Questões de Ciência da Computação do ano 2017

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Dentro do contexto da Engenharia de Software, entende-se que a elaboração de softwares possui várias fases de desenvolvimento. Avalie as afirmações abaixo com relação às características do ciclo de vida de softwares e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) O ciclo de vida de um software está relacionado aos estágios de análise, desenho e implementação.

( ) A etapa de análise de riscos, no ciclo de vida da versão inicial do modelo em espiral, é realizada dentro da fase de desenvolvimento.

( ) O foco da análise, no ciclo de vida de software, é a modelagem dos conceitos presentes no domínio do problema.

( ) As atividades fundamentais relacionadas ao processo de construção de um software incluem a percepção de uma necessidade, o desenvolvimento, a validação ou testes, a operação e a manutenibilidade que impactarão na evolução do software.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A. V, F, V, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, V, F.
  • D. F, V, F, V.
  • E. V, F, F, F.

Na Engenharia de Software são propostos modelos de desenvolvimento que estabelecem fases para a elaboração de softwares, sob padrões pré-estabelecidos. Um desses modelos é denominado modelo em cascata. Segundo Paula Filho (2011), os principais estágios desse modelo demonstram as atividades fundamentais de desenvolvimento de software.

Sobre essas atividades, é possível afirmar corretamente que é na fase de

  • A. implementação e de teste de unidade que se libera o software para o cliente.
  • B. operação e de manutenção que ocorre a instalação e operacionalização do sistema.
  • C. análise e de definição de requisitos que se estabelece uma arquitetura geral do sistema.
  • D. projeto de sistema e software que os serviços, restrições e objetivos do sistema são definidos.
  • E. integração e de teste de sistema que o projeto de software é realizado como um conjunto de programas.

Uma referência para um objeto de subclasse pode ser convertida implicitamente em uma referência para um objeto de superclasse porque um objeto de subclasse é um objeto de superclasse, por herança. Existem, portanto, maneiras possíveis de misturar e corresponder referências para superclasse e referências para subclasse com objetos de superclasse e objetos de subclasse. (DEITEL & DEITEL, 2003, p.446).

Analise as afirmativas abaixo com relação à possibilidade de se misturar as referências às subclasses/superclasses e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Fazer referência a um objeto de superclasse com uma referência para superclasse é simples e direto.

( ) Fazer referência a um objeto de subclasse com uma referência para subclasse não é direto.

( ) Fazer referência a um objeto de subclasse com uma referência para superclasse é simples e direto, porque o objeto de subclasse também é um objeto de uma superclasse.

( ) Fazer referência a um objeto de superclasse com uma referência para subclasse é simples e direto.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.
  • E. V, F, F, V.

Associe as colunas, relacionando as técnicas de teste às suas definições / características.

A sequência correta dessa associação é

  • A. 1, 3, 2, 4.
  • B. 1, 4, 2, 3.
  • C. 2, 1, 3, 4.
  • D. 3, 2, 4, 1.
  • E. 4, 3, 1, 2.

Em uma aplicação desenvolvida sob o paradigma da orientação por objetos, é comum utilizar o recurso de herança entre classes. Em se tratando de classes Java persistentes, para trabalhar com herança entre classes, a API de JPA (Java Persistence API) NÃO fornece

  • A. joined.
  • B. mapped superclass.
  • C. inheritance strategy.
  • D. single table per class.
  • E. table per concrete class.

Padrões de projeto nomeiam, explicam e avaliam um aspecto de projeto importante e recorrente em sistemas orientados a objetos. Avalie as características atribuídas a um padrão de projeto.

I- Usado quando uma classe é usuária de uma certa hierarquia/ família de algoritmos, como um algoritmo de busca ou ordenação.

II- Esse padrão define uma família de algoritmos, encapsula cada um deles e os torna intercambiáveis.

 III- Como existem diversos algoritmos em uma mesma família, não é desejável que se codifique todos eles em uma mesma classe.

IV- Permite que um algoritmo varie, independentemente dos clientes que o utilizam.

V- Fornece uma maneira de configurar uma classe com um dentre muitos comportamentos.

VI- Pode ser usado para evitar a exposição das estruturas de dados específicas de um algoritmo, que se deseja ocultar.

Essas características são do padrão de projeto

  • A. Strategy.
  • B. Adapter.
  • C. Decorator.
  • D. Abstract Factory.
  • E. Template Method.

Para qualquer teste que venha a ser feito utilizando o JMeter, é necessário criar um Test Plan incluindo os elementos do teste. Alguns desses elementos podem ser:

  • A. Platform Group - Controllers - Hears - Dispensers
  • B. Thread Group - Controllers - Listeners - Timers
  • C. Platform Group - Sensors - Hears - Timers
  • D. Thread Group - Sensors - Listeners - Dispensers

Quanto ao desenvolvimento dos modelos do processo AS IS e o TO BE, assinale a alternativa que esteja tecnicamente correta:

  • A. o modelo AS IS utiliza a notação URL e o TO BE usa a notação BPMN
  • B. o modelo TO BE é uma evolução do modelo AS IS levantado anteriormente
  • C. o modelo TO BE e o modelo AS IS são desenvolvidos simultaneamente
  • D. o modelo AS IS é uma evolução do modelo TO BE levantado anteriormente

A NESMA reconhece três métodos de Análise de Pontos de Função (APF), que são métodos de Medição de Tamanho Funcional (FSM) autossuficientes. Esse três métodos são respectivamente:

  • A. APF Detalhada, APF de Alto Nível (ou APF Estimada) e APF Indicativa
  • B. APF Generalista, APF de Baixo Nível (ou APF Arcaica) e APF Indicativa
  • C. APF Generalista, APF de Alto Nível (ou APF Estimada) e APF Específica
  • D. APF Detalhada, APF de Baixo Nível (ou APF Arcaica) e APF Específica

No Ciclo de Desenvolvimento do TDD (Test-Driven Development), utiliza-se a estratégia que aplica três palavras-chaves (em inglês), que é denominada:

  • A. Red, Green, Refactor
  • B. White, Gray, Black
  • C. White, Black, Refactor
  • D. Green, Yellow, Red
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