E. montar e testar parcialmente o pacote de entrega

Quando utilizadas pelos métodos ágeis no levantamento ágil de requisitos, as users stories

  • A. registram o histórico das mudanças nos requisitos e as histórias não implementadas.
  • B. detalham a implementação dos requisitos.
  • C. correspondem aos casos de uso do sistema.
  • D. definem o que será desenvolvido em um projeto.
  • E. são os requisitos do sistema.

Qual é o papel desempenhado por um servidor de aplicações no processamento de uma consulta na Web?

  • A. Iniciar a consulta e processar as respostas provenientes do servidor Web.
  • B. Executar a lógica de negócio associada à consulta.
  • C. Executar os serviços de suporte às aplicações, notadamente a tradução entre nomes e endereços IP.
  • D. Distribuir as consultas para execução no servidor Web.

Constituem requisitos essenciais para um ambiente de desenvolvimento colaborativo de software:

  • A. controle de versões, compartilhamento e comunicação em ambiente distribuído, controle de consistência e coordenação.
  • B. interface baseada na Web, uso do modelo de plataforma como serviço (PaaS) e uso do modelo de tickets de tarefas.
  • C. controle de versões, uso do modelo de crowdsourcing, interface baseada na Web e comunicação por multicast.
  • D. suporte a várias linguagens de programação, uso de editor de código colaborativo, execução em ambiente de nuvem e uso de métodos ágeis.

Software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ajudar uma organização a melhorar as interações com os clientes. Um princípio básico de CRM é que qualquer contato com o cliente deve ser feito com base em todas as informações sobre as interações passadas com esse cliente. Qual das seguintes definições caracteriza uma atividade que faz parte da essência de um software CRM?

  • A. Gerenciamento de campanhas de vendas: organizar banco de dados com diversos tipos de informação promocional sobre a organização e disponibilizar esse material de marketing para representantes de vendas da organização.
  • B. Análise de mercado: compilar informações sobre oportunidades de negócio e novos nichos de mercado para expandir a carteira de clientes da organização por meio de ações de inovação, pesquisa e desenvolvimento.
  • C. Marketing personalizado: enviar ofertas padronizadas de produtos e promoções para todos os clientes registrados com o objetivo de atender a necessidades financeiras ou de giro de estoque da organização.
  • D. Automação da força de vendas: encaminhar automaticamente clientes que entram em contato para um representante de vendas, incluindo dados que ajudem a definir as necessidades do cliente com base no histórico de relacionamento.

Software de Workflow (fluxo de trabalho) é um tipo de ferramenta que busca automatizar a execução de processos nas organizações, abordando diversos aspectos de um processo, incluindo passos lógicos que formam o fluxo de processo, pessoas envolvidas e efeitos da execução. Na execução de um workflow, a ocorrência de uma condição particular, interna ou externa ao sistema de gerenciamento de workflow, que leva esse sistema a realizar uma ou mais ações, é chamada de:

  • A. evento.
  • B. atividade.
  • C. restrição.
  • D. transição.

SAP Solution Manager é uma solução integrada para gerenciamento do ciclo de vida de aplicações. Entre os processos fornecidos pelo SAP Solution Manager para facilitar a gestão de aplicações está o processo de gestão de serviço de TI (IT Service Management). Nesse processo,

  • A. a ocorrência de uma interrupção que impede que os usuários finais realizem suas tarefas na solução de TI requer que o usuário final descreva e priorize o incidente em um ticket. Nas soluções SAP, isso pode ser feito diretamente no aplicativo. Os dados de contexto são anexados automaticamente e o ticket é enviado para a central de serviços do SAP Solution Manager.
  • B. os incidentes que não possuem causas correlatas devem ser associados a mensagens de problema composto no SAP Solution Manager. Essas mensagens são analisadas pelo processo de gerenciamento de problemas, buscando identificar uma causa raiz comum aos incidentes desconexos.
  • C. o usuário pode fornecer suporte de primeiro nível, procurando uma solução existente nas fontes de solução do cliente e no banco de dados SAP Notes. Se o suporte de primeiro nível não conseguir resolver o incidente, o ticket é diretamente encaminhado pelo SAP Solution Manager para a função de suporte de TI do fornecedor do SAP.
  • D. o gestor de mudanças do SAP Solution Manager é a ferramenta usada para gerenciar incidentes de forma eficiente. Essa ferramenta possui uma interface unidirecional aberta para receber incidentes de outros sistemas de tickets, o que centraliza a solução de todos os incidentes.
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